Galera to com uma ideia de um voltímetro com mostrador de lcd com arduino.A tensão para medição é de até 15vcc (para verificar bateria de carro).Seria possível apenas fazendo um divisor de tensão??

Exibições: 28425

Responder esta

Respostas a este tópico

Aí regaçou hein!!!

Valeu por compartilhar e parabéns!

Marcos,

que lindo este esquema. Parabens. Vc mediu corrente usando que tipo de sensor? No esquema o que significa aqueles 3 triangulos? é pq sou leigo no assunto.

 

Sidney,
Os triangulos sao amplificadores operacionais.
O sensor de corrente usado foi um transformador de corrente, mas so esrve pra medir corrente alternada.

Galera consegui o diodo zener para limitar a tensão até 5v mas se coloco ele dá uma queda de tesão e se inverto ele aumenta a tensão ... alguma ideia dq estou errando??

Olá Wellington.

Verifique o quanto está sendo esta queda, se for de 0,7 Volts, coloque um outro Zener de 5,7. Componentes de barreira de 0,7V costumam dar problemas em relação a tensão exata.

Boa sorte.

Alguem tem um circuito para medir 24V DC?

Estou querendo medir a bateria do meu nobreak do meu computador, assim quando falta luz consigo acompanhar quando ainda tem disponível.

Mas...o Nb não tem um jeito de mostrar "na barrinha"???? Ou um "guarda" que avisa quando a bateria está pra acabar? Um sinal sonoro???

Sim, tem, mas é que é um nobreak maior, que alimenta 4 computadores, 3 estações e 1 servidor linux.

O Software no nobreak nao funciona em linux, então queria fazer o arduino gerenciar, e caso a bateria comece a gastar, me desse um toque via telefone para que eu fique sabendo, e ao mesmo tempo envie as informções para um software(que eu irei escrever) instalado no servidor.

Ah,

Meu conhecimento em eletronica não é muito completo, então me bateu uma duvida. 

Quando o nobreak começar a usar as baterias, não ira sobrecarregar o arduino?

Vc. terá que abrir os nobreaks e verificar a tensão das baterias, fazer um divisor de tensão e ligar a saída deste divisor (dentro do limite de 5 volts) a uma das entradas analógicas do Arduino, e fazer um programa no Arduino que acompanhe as alterações de tensão das baterias, através desta entrada, definir um limite para o qual a partir dele outra saída comesse a piscar um LED (ou usar todas as saídas digitais para a medida que a carga vir baixando os LEDs sejam desligados sucessivamente, ou ao mesmo tempo comecem a piscar), colocar uma buzina para fazer barulho...ou outro sinal qualquer de que o nobreak está ativo no lugar da rede elétrica.

As bateria sendo usadas não sobrecarregarão o Arduino. Se vc. conseguir achar no circuito do nobreak onde se encontra o sinal que liga a carga as baterias (desligando ao mesmo tempo da rede elétrica) é possível só ligar o Arduino quando as baterias entrarem (O Arduino ficaria desligado durante a operação normal), lógico: É necessário um circuito extra pra isso acontecer corretamente.

É isso mesmo que preciso,

O nobreak tem 2 baterias pequenas(tipo de moto) 12V cada uma, e ligadas em série.

Só não estou achei como fazer um divisor de tenção de 24V para 5V.

Alguem consegue me explicar como funciona esses divisores de tenção?

Só achei os esquemas para quebrar no meio(de 24->12), mas não para 5V

Achei esse site: http://www.projetostecnologicos.com/Projetos/Divisor/Prog_Divisor.htm

Mas fiz alguns testes e não entendi porque o Marcos Daniel colocou resistencias de 10K se com 1K obten-se o mesmo resultado(de 15V para 5V).

No meu caso, se eu colocar R1=10k, R2=10K e R3=3K terei 4.49V.

Seria isso?

Olá Gustavo,

Para que voce possa entender como calcular o divisor de tensão procure em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Divisor_de_tens%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm

O site que voce encontrou faz o calculo da tensão de saída seguindo a fórmula do divisor de tensão:

Vout = R2 / (R1+R2) x Vin

RL é a resistencia de carga do circuito que no caso do circuito da primeira figura é a entrada analógica do arduino e no circuito da segunda figura é a entrada não inversora do primeiro amplificador operacional. Nestes casos, para simplificar, podemos adotar RL como infinito.

No caso, para que a saída fique em 5V quando a entrada estiver em 15V R1 deve ser de 10K e R2 de 5k. Mas 5K não é valor comercial, portanto  usei a lei de ohm para obter 5K associando dois resistores de 10k em paralelo (R2 e R3 no primeiro circuito).

Como voce bem observou, usando resistencias de 10k ou usando 1k obtemos o mesmo valor de tensão na saída, mas no segundo caso a corrente drenada pelo  circuito é 10 vezes maior e a potência dissipada também é 10 vezes maior, como mostra a lei de ohm:

P = ( V x V ) / R

Entendeu?

Abraço.

.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço