Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97581

Responder esta

Respostas a este tópico

valeu pela explicação marcos

Oi Marcos, pra eu poder fazer um teste com o conversor eu posso pegar os pontos A e B do RS485 e conectar em cada perna do led e depois mandar um sketch de modbus com blink pro arduino?

ta certo o processo?

Adriano,

Lembre-se dos conceitos básicos do protocolo modbus:

Um escravo modbus nunca inicia a comunicação, apenas responde as solicitações do mestre.

Voce tem um conversor usb/rs485 ligado a um PC rodando algum programa como mestre modbus? Se não tiver, não haverá tráfego de dados na rede. Pois o escravo arduino estará escutando a rede atentamente e aguardando por uma solicitação do mestre.

Portanto se voce ligar leds nos terminais de um barramento voce não verá nada acontecendo entre os pontos A e B.

Agora se voce mandar pro arduino um sketch onde ele é o mestre da rede modbus voce poderá ver os pontos A e B mudando de estado toda vez que arduino solicitar dados dos escravos.

Entendeu?

Abraço.

Adriano,

Tem um modo mais simples de testar o conversor ttl/rs485 caso voce não queira seguir os procedimentos com o multímetro conforme eu postei alguns dias atrás.

É o seguinte, faça um sketch que fique enviando um caracter qualquer pela porta serial continuamente e não se esqueça também de colocar o pino 2 em high para que conversor passe para o modo de transmissão.

Assim voce pode testar se o conversor está transmitindo colocando o led  mais um resistor em série nas saidas A e B do conversor e vendo as suas piscadas.

MArcos falei agora com o Tiago  e ele me falou que eu só tenho o conversor TTL, eu preciso do conversor usb/RS485, pois só montei esse conversor TTL, to pensando em montar um pra mim? vc tem um esquema de um conversor TTL, e eu pensando que podia ja testar a rede RS485, vc tem skipe ?me ajudaria te falar do que te escrever sou pessimo de redação

acho que escrevi rapido demais, na verdade quero o conversor usb/rs485

Olá Adriano,

Eu tenho o diagrama de um conversor USB/RS485 guardado em algum lugar, vou procurar e posto assim que der.

Por acaso seu computador tem uma porta serial?

Neste caso voce pode usar este conversor RS232/RS485 e mandar ver.

nao tem nao...caso for compro o conversor, vc pode me dar o nome de uma empresa que venda esse conversor, e somente com um conversor posso usar pra colocar varios escravos RS485?

pelo que vi não vou poder usar o conversor que montei segundo o seu esquema, pois vou precisar desse conversor usb/RS485.Mas entao serve pra que esse conversor que vc montou?MArcos

MArcos se eu comprar um cabo igual ao do post valeria a pena? pois vi que ele nao montou um circuito apenas adaptou o circuito.

Adriano,

No post o Sergio Vieira Cardoso mostra como usar um cabo de dados de celular.

Se voce tiver um na sucata ou em uma gaveta, ou achar um bem barato em um camelô vale a pena.

Se não tem estes aqui na loja do LDG:

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/breakout-board-for-ft232...

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/breakout-ftdi-basic-5v.html

Com qualquer um desses dá pra fazer o conversor, só precisa adicionar o circuito do conversor ttl/rs485

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço