Prezados amigos,

Tenho uma dúvida. Estou desenvolvendo um trabalho de faculdade bem simples mas que ainda me arrepia as orelhas (devido minha leiguice no assunto). Preciso comunicar o Arduino com o Scada BR para isso preciso escolher um protocolo de comunicação, antes disso um meio físico.
A dúvida é:

Um Shield Ethernet ou um Conversor USB-RS485  (um usaria o Modbus/tcp e o outro Modbus)?

Analisando o custo benefício, vejo que o shield ethernet é mais caro, porém o conversor é mais difícil de se encontrar(só encontrei no ebay ou sparkfun e é mais barato que o ethernet). Caso alguém já tenha utilizado ambos por favor comente seus benefícios e desvantagens.

Atualmente estou usando o UNO com o uso de 3 sensores ultrasonicos, um motor, 3 solenoides.

Obrigado pela força.

Atenciosamente,

Relri 

Exibições: 582

Responder esta

Respostas a este tópico

RS-485 não é compatível com RS-232 (serial)!

O RS-485 é uma "rede" extremamente simples. O comprimento do segmento de rede (3 fios simples) pode chegar a distâncias de até 1200m. à 100Kbps e suporta até 32 equipamentos no segmento de rede.

Ethernet é mais rápido 100Mbps, mais versátil, porem, precisa de cabos específicos e só suporta segmentos de até 100m (acima disto precisa de repetidores ou conversores para fibra-ótica).

Depende do seu uso. Quanto ao RS-485, existem muitos chips que você mesmo pode adaptar para o seu Arduino, os mais comuns e baratos são o MAX485 e o outro o SN65176.

Aqui um exemplo do MAX485 com o Arduino. http://pskillenrules.blogspot.com.br/2009/08/arduino-and-rs485.html

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço