(Resolvido) Monitorar AC 110/220V (antigo Ajuda com fonte sem transformador.)

Bom com a ajuda do pessoal é esse o circuito final com os componentes calculados.

Eu testei em 110V e 220V, em 220V o R1 subiu 3 graus acima da temperatura ambiente, como é esperado que ele dissipe algum calor, assumo que está no aceitável. 

Como percebi que tem muita gente procurando sobre esse tipo de circuito (Só no arduino.cc já achei uns 5 tópicos procurando sobre isso) vou colocar em algum blog explanando sobre isso, e solicitar a todos que ajudaram a chegar nesse ponto e contribuir para enriquecer as fontes de referência a esse circuito.

Pois houve dois caminhos, apenas com resistor e outro com resistor + capacitor.

Datasheet PS2501

O PS2501 é optoisolador que suporta até 80V, estou usando ele em detrimento ao MID400, pois este tem versões com 2, 3 ou 4 optoisoladores no mesmo DIE, e eu vou precisa de 6 desses.

PS: A nomenclatura do capacitor normalmente é 33nF e não como está na figura (0.033uF)

Atualmente estou usando da seguinte forma

Olá pessoal

Achei na internet centenas de fontes sem transformador, mas a minha necessidade é um pouco diferente mas a idéia resolveria.

Estou tentando montar um PLC (program logic controler) ou CLP, e preciso monitorar oito equipamentos para saber se estão ligados ou não, pois o controle, será manual ou atráves do sistema de monitoria, então eu iria usar uma fonte sem transformador excitando um optoisolador PS2505, eu achei esse esquema, mas aparentemente ele não funcionou bem, pois em 110V o resistor esquentou demais e em 220V ele torrou.

Mesmo que funciona-se o problema não são os oito optoisoladores, mas os oito capacitores de poliester, que deixariam o circuito gigante, eu sei que deve haver uma maneira mais compacta de fazer isso, pois tenho um CLP da WEB e ele é muito compacto e aceita as entradas em 110V/220V, bom a fonte teria que baixar para algo abaixo de 80V que é o máximo que o optoisolador suporta, e esses 80V teriam que ser para 220V 

Alguém tem uma luz ai para mim???

Exibições: 22450

Responder esta

Respostas a este tópico

 

 

Ola Marcelo !

 

Sem o capacitor e com 390K, não posso lhe dizer, se funciona,  veja que existe uma tensão minima para que os leds internos ao PS2505 acendam, logo necessitaram de uma potência minima disponivel para entrarem em funcionamento de forma confiavel. Para a aplicação que desenvolvi com 1ma o PS ja se mostrava instável dentro das minhas condições.

Um outro fato importante que o colega Enio chama a atenção é o de que na saída vc não tera um sinal DC tera uma onda retangular com uma razão ciclica de aproximada de 2%  (0.2T), ou seja um pulso bastante curto em relaçao ao periodo T, ai se vc necessitar de um sinal DC na saída vai precisar de um capacitor como esta no esquema do Enio.

A frequência do sinal de saída sera de 120 Hz, um pulso de 0.2T para cada passagem pelo 0 da senóide da rede elétrica. Isto se deve ao fato dos leds internos ao PS estarem apagados durante este periodo de tempo. Um led acende durante o semiciclo negativo e o outro durante o positivo.

Não se esqueça de manter a isolação, a rede elétrica deve ficar do lado oposto ao lado da corrente DC, no chip, se possível faça um chamfro na placa de circuito impresso entre os pinos dos leds e do foto transistor. assim como aqueles que vem nas fontes chaveadas do PC. São comuns transientes de 800V na rede elétrica mesmo na doméstica. Normalmente a capa dos fios é para 750V.

 

Abços e boa sorte.

 

 

 

 

 

pág.34 deste application note

Eu vi esse application note, mas o que me deixou com a pulga atrás da orelha, foi porque diabos usam uma tensão de 100V, é um application note mais estupido que já vi, não sei onde existe essa tensão disponível, parece mais um texto teorico que um application note.

 

Olá  Amigos

 

Analizando o circuito do Fabio....

 

Qual sera corrente no PS ???

Como nos ensinou OHM,

V=R.I     =>    I = V/R  então     I  = 100/11k  =   9ma

não danifica o PS  ele suporta até 10 mA (nominal)

Como nos disse Joule   P = V.I   => P= R.I.I => R.I^2 =>  11000 x   8,3e-5 =  +/-  1 W

 

  (a R Vai esquentar um bocado amigos !!)

 

O circuito é teórico mas pode haver  países onde a tensão da rede é 100VAC.

 

 

Bom, eu procurei a "solução" dada supostamente pelo fabricante, se for apenas limitar a corrente,

EU testaria um capacitor de 100nF que dá aprox. Xc=26,5KOhm.(Calculei aqui.)

Em 127V dá  I=4,8mA e em 220V I=8.3mA. Ficando dentro dos 10mA dos diodos.

Pensando melhor... é um ambiente industrial, certo? Pode haver picos de tensão de mais de 1000V na rede. Segundo esse datasheet, o usual para a excitação é 10mA, vamos calcular com 9mA, precisamos de uma impedância de aprox. 24,5 KΩ.

Poderia ser um capacitor de 100nF (aprox 26,5 KΩ) como sugeri acima né, mas em um surto de 1000V o capacitor(400V) e o acoplador fazem a Passagem para o outro lado(rs).

É preciso limitar a tensão no capacitor e pode escolher capacitores em série ou um resistor. Eu Iria com o resistor. Fazendo os calculos você deve usar um resistor de 15KΩ / 2 W (potencia real 1.21W) junto com um capacitor de 330nF(com um surto de 1000V o capacitor fica com aprox 350V entre os terminais).

Ou larga a mão dos capacitores (já que vai ter que usar um resistor mesmo) e põe um resistor de 22 KΩ / 5W(potência real 2,2W) e dorme tranquilo. 

 

Olá Fábio

 

Muito util suas considerações, e bastante interressante o link que vc postou com as planilhas de calculos.

No projeto que utilizei o PS2505-4 eram 2,  portanto 8 resistores para dissiparem calor em uma pequena caixa DIN, a minha questão era ou utilizar um cooler ou os capacitores , minha escolha foi óbvia os capacitores ! e para minimizar a dissipação no resistor de amortecimento minimizei a corrente usei um valor entre 4 e 5mA para excitar os fotodiodos. repare que o fabricante caracteriza os diodos a 5mA.

 

Abços

 

 

 

 

Fabio, 

porque vc quer tanta corrente nos diodos ?

Marcelo 

O Japão usa 100 V, não sei se existem outros países. É preciso tomar cuidado com equipamentos que não são para exportação, pois podem aquecer em excesso quando ligados em 110. 

Bruno

Entendo, soh estava desabafando, pois 100V é muito estranho, nunca soube dessa tensão no japão, pois até trouxeram uns equipamentos do japão para o brasil, mas eram 110V/220V

Agradeço a todos que ajudaram, consegui já com um resistor de 12k de 1/8W e um capacitor de 33nF e funcionou legal.
O resistor ficou apenas 2 graus acima da temperatura ambiente, com um capacitor de 0,1uF o mesmo resistor não torrou, mas mudou de cor e ficou em 58 graus, medidos com um termômetro de pistola.

Mas ficou uma dúvida, o opto tem um transistor NPN, e devo fazer um pull-up para 5V e ligo na entrada do arduino, mas no programa devo usar uma lógica invertida, certo?
Pois quando o OPTO for acionado o transistor NPN ele vai mandar para 0V e quando não estiver acionado fica em 5V.
Isso é para confirmar.

PS, Agora vou tentar usar um PS2501-4  (4 optoisoladores no mesmo DIE, mas com apenas um fotodiodo) e utilizar 4 resistores de 12K e apenas um capacitor de 33nf e ver se funciona. (Não sei onde coloquei os PS2501-4 que eu havia comprado, acho q tenho que comprar outros)

 

Olá Marcelo

 

A principio vc necessita de um capacitor e um resistor para cada opto, faz um esqueminha e posta ai...

Logo para 4 optos são  necessários 4 capacitores e 4 resistores.

No coletor ou emissor do NPN vc precisará colocar um capacitor para absorver aquele pulso de 0.2T que já mencionei acima.

 

abços

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço