Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97580

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Adriano,

Neste caso, de usar a impressora emprestada, o jeito é passar em uma papelaria e comprar umas folhas de papel glossy A4 mesmo, deve custar em torno de R$1,00 a folha, eu acho. Ai dá até para mandar imprimir em uma lan house ou em uma gráfica rápida, eu também já fiz isso algumas vezes aqui.

Eu vi algumas pessoas fazendo com papel glossy mas dava trabalho pra passar, o papel glossy é aquele papel para revelação fotografica?

vi aqui na net um totorial com papel de poliester...Bem em todo caso vou resolver isso de um jeito ou de outro.Espero fazer o meu video de RS485 logo.

valeu Marcos

O papel glossy é usado normalmente para impressão de fotografias em impressoras de jato de tinta e tem a superfície brilhante, da[i o nome glossy.

Pessoal eu peço desculpa por eu não estar postando muito pois estamos com bronca aqui na empresa muuuuuuiiiiiiiito grande mesmo e o projeto esta literalmente parado por esse motivo. queria muito ajudar o sidney pois ele esta no mesmo barco que a gente e "se um dos remos estiver danificado o barco perder rendimento". Quando eu tiver um tempo (se DEUS quiser) eu vou fazer um esquema como eu fiz os teste e o procedimento para chegar a onde a gente chegou.

obg desde ja agradeço a forum.

Thiago,

estou adorando a sensação de equipe, mesmo distante.

Recebi uma injeção de animo do Marcos e do Adriano. Eles são realmente companheiros.

O gas voltou. Então planejei o seguinte. Bati umas fotos do meu conversor e vou mandar para a equipe. Vou assistir meus vídeos (memória do projeto) e reavaliar os passos que dei e tentar fazer o mesmo caminho.

Dai vou montar tudo novamente, tentando checar o máximo de parâmetros possível.

Fica de prontidão ai. Acho que essa parte eu tenho que fazer de qualquer jeito. Vai postando seus resultados. Assim que eu travar aqui eu peço socorro.

Fiquem firmes e vamos continuar o processo de aprendizado.

Contem comigo para o que precisarem.

Pessoal,

talvez esse também sirva como uma referência adicional (tem o esquemático em pdf),

ou mesmo um atalho para quem preferir desembolsar 12 doletas

http://www.cutedigi.com/arduino-shields/rs485-shield-for-arduino.html

poxa Marcos será que "roubaram" tua idéia!!

:-)

bom ainda tem que remar um pouco pra ter as opto´s e as saidas relé...

aquele abç

Valeu Victor, já conhecia este shield.

Hoje em dia, é difícil imaginar algo que alguém já não tenha feito igual ou parecido, tanto no que se refere a hardware ou software não é mesmo???

:-)

Abraço

Boa noite marcos. Eu estou querendo pegar informacoes de um equipamento onde esse equipamento tem uma saida de comunicacao rs485 e o protocolo é modbus. Perguntei ao professor como eu poderia fazer isso e ele me disse que tenho que fazer um rastreamento de bits(????). Vc tem conhecimento sobre isso??? Se tiver vc poderia me indicar como eu posso fazer isso e um site ou uma apostila para eu estudar o assunto.
Valeu e agradeco a atencao.

Thiago,

Para comunicar com um equipamento usando o protocolo MODBUS o mestre precisa saber o endereço (ID) do escravo, ambos dispositivos (mestre e escravo) tem quer estar com as mesmas configurações de porta serial (baud rate, paridade e n. de bits), e todos devem usar o mesmo padrão (ASCII ou RTU).

Voce tem que conhecer a tabela de registros do escravo, esta informação está disponivel no manual do fabricante.

Se voce não tiver acesso a essa informação, voce terá de realizar uma varredura de todos os registros da tabela MODBUS padrão e verificar em quais  registros o escravo dá uma resposta válida.

Mas conhecer os registros usados por um dispositivo é apenas metade do trabalho, pois é preciso ainda saber o significado de cada registrador. Por isso que as informações do manual do fabricante são tão importantes.

Para fazer esse escanemento é preciso usar um software que simule um mestre modbus, como o MODSIM ou o COMTEST PRO.

Abraço

Valeu marcos obg. Vou procurar e qualquer coisa lhe informo algo

Caros garagistas,

o Thiago não é o unico a quase nao ter tempo pro forum, esses dias a minha empresa faz a gente trabalhar que nem chines, mas vou me atualizar esse fim de semana.

Oi senhores,

depois de um tempo fora do ar, por motivo maior (doente e fadigado), estou de volta. Eu ainda to meio ferrado do entendimento de como fazer a placa mas isso agora e de menos, hoje vi que o meu max485 na verdade é um ltc485 a pergunta a pinagem é a mesma?

enquanto isso to pesquisando por aqui.

abraços a todos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço