Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97566

Responder esta

Respostas a este tópico

Enio,

é tanta informação que podemos até nos perder. Vou entender primeiro como usar o osciloscopio para fazer a checagem da comunicação dai vou partir para a sua sugestão.

Sidney , é muito importante fazer uma ponteira correta , pois a entrada de audio do PC suporta apenas alguns milivolts , portanto o sinal deve ser atenuado , para não QUEIMAR a entrada de audio do seu PC.

Adriano,

Os componentes estranhos são male pin headers, ou jumpers que quando fechados ligam os resistores de terminação à linha de transmissão A e B. Na falta deles até um pingo de solda pode servir. Seguem fotos dos mesmos.

Abraços.

Marcos,

vou dizer uma coisa. A cada dia que vejo este trabalho fico mais apaixonado. Olhar esta placa, mesmo que simples, me mostra as possibilidades que podemos ter.

Fico feliz de estar no grupo. E ver o progresso do Adriano também me deixa feliz. Obrigado pela ajuda ontem de madrugada.

Sobre o meu problema fiz o seguinte:

Liguei novamente os cabos, coloquei de novo os programas até liguei meu osciloscópioduino e não alterou nada. Estou sem funcionar a rede RS-485.

O Fredman não sabe mas a solução deste problema é necessário para podermos colocar a fiação em nossa estufa, pois as distâncias são maiores e não podem sofrer interferência.

Liguei o arduino no serial USB e funcionou perfeitamente. Minha alternativa agora é tentar ligar dois arduinos. Se funcionar o problema realmente está no conversor USB-RS485. Agora se não funcionar estou perdido.

Vou estudar o material que o Adriano passou sobre osciloscopio e RS-485 e veremos o que descobrirei.

 

Marcos, vc está usando o projeto para que aplicação? A curiosidade está me consumindo. Rs rs rs

Caraca!!! 

Agora até um cego,conseguiria enxergar sua placa,

Vou comprar entao o restante que falta pra deixar o placa pianinho...

Muito obrigado Marco.

Sidney,

Eu estou fazendo um vídeo e um roteiro mostrando como testar o módulo TTL/RS485 com o multímetro, mostrando o procedimento de forma que voce possa testar os seus módulos de forma simples.

Daqui a pouco tá saindo, ok?

pessoal acabei de gravar o video. estou esperando carregar para o youtube para posta. daqui a pouco esta disponivel

pessoal ai esta o link:

http://www.youtube.com/watch?v=tk05oAuZIP4

Na filmagem quem esta filmando sou eu e quem esta falando é o Anderson que faz parte do grupo. O layout do supervisorio do compressor e configuração do scadabr foi feito por Fernando franzo. Qualquer duvida estamos ai para ajudar.

sidney eu estarei disponivel aqui no forum amanha a tarde(12/05) a partir das 14hs para a gente conversar e tentar resolver o problema de comunicação e te explicar como eu fiz e tirar alguma duvida.

Valeu pessoal e muito obrigado.

Parabéns Thiago,

Ficou muito bom mesmo.

Abraço

Thiago, acabei de chegar de viagem e vi suas publicações. Tive que viajar no fim de semana.

Mas agora vou ler todos os posts e assim que tiver uma posição passo para todo mundo.

Eu queria agradecer muito.

Até

Sidney,

Acabei de escrever um roteiro de testes para o conversor TTL/ RS485 que eu acredito vai por um fim na sua dúvida sobre o estado dos seus conversores.

Voce vai precisar apenas de um multímetro, uma fonte de 5V que pode ser até mesmo o Arduino, um prtoboard e uns fios.

Leia e siga todos os passos com muita atenção.

O roteiro foi baseado no estudo da tabela verdade do circuito integrado que está no datasheet do SN75176 que é compatível pino a pino com o MAX485.

Tome cuidado especialmente no que se refere aos nomes dos pinos TX e RX do seu conversor que eu não sei se batem com a notação que eu usei no meu diagrama.

No meu esquema, eu preferi chamar os bornes do conversor pelo mesmo nome dos pinos do Arduino onde eles devem ser ligados. Assim no meu esquema o TX é ligado com TX e RX com RX.

Mas pode ser que no seu seja TX com RX e RX co TX.

O que importa é que o fio que vem do RX do Arduino (pino digital 0) seja ligado no borne do seu conversor que der continuidade com o pino 1 do circuito integrado.

E lógicamente que o fio que vem do TX do Arduino (pino digital 1) seja ligado no borne do seu conversor que der continuidade com o pino 4 do circuito integrado.

Por fim, o fio que vem do pino digital 2 do Arduino seja ligado no borne do seu conversor que der continuidade com os pino 2 e 3 do circuito integrado.

Por favor verifique isso com muito carinho e atenção.

Abraço e boas sorte!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço