Será possivel colocar Arduino para controlar trenzinhos numa maquete , isso quero implementar, pois esses dias ainda estou com projeto pronto , para colocar  fazer a palca no Kicad, e outros de um supervisorio para a maquete , sem fio , com possibilidade de verificar de 7 ate 49 entradas , mostrar em outro ponto esses sinais em forma de led.

 

   Seria possivel retirar esses montes de CIs simples para controle  total do Arduino, como fariamos quero aprender tudo desde  inicio.

Exibições: 1052

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Sergio,

É possível sim. Existem CIs que "aumentam" as portas digitais do arduino, como o PCF8574, com o qual você pode ter até 64 portas digitais usando apenas 2 pinos do arduino. Para a parte sem fio, você pode utilizar uma placa xbee ou um link de rf.

Abs!

Sérgio , o http://www.nxp.com/documents/data_sheet/PCF8574.pdf , e um i/o expander para ser usado pela interface i2c.
Se a programação do i2c for muito complicada , tem uma solução mais simples , um múltiplex com shift registers.
Vc usa três pinos do Arduino para controlar o s.r. Batizaremos de Data in , clock out , strobe.
coloque quantos shift registers quiser (podem ser milhares) em serie , de maneira que a saída de um entre no próximo , e o ultimo vai para o Arduino .
Ligue todos os clocks dos shift registers na sua saída clock out do Arduino , ligue todos os strobe dos sr a saída strobe do Arduino..
Agora temos que ligar em cada bit de cada sr uma das informações que vc deseja passar para o Arduino.
Qdo vc cícla a linha strobe , todos os sr lêem seus respectivos dados que ficam em cada bit dos sr.
O ultimo sr informa seu bit diretamente na entrada data in do Arduino . Ao ciclar a linha clock , os dados rodam pelos shift registers em serie bit a bit e agora o penúltimo dado esta na entrada data in do Arduino.cada vez que vc ciclar o clock out ,outro bit e apresentado ao Arduino , e assim sucessivamente vc vai lendo bit a bit todos os dados.
Quando acabar , ciclo de novo o strobe e comece tudo de novo.
Parece complicado , mas a implementação do hardware e super simples e barata e vc pode expandir colocando mais s.r.
Abraçao ,
Enio

não entendi nada , pra que serve este circuito ?

explique de modo que eu possa te ajudar.

Primeiramente eu não gosto de usar TTL , a não ser que seja necessário altissimas velocidades.

TTL dá muito problema com lay-out de circuito impresso , desacoplamento da fonte , etc , para usar tem que saber lidar com isso , senão é só dor de cabeça.

Para coisas lentas (até 5 - 10 MHz) só vou de C-MOS , por isso te recomendei o 4021 ou equivalente.

Obs.: se vc tiver dificuldades com o português , pode postar em inglês, que para mim é fluente.

Abração.

Enio.

de uma olhada , só para babar um pouco !

fotos de uma loja em Zurich

abração

Enio.

Sergio , dei uma olhada no seu encoder e não endendi para que servem os priority encoders que vc usou , também não entendi porque vc usa o encoder HT12 que é usado para codificar controles remotos de portões de garagem . Explique mais detalhadamente o funcionamento , com formas de onda se possivel, ou um diagrama de timing junto com a explicação , do jeito que está não é nada obvio.

Afinal , vc testou , funciona direito ?

Abração.

Enio.

Vc pode usar o 4021 , http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/90/108848_DS.pdf que acho que e fácil de achar ,mas pode ser equivalente , tem vários diferentes de diversos fabricantes e deve custar só alguns centavos cada um .Eles não precisam ficar todos na mesma placa , podem ficar distribuídos , colhendo a informação onde ela e gerada , só os 5 fios , data , strobe , clock , vcc e Gnd precisam ir de uma placa para a próxima até chegar ao Arduino , cada paquinha com 1 4020 lê 8 bits.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço