Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97580

Responder esta

Respostas a este tópico

Não rapaz,

que coisa maravilhosa

vou colocar agora a mão na massa.

Eu não tenho como te agradecer.

já vou fazer meus testes.

Vc colocou o monitor na entrada do conversor do TTL-RS485.

desculpa povo, o meu profile ficou logado mas cheguei do trabalho agora as 22:17, eu montei o meu RS485 e cheguei a fazer os testes que o Marcos passou na apostila, mas como virei a noite logo tive que ir pro trabalho.

E ai Adriano, tudo bem?

Seu conversor funcionou?

Passa os resultados pra gente.

Abraço.

OI Gente, estamos de aniversario o Marcos atingiu o post numero 500, de um post só de feras, parabens. No caso do conversor eu montei e como falei cheguei a testar com os teste que vc passou naquela apostila, mas eu tive que reistalar minha maquina virtual e outros patatás nao finalizei meus testes, como fiquei a noite anteior toda acordado pra fazer meu conversor e testa-lo agora no momento vou tirar um cochilo e logo volto pra aqui no post pra informar sobre o conversor, peço desculpas ao sidney pois ainda nao consegui montar a plaquinha, aindo to me decidindo sobre eagle ou manual mesmo,Mas sidney,to me esforçando pra te mandar essas plaquinhas funcinando.Segue as dicas do Marcos de repente vc consegue alguma coisa e força amigo tá todo mundo na luta.

No video, o arduino Mega é o escravo modbus e o circuito do escravo pode ser visto na figura abaixo.

O arduino UNO está fazendo a função de osciloscópio e o circuito é mostrado aqui.

Bom dia, Marcos Daniel

 

Vc já testou a sua RS485 com o software QModBus.

Site - http://qmodbus.sourceforge.net/

Ele é gratuito e pode monitorar as três funções implementadas no .pde do Arduino que vc utiliza.

A grande vantegem é que ele permite monitorar o fluxo de dados na entrada e saída.

Acredito que ele identificará com facilidade problemas de comunicação.

 

Ailton

Bom dia Ailton,

Este programa eu ainda não usei.

Uultimamente quando preciso monitorar uma rede tenho usado o software Baseblock Com Test Pro for MODBUS, que pode ser baixado gratuitamente no site do desenvolvedor: http://www.baseblock.com/PRODUCTS/demosoftware.htm

Este também monitora as funções utilizadas e tambem tem uma interface bastante amigavel.

http://www.baseblock.com/PRODUCTS/Baseblock%20ComTestPro%20Software...

Também já usei o MODSCAN e o MB Test Pro.

Obrigado pela dica.

Abraço

marcos boa tarde.

eu possso usar o max490E para fazer o conversor rs485/TTL??

Thiago,

Esse CI foi desenvolvido para comunicação em modo full duplex como a rede RS422, como a rede RS485 é half duplex, seria mais apropriado usar um CI como o 75176, MAX485, MAX481, LTC485.

Veja este artigo sobre projetos de redes RS485:

http://www.ece.uvic.ca/~elec499/2001a/group03/Build%20RS-485.pdf

Abraço

blz marcos é pq eu tenho umas placas aqui e tem um componente desse e tb tem um ci C164CI e um Atmel24c16. vc conhece esses componentes?? eu acho que dar pra fazer um mini arduino não acha??

Thiago,

O MAX490E pode ser usado se a sua aplicação for ponto a ponto.

O C164CI é um microcontrolador de  16bits da Infineon, nunca programei um desses e para faze-lo voce teria de usar a IDE do fabricante pois a IDE do arduino não tem suporte para tal. Se voce quiser desenvolver algo com ele sugiro voce pesquisar no site da Infineon.

O 24C16 é uma EEPROM I2C de 16k que pode ser usada facilmente com o arduino ou qualquer microcontrolador com comunicação I2C.

Abraço

O sistema RS485 é half duplex, isto é, o barramento é usado por todos os dispositivos da rede, o mestre e todos os escravos para escutar e transmitir sobre um único par de fios.

Desta forma quando  um dispositivo estiver  transmitindo os outros devem estar no modo de recepção. Isto é garantido por software pelo uso de um protocolo de comunicação que define as regras para determinar a vez ou o momento em que um elemento pode transmitir, ficando em modo de escuta no resto do tempo.

Na parte da camada física, temos o uso de drivers de transmissão tri state, isto é, eles tem saídas que ficam em tres modos, nível 0, nível 1 e alta impedância que seria um estado em que a saída se comporta como se estivesse desconectada do barramento. Assim quando um dispositivo for transmitir o driver sai do modo de alta impedancia e comuta entre níveis 0 e 1 conforme os dados que são transmitidos. Após o término da transmissão o driver retorna para o modo de alta impedancia e volta ao modo de recepção.

Este controle é feito através dos pinos DE e /RE no circuito do transceiver tipo MAX485 conforme mostra a figura abaixo.

Já transceivers como o MAX490 não possuem a saída tri state e desta forma não podem ser usados em redes RS485. Estes chips são próprios para uso em RS422 que é uma rede ponto a ponto.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço