O que acham de lançarmos o satélite lab de garagem? Tendo sei lá, uns 60cm. A parte fácil seriam as placas solares, e fazer um sistema com fotocélulas e servos para ajustar para a melhor localização do sol. As partes difíceis (mas não impossíveis) seriam a comunicação sem fio, e o lançamento. O satélite poderia ter algumas funções, por exemplo, poderia ser equipado com um arduino, e um relógio super preciso, para as pessoas consultarem o horário. Podia ter uma câmera pequena para tirar fotos, com algum processador que pudesse enviar as fotos por rádio. E até mesmo servir de mini servidor para comunicação e tal. Podemos inserir um motor com giroscópio para estabilizar o satélite, isso é fácil. Podemos enviar informações do espaço como temperatura, e tal. E poderia até ser acessado por qualquer um, por exemplo, com uma base de transmissão no próprio lab, que pudesse ser acessada por internet. Ele pode twittar do espaço. Enfim, dá pra fazer muitas coisas legais, podemos pensar em várias funções para o satélite!

 

Digam o que acham, e dêem suas ideias.

 

E lembrem-se: tudo é possível :)

 

Exibições: 2463

Responder esta

Respostas a este tópico

Pois não há nada que não possa ser!

;)

Putz, aparece cada loco aqui no LdG, onde eu assino ? :-D

Bom o grupo de Quimica ja esta trabalhando em propulente para foguete.

 

Na CP11 tivemos oficina de foguetes e construimos alguns, eh um modelo simples alcance de ~400m.

 

Nos ainda nao lancamos o nosso (4 foguetes) mas estavamos pensando em embarcar alguma coisa.

 

Cara... O problema é fazer todas essas coisas funcionarem a base de painéis solares...

Bem, esse é o problema do satélite, mas acho o mais complicado o da nave, pois para coloca-la no espaço na órbita certa é necessário um foguete de tamanho comercial... 

Acho que sem o apoio ($$$) necessário não dá para fazer um satélite de órbita, porém dá para fazer pequenos aparatos de pesquisa que não entrem em órbita (ou seja, caiam (pois para cair não é necessário tanto cálculo quanto para fazer uma órbita)) mas nessa viajem, coletem dados como fotos e coisas do gênero.

Bom, a ideia acho ótima, mas como disse o Leonardo: "sem o apoio necessário não dá para fazer um satélite de órbita".

 

Para entrar em órbita o satélite deve alcançar algo superior aos 200 km de altitude. Abaixo disso ele entra em decaimento, perdendo altitude até cair. Essa altitude realmente só pode ser alcançada com foguetes (me corrijam se eu estiver errado).

Além do custo de lançamento, tem a preocupação com a temperatura abaixo dos -50º que causa problemas no funcionamento de circuitos integrados e outros componentes, a preocupação com a radiação em vários comprimentos de onda, rádios de alta potência para transmissão de dados e controle, e eventualmente um sistema de estabilização.

 

Uma boa saída seria usar os famosos balões meteorológicos de gás hélio. Poderíamos chegar aos 30 ou 40 km de altitude. Não vai entrar em órbita, não vai ficar muito tempo voando, mas dá pra coletar muita informação.

Talvez fazendo uma adaptação de um quadricóptero com um balão de hélio. O sistema sobe até a altitude desejada e os motores do quadricóptero são ligados temporariamente, de forma invertida, impulsionando o balão para baixo, evitando que o balão exploda. Recarregando as baterias com os painéis solares acho que o projeto duraria um bom tempo no ar.

 

É o que veio na minha cabeça agora.

Abraços!

Que tal recomprimir o hélio para um cilindro conforme ele for subindo ? rs...

 

Vai controlando a velocidade de subida e não deixa que o balão exploda. Podendo até fazer com que o balão comece a descer e controlar a velocidade de descida.

 

Tem que calcular qto de energia é preciso pra recomprimir o gás num pequeno cilindro.

 

Abraços

Eu acho uma ideia boa, se não for possível fazer um satélite, pelo menos algo parecido, como foi falado do balão metereológico.

Também acho o satélite meio complicado. Mas vi um projeto de um professor que está tentando lançar um com os alunos dele, já conseguiu bastante coisa.

 

Bom, nos mantenha atualizados!

Galera,

 

Quem estiver a fim de reproduzir esse experimento do balão com hélio, conta comigo! :-))

 

 

 

 

 

 

Não sei se vocês conhecem a história do primeiro satélite verdadeiramente brasileiro, que saiu da GARAGEM do engenheiro e radioamador Junior Torres de Castro. Seguem abaixo links sobre a história e sobre o satélite.

http://www.radioamador.com/ilustres/py2bjo.asp

http://md-m09.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/md-m09@80/2009/12.08.13.00/doc/brasileiro%20no%20espa%E7o.pdf

http://www.amsat.org/amsat-new/satellites/satInfo.php?satID=44

 

Uma história como esta motiva qualquer um...


Abraço.

O primeiro satélite que foi enviado provavelmente tinha muito menos tecnologia que os computadores atualmente tem. A única parte difícil é o lançamento mesmo, mas eu não acho impossível.

A parte das placas solares é fácil. O sistema de estabilização usaria um motor simples, e como no espaço só teria o atrito do giroscópio com seu eixo, o motor precisaria só girar novamente por alguns segundos depois de certo tempo. (mesmo na terra ele demora muito parar parar)

 

Acho legal o projeto, vamos ver no que vai dar. (a ideia do balão também é ótima e mais plausível, mas gostei do satélite)

"Ao infinito e alem"

Fiquei inspirado com a historia do Junior Torres, vamos estudando entao :-)

 

A idéia do balão eu gosto

e parece bastante viável de fazer,

 

pelo que vi, esse balão não tem fabricação nacional

e importa-lo não deve ser barato,

 

existe alguma grande diferença dele para o bom e velho bexigao de festa?

certo que ele é bem menor, mais meia dúzia deles fariam um efeito parecido... (eu acho)

 

 

Ola Lucas !

 

E como ja foi dito "Quando se sonha sozinho e apenas um sonho. Quando se sonha juntos  e o começo da realidade."

 

e repetido...

 

 

 

Conte Comigo !

 

Abraços

 

PS: Alguem pode me dizer o que esta ocorrendo com meu teclado, do nada começou a iserir e trocar letras ai no meu texto...????

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço