oi to tentando colocar uma lib do SimpleModbuSlave para a IDE reconhecer os codigos modbus slave mas a IDE não reconhece alguém pode ajudar?

Exibições: 1517

Responder esta

Respostas a este tópico

Então vamo lá!

a ide reconheceu mas o modbus não rodou ainda...

Por aqui eu consegui instalar a biblioteca na IDE, fazer o upload do exemplo "mbslave_pde_example" agora estou testando a comunicação via usb e um programa de teste chamado ModScan32. O arduino está respondendo ao comando 3 conforme a foto abaixo. Estou montando um adaptor com MAX485 em um protoboard para testar com 485.

Anexos

Marcos,

que bom ter entrado para o grupo. este Modscan32 parece que vai ajudar.

estou com o meu pronto e disponível para testes.

Tem uma figura ilustrativa que encontrei em um site que me deixou pensativo.

da uma olhada pois vamos ter que resolver isso.

Acho que com este seu software e a ideia da figura eu chego lá.

Sidney,

Consegui entender o básico do exemplo da biblioteca JPM, fiz umas alterações e acrescentei um potenciometro na entrada A0 para simular um sensor qualquer. Criei mais um registro chamado MB_A0 e durante o loop do programa a cada 5 segundos a leitura é atualizada.

Estou usando agora outro programa para simular o master MODBUS chamado Baseblock Com Test Pro for MODBUS e achei a interface mais agradável.

Bem agora estamos conseguindo ligar e desligar o led do pino 13 e ler o pino analógico.

To mandando o skectch em anexo e abaixo vemos a leitura do registrador 4 com 3FFh que equivale a 1023 em decimal que é o valor na saida do AD quando apliquei 5V na entrada A0.

Agora que já sabemos como mandar comandos e ler dados para o escravo vamos ter que focar em configurar o SCADABR.

Anexos

caraca eu to passado...

vcs ai ja comunicando e eu aqui tentanto fazer o blink funcionar eu devo ser uma topeira de nisso mesmo...

Não cara!!!

Acho que não, é que eu já conheço um pouco de MODBUS na comunicação entre CLP e dispositivos industriais no meu trabalho. A diferença é que na industria as coisas já vem mais "mastigadas" e aqui nós temos que "abrir os bits". E também atacar em duas frentes é sempre mais dificil, digo tentar entender a configuração do escravo e do scadabr ao mesmo tempo, pois podemos ficar sem entender nenhum dos dois. Agora que ja temos o mapa da memoria dos registradores do escravo, é hora de configurar o scada de forma que ele leia e escreva nesses registradores.

Vou tentar preparar um material que resume a alocação de memória de um dispositivo MODBUS e posto.

Mas pensando bem, talvez seja o momento de fechar esta discussão e continuar na do scadabr?

Afinal, o tema era instalar a biblioteca...

Marcos,

realmente, passemos para a discussão do scadabr. Só que ja te digo vc vai ter que fazer um how to pois precisamos chegar onde vc está. Dá uma ajuda pra nós. Faça assim, já no proximo post do scadabr faça um resumo. Mas coloca, por favor, por favor, por favor, quais as alterações que vc fez. Precisamos saber no que estavamos errando. Ontem usei o modscan e tava começando a entender. Dai vc veio e empurrou a gente.

Pelo que entendi do codigo que mandou só alterou a criação do outro registrador e chamou ele lá em baixo onde atribuiu a leitura do analogread, certo? Se não foi me mostra as outras mudanças.

Coloca as suas alterações que pegamos rápido. Minha dificuldade neste caso é como vc fez para colocar o dado no registrador e enviar pelo modbus.

Por fim, agora a minha dificuldade vai ser apontar o datapoint para o lugar certo. Foi o que tentei postar com aquela figura acima. Mas acho que vc vai tirar de letra.


To animado, adriano e eu estavamos "deitando com a carga" e vc deu novo ânimo.

oi Marcos, realmemente tenho estudado o modbus mas consigui pouco ou quase nada de entendimento o sidney tá até hoje me devendo uma aula da aplicação de modbus com blink, mas tudo bem e como  dizem "Os ultimos serão os primeiros"

Eu chego lá...

Não desanima amigão. Minhas atividades estão uma loucura. Peguei um serviço extra e grana agente não pode negar, pq to gastando muito com minhas pecinhas...

Mas este feriado será o máximo. Será 24 horas de arduino.

Scadabr na veia. Tem um outro colega do lab que me mostrou outras possibilidades do scadabr. Se a coisa for como ele mostrou já tenho outros projetos em mente.

não to desanimado e nem vou parar, é que eu to meio chorão mesmo, daqui a pouco vou perdir uma mamadeira...do jeito que eu to.

a verdade é que quanto maior a dificuldade maior e a gana de desenvolver...

Bem voltamos ao trabalho.

sidney eu vou tá hoje 5 de abril até as 2:00 da manha se vc aparecer pode me procurar no msn.

vc viu o que eu postei...?

Marcos,

não é de ver que baixei o mesmo programa que vc usou na sua ultima imagem e o meu deu problema.

Ao tentar conectar diz que não tem acesso a comunicação.

acho que to com uma praga em mim, pq não anda essa coisa.

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço