Olá !

 

Estou projetando um detector de RF para a Banda de UHF e Banda L, partindo de 300MHz até 2.5GHz e planejo postar aqui os resultados da pesquisa que estou fazendo bem como o circuito do detector com a respectiva placa de circuito impresso que montarei.

Pode ser observado pela abrangência do espetro  escolhido que inclui a faixa de UHF da TV Digital, Telefonia Celular e a Banda L que cobre toda  faixa de FI usada em microondas incluindo a FI do sistema LNBF e Receptor /Decodificador de sinal de satélite (meu interesse maior) e as freqüências utilizadas pelas transmissões conhecidos genericamente por Wirelles . Portando acredito ser este assunto  do interesse de muitos aqui no LDG.

Pretendo passar um pouco dos conhecimentos que tenho nesta área e adquirir novos com os colegas que por aqui passarem e deixarem seus estímulos ou um pouco dos seus conhecimentos. Sendo assim estamos aqui para fazer e responder perguntas. Não se deixe intimidar nem pelo muito e nem pelo pouco conhecimento que pode ter sobre este assunto, participe !

Há um longo caminho entre o primeiro detector Galena ( a gente nunca esquece). 

 

 

                 E um atual Amplificador Detector Log. amostrando em DC uma portadora modulada com sinal digital, espero encontrar aqui parceiros para trilhar juntos.                                                     

 

 

Fontes:

Radio e Televisão,  Jack Gould (Foto 1)

 

Leitura preliminar e  para saber mais:

 

Measurement and Control of RF Power (Part I)

By Eamon Nash

Applications Engineer, Analog Devices, Inc.Analog , Aqui

 

RF Reader

Aqui

 

Signal Chain Noise Analysis for RF-to-Digital Receivers

By Cheng-Wei Pei

AN 439 , Linear.com

 

Aqui

 

Até  amanhã.

Exibições: 8174

Respostas a este tópico

 

Olá !

Dando continuidade hoje vou expor sobre as  grandezas

 envolvidas, tomando por exemplo o sistema de recepção de TV Via satélite:

 

 

Destaquei  na TABELA DE CONVERSÕES  o limiar de detecção pretendido -45 dBm, classifIcarei o sinal abaixo deste valor como ruim e acima aceitável.

 

 

 

E na figura abaixo o diagram em blocos mostrando a posição dos elementos no sistema de recepção.

 

 

 

 

 

Meu próximo passo agora será definir o diodo ou CI já projetados para a finalidade, que embora mais caros possam se  adequar melhor a necessidade do projeto.

 

Ferramentas indispensavéis:

 

RF Café, softwares FREE . planilhas de calculos e muita informação util

RFCAFÉ

 

Circuit desgin, Inc, a melhor tabela de converões dB,volt,potência que já vi.

CIRCUITS DESGIN

 

 

Até a próxima..

 

 

 

Muito bom Joe. Obrigado por compartilhar os seus conhecimentos e projetos conosco. Em breve espero postar também os meus. Um abraço.

 

Olá Francisco !

 

Agradeço ! E espero continuar contando com seu estímulo e também ver aqui o seu projeto.

 

 

Dando continuidade ao projeto, fiquei bastante entusiasmado com o diodo HSMS 2825, devido ao custo e simplicidade do projeto, porém devido a baixa intensidade do sinal a ser detectado o detector podera ficar muito instavel quanto a variações de temperatura, devido a este motivo parti para a pesquisa de detectores integrados que além de possuirem amplificadores logaritimicos possuem também compensações de temperatura, selecionei dois o AD 8313 da Analog Devices e o LT 5538 da LInear.

Os DataSheets bem como os preços foram levantados no site da DIGIKEY

 

Motarei os seguintes aplicativos:

 

HSMS2825  Avago

 

 

AD8313 Analog Devices

   LT5538     Linear

 

 

Montarei estes aplicativos para testes, necessito apenas de um detector digital bit 1 para sinal OK ! e bit 0 para sinal abaixo de -45dBm, porém se voce esta interessado em montar um medidor de sinal acredito que não há o que pensar é partir para os CIs, Received Signal Strength Indication (RSSI).

 

Abraços e até a proxima.

 

 

Olá Joe, neste caso em IF e com apenas 1 bit de saída, um comparador simples daria conta, né? Mas entendo a sua indicação do RSSI para a medição de sinais. Grande abraço.

 

Ola Francisco !

 

Exatamente vou usar um comparador com histerese tipo este ai da imagem:

 

Ajustarei a histerese para um total de 6 dB em relação ao sinal de entrada, para dar estabilidade, vou utiliza-lo em um sistema de apontamentto automático de antena parabólica.

 

Vou montar os medidores também, pois espero uma confiabilidade maior deles. Os medidores de baixo custo existentes no mercado tipo esse ai da foto:

 

 

 

Por mais das vezes mais atrapalham do que ajudam, esse ai é um medidor relativo e linear logo voce nunca sabe o que esta medindo, quando encontra um sinalzinho ele cola no fim de escala.

 

esse outro ai por software você tb nunca sabe o que ele esta dizendo...taxa de erro de bit ? (BER) intensidade de sinal ? relação sinal/ruido ? em receptores de sinal de satélite para uso doméstico a coisa piora !

 

 

 

É daí que vem a necessidade de pensar em um medidor mais confiavel.

 

Abraços

 

 

 

 


Francisco Brito Filho disse:

Olá Joe, neste caso em IF e com apenas 1 bit de saída, um comparador simples daria conta, né? Mas entendo a sua indicação do RSSI para a medição de sinais. Grande abraço.

 

 

Olá !

 

Adquiri os componentes na Digikey e Farnell, dei preferencia para os que haviam em estoque no Brasil, na Farnell encontrei os resistores e capacitores SMD,  ja na Digikey os indutores e semicondutores SMD , não há estoque em nosso pais.

Estou desenhando os impressos, os quais usarei metodo fotográfico da FASTPCB para para a impressão, usarei placas comerciais de fibra de vidro em face dupla.

Encontrei um software muito util e facil de usar na net o RFSIM99, e o melhor FREE ! recomendo a todos os amantes da RF, Só tem um defeito   não consegui roda-lo no Win 7, no XP perfeito !

 

até a proxima..

 

 

 

 

Boa indicação de software, não conhecia, rodou bem simulação S-Par. aqui, tanto no windows vista como no linux (usando wine).

 

Um outro projeto de software interessante e gratuito para simulação, mas que ainda está em desenvolvimento é o QUCS http://qucs.sourceforge.net/. Roda simulações transiente, AC, DC, noise e S-Parameters. Infelizmente o suporte a simulações do tipo harmonic balance no domínio da frequência ainda não foi desenvolvido, mas vamos aguardar. Conhece algum outro software free que realize simulações no domínio da frequência?

 

Uma dica de indutores é dar uma olhada nesta empresa http://www.coilcraft.com/ . Eles tem boa variedade, e o melhor, enviam samples aqui para o Brasil.

 

Se puder, compartilhe conosco como elabora as placas com este método fotográfico.

 

Abraço.

 

Olá Francisco !

 

Estou começando agora a usar o Linux e ainda não sei o que é wine..(vinho?...rsrsrsrs), Vi o projeto QUCS, interessante,.

Quanto a outros softwares para analises no domínio da freqüência posso dizer que já fiz um comentário sobre o Multisim   Aqui

Em sua versão anterior para a Analog Devices, o  (Download aqui) Multisim 

possuía alguns instrumentos customizados como osciloscópios geradores de sinal, multímetros  da marca Tektronix e Agilent tinha também Analizador de Espectro e Networkanalizer, instrumentos estes específicos para sua necessidade. Na versão atual eles foram substituídos por instrumentos do Labview, e podem suprir suas necessidades tb de uma olhada vale a pena...tudo FREE !

Montei essa simulação ai na versão atual para você analisar, veja ai o tradicional Bode Plotter...tb,

 

 

Existe um livro do mestre Newton C. Braga  em português sobre o Multisim

Aqui

 

Quanto ao método fotográfico, não é a primeira vez que uso, já usei com outros produtos mas com o Fast é a primeira. Ainda estou em fases de testes com ele mas já posso dizer alguma coisa:

O material

1-      Lâmpada UV com refletor

2-      Placas

3-       Prendedor

4-      Arte Final

 

 

 

Testei a impressão em transparência com impressora a  jato de tinta e em polyester com impressora com toner ambas ficaram boas.

 

 

 

Refletor sobre as placas, por enquanto 4 minutos tem sido o suficiente.

 

 

 No fórum  Aqui

há mais  informações quanto aos procedimentos.

 

A resolução que obtive é compatível com minha necessidade.

 

Abraços e até a próxima

 

 

Muito bom.

 

Sobre o wine, trata-se de um software que implementa API´s do windows no linux e é usado para rodar programas do windows no linux.

 

Usei o Multisim quando ainda se chamava EWB, na época da faculdade, depois acho que cheguei a usar a versão 7 do MSim, mas se não me engano tinha um custo para apps. comerciais. Não conhecia esta versão para a Analog Devices. Já usei alguns outros softwares de simulação similares, como o Cadence OrCAD PSPICE e Synopsys HSPICE. E voltados para RF, usei o Eagleware Genesys e o Agilent ADS. Mas as licenças para uso comercial destes softwares são muito caras, especialmente a do ADS, por isso é sempre bom estar atento as novas ferramentas free.

 

Sobre o método fotográfico, após estar com o desenho em papel transparência, como usa a tinta fotográfica para passar para a placa? Fiquei com essa dúvida. Sempre usei método de corrosão c/ ácido ou então prototipadora CNC para confeccionar minhas placas, mas é sempre bom ter outros métodos disponíveis, e este fotográfico parece ter um bom custo-benefício para poucas unidades.

 

Abraços,

 

Olá Francisco ! entendi, e agradeço pela a explicação.

 

Vou estudar o Linux, acredito que o Win ja mostra claros sinais de desgaste....

Eu tb tive minha primeira experiência com o EWB, comprado a ½ com um amigo, na época custava U$ 400,00 para o DOS 5. Fiz algumas experiências com o Cadence Demo tb.

Para ser mais exato ai os instrumentos da versão 10.01 de que comentei

 

 

  

A aplicação da tinta esta ai neste video encontrado no forum

 

 

Abraços

 

Dei uma olhada lá no fórum, vou testar este método numa placa de testes que tenho que fazer nas próximas semanas. Me responderam por e-mail que está em falta a tinta, mas deve chegar nos próximos dias, enquanto isso vou providenciar os acessórios.

 

Ok ! Ja recebi os componentes da Farnell os da Digikey estão em Campinas embarcando prá cá...enquanto isso estamos desenhando  os circuitos impressos, Estou apreensivo quanto as soldas os componentes são muito pequenos...

 

Francisco , você sabe de algum software FREE de preferência, para projetos de  filtros e splitters em stripiline.

 

Agradeço sua antenção

 

Abraços

 

 

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço