Galera não entendo nada de Arduíno, Eletrônica, tenho um projeto que está na cabeça a dias, pelo que andei lendo é totalmente possível faze-lo, só queria perguntar de vocês o menor custo(menor mesmo), acho que até 25 reais por peça seria viável, mas não sei o valor das peças, então 25 reais pode ser nem 10%.

Estou falando em torno de 200 veículos, e 50 "centrais", pelo que vejo embaixo \/, o via sms seria o mais em conta, pq sms pega em qualquer canto, e poderia contratar esses planos de sms infinitos.

O projeto:

Queria por alguma forma de comunicação, entre veículos e uma "central", exemplo: tenho uma frota de 200 caminhões, quero controlar se aqueles caminhões realmente estão passando por aquela avenida, rua, etc.

pelo que li poderia por algum tipo de transmissor nos caminhões, radio frequencia, wireless, e consegui-se transmitir, não só o sinal para dizer "estou aqui", mas também um dado simples, como um código que por esse código saberei no computador qual a placa, Numero de ordem do caminhão, etc, e na "central" receber os dados de todos os 200 caminhões, não seria simultaneamente claro.

E na "central", ela iria receber esses dados e enviar a um computador via sms, 3g, rj45, vou explicar cada uma:

Por sms, não sei se o circuito(arduino, não sei o nome) da "central" consegue armazenar dados por um certo tempo, poderia ser assim: a cada passagem de caminhão, ele enviaria um Código de 3 letras, e na "central" iria armazenando esses caracteres ate formar um sms cheio que são 160 caracteres, sei que seria menos pq dentro dos 160 caracteres estão o numero para enviar, ao enviar o sms, por computador iria manipular os dados do sms e iria saber quais caminhões passou ali.

Por 3g, a "central" iria fazer uma conexão com o computador, e a cada passagem em tempo real já enviava o código daquele caminhão. (esse tipo de central, pode ser mais caro ou ter mais falha, devido a rede 3g cair, não ter rede 3g na area, o modulo gsm/gprs ser caro).

Por rj45, me explicar direito aqui, a central seria um arduino com entrada rj45, esse cabo conectado a internet, neste caso aqui, seria pago a alguma loja dessas de avenida, para poder deixar la o cabo conectado com a internet, e tbm seria escolhido um local para deixar a "central" visível para o sinal não ter interferências.

E vamos supor que o veículo passe a 60 km/h em frente da "central", daria tempo de enviar o código?

O código são 3 letras, pois com 3 letras tenho 17.576 tipos de códigos, e lembrando, o valor do código nos caminhões terão que ser fixos, caminhão A recebe aks, B recebe kpa, C suh, e nunca seria trocados.

Exibições: 547

Responder esta

Respostas a este tópico

com 25 reais acho meio impossível fazer isso por peça.

voce quer obter os dados em tempo real ou em um período de tempo?

todos os 200 veículos tem a mesma rota?

da para fazer, mais teria que ver de uma forma a enviar os dados a voce,

se SMS voce teria que ter um gateway SMS para receber os dados direto da central

o interessante seria nessa mensagem voce colocar um codigo para cada veiculo, e armazenar em um banco de dados.

EX: Veiculo 1 = codigo:xsb1,latitude,longitude

Veiculo 2 = codigo:xsb2,latitude,longitude

enviar a mensagem de 5 em 5 minutos e armazenar em um banco de dados

e na sua central um mapa com a localização exata latitude + longitude que o veiculo esta! Tem de ver também se nao ha atraso na entrega do sms.

a grosso modo e simples de fazer! voce tem que ver o melhor custo beneficio, da tecnologia que voce vai usar...

caso queria podemos trocar uma idea sobre isso!

Essa latitude e longitude, como seria obtida pelo gateway sms?, ou eu ja colocaria esses 2 dados no gateway sms para quando chegasse ao computador sabe a localidade dessa central, ou realmente seria obtida em tempo real? se for em tempo real não é só por gps que dá para obter essas informações?

estava pensando em cada caminhão um modulo rf 433 mhz, ele se encontra até por 10 reais, mais o microcontrolador axo que dá 

então Weslley paulo,
Voce disse que vai espalhar varios (sensores) por onde sua frota passa, ligada a internet e precisar do apoio de varios comerciantes durante o trajeto... no meu ponto de vista sairia mais caro e uma estrutura maior.
nao sei quanto pensa em investir neste projeto mais acho que o quanto menos precisar de terceiros seria melhor para ti.
e se seu veiculo por ventura nao passar por onde tem os sensores?
ou mudar a rota por onde todos passam?
teria que refazer tudo novamente!
como ira saber por onde passou?
Suponhamos que voce ira usar arduino para fazer um transponder
1 arduino
1 modulo GPS
1 modulo para envio de sms
tudo em uma unica placa e dentro de uma caixinha
===

com isso da para fazer milhares de coisas dentre elas
pegar localização do veiculo
velocidade mínima, máxima ou media
Bloquear o veiculo onde ele estiver (se tiver cobertura da operadora telefonia)
dentre outras funcionalidade que da para incrementar!

Fiz no meu TCC algo semelhante e concordo com o @Cleimar, 25 reais por peça é praticamente impossível. Para uma confiabilidade maior, aliada a um maior alcance da sua rede, a solução é realmente GPRS para envio de mensagens de texto, ou seja, o mínimo seria um microcontrolador (Arduino ou outro) + GPS + Módulo GPRS e isso num dá 25 reais nem na China!

Weslley, tava dando uma olhada aqui no que seria necessario

vi que os 25,00 nao da nem para o que voce disse

para cada transponder a ser instalado no veiculo:

rf 433 mhz uns 10,00 como voce disse

um atmega 328 uns 19,00

cristal oscilador + resistor + outros componente e placa de fenolite mais uns 20,00

em alto voce vai gastar em cada um R$ 50,00 isso sem uma caixinha hermetica para proteção do circuito

fora os sensores espalhados pelos tragetos,

uma vez li por ai na internet uma empresa de ônibus que fez um sistema similar ao que voce disse

quando o ônibus parava em um ponto o sensor verifica por radio freqüência o veiculo, pegava o horário, e enviava por rede mesh 2.4ghz espalhado pelo trageto para central, o sensor so conseguia receber os dados no maximo 3 mts de distancia como o veiculo tinha que parar no ponto dava para pegar tranquilo..

com o passar do tempo a coisa foi crescendo, mudaram de tecnologia, acho que contrataram um serviço tercerizado via satelite.

O sistema Olho vivo da SPTrans utiliza um serviço via satélite, onde se tem uma (banda ou porta) "nao sei como se diz" em um satélite onde recebe os dados em tempo real de localização e velocidade, onde na central se tem um software que faz os cálculos de horários entre as estações/paradas.

de uma pesquisada ai sobre sim908 um chip que funciona GSM GPRS GP2 deve custar de 90,00 a 150,00

e uma boa alternativa para seu projeto!

se quiser posso te ajudar!

Abs

Bom, dependendo, dá para eliminar a parte do cristal/resonador, usando o oscilador interno, mas R$25,00 por unidade, talvez você consegui-se se fizesse mais de 1000 deles, mesmo assim acho muito dificil.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço