Pessoal,

 

Boa tarde,

Sou Radioamador desde 1991 e estou tntando montar um TNC para APRS onde vc consegue fazer o TX e RX em um radio de VHF utilizando o Arduino.

Estive olhando o site do Bertos (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&lan...), porem ele deixa um circuito para ser montado, basico para que quando o arduino mande o comando este circuito dê a portadora no radio, inclusive ele deixa uns arquivos para serem baixados e gravados no Arduino.

 

Mas como estou iniciando com o Arduino, esou levando um baile com estes arquivos, alguem poderia me auxiliar ???

Ou se algum colega ja tiver feito algum projeto voltado para o APRS e puder disponibilizar para que eu faça testes e monte meu TNC eu agradeço.

 

Abraços,

 

Glauco Poltronieri

Exibições: 3252

Responder esta

Respostas a este tópico

Glauco,

Nunca tinha ouvido falar de APRS. Vc sabe se pode funcionar com um PX ou precisa ser VHF?

Abs!

Fernando,

Boa Tarde,

 

So funciona com VHF......

Amigo,

poderia ser mais específico no que está pegando / suas dúvidas?

seguinte: no link: http://www.bertos.org/media/bertos/website/example/bin/aprs.zip  tem o arquivo já pre compilado pra gravar no Arduino na pasta "\images\" arquivo aprs.hex

Tem o esquema que viu

Se não for "mexer" em nada no código ou funcionamento dele, não precisa baixar o beRtos que nada mais é que um IDE + Sistema Operacional se não me engano o pago e nem tão fácil de usar como mencionado; há um tempo avaliei ele pra usar com PICs em nossas placas.

Já montei o Tiny tack da Byonics não sei se conhece, o projeto aberto funciona muito bem pra mandar posição

qualquer dificuldade poste aí

Caro Marcelo,

 

Ja montei o TinyTrack 4 e vc esclareceu minha duvida, eu nao sabia qual arquivo gravar no arduino e vc ja me identificou o arquivo que é o aprs.hex

Muitissimo obrigado, vou montar este aprs e depois deixo o resultado postado aqui, esta dificil meu tempo, pois trabalho e agora começou a faculdade, tenho cursos de sabadom, mas vou achar um tempo pára brincar com o Arduino no aprs.

 

Abraços a todos.

 

Glauco

Marcelo,

 

Surgiu outra duvida (desculpe-me pela ignorancia).

No APRS do Bertos ele monitora na tela do computador o trafego de APRS, ele utiliza algum software especifico ou na propria tela do IDE do Arduino da para fazer este monitoramento ????

Por acaso se for um software especifico, dentro da pasta onde ele disponibiliza todos os softwares e arquivos teria este software.

 

Mais uma vez desculpe-me pela ignorancia, mas necessito da sua ajuda.

 

Aproveitando o ensejo, estou muito atarefado com trabalho, faculdade, arduino e agora tb vou ser PAPAI....isso esta me tomando mais tempo no momento.....kkkkkkkk

 

Obrigado pela ajuda de todos.

 

Um grande abraço

 

Glauco Poltronieri

PU2VOR

Desculpe,

estou retornando mais uma vez à garagem e somente agora posso dar continuidade ao estudo de aprs. Tenho dois tynitracks 4 já preparados para entrar em ação.Um ficará como igate pois aqui em niteroi e especificamente no rio de janeiro o aprs caiu em desgraça, sumindo do mapa. O outro quero ligar uma estação meteorológica da oregon scientific para disponibilizar o sinal meteorológico no  site www.aprs.fi 

Especificamente tenho interesse em achar um tracker com software livre e que possa ser montado; o ardino entraria na parte de telemetria.

Gostaria de que me enviassem o ponto que estão e se for do interesse me junto para o desenvolvimento. Sou radio amador tb mas estou tateando no arduino.

PU1RGS

abraços

Renato,

 

Achei estranho vc dizer que o APRS no RJ caiu em desgraça.

O PY1EU o Eudoxio é quem toma conta dos Servidores Brasil e esta a todo vapor......

Vc poderia me explicar o pq vc disse que caiu em desgraça ????

Qto ao TinyTrack 4 ja tive 02 e agora estou montando em fase final uma interface com o Arduino.

Olá, boa noite.. Desculpe responder um tópico tão antigo.. Mas eu estou com uma dúvida...

Eu vi esses firmwares... Do bertos também porém não entendi..

Após gravar o firmware no atmega328, como fazer ele ler um sensor, por exemplo?

Tipo.. Run quero receber os dados de um sensor e mandar via áudio(rádio) e na outra ponta decodificar esse áudio.


O que eu não entendi foi justamente isso... O exemplo mostra somente os pinos de entrada e também de saída do rádio... Mas e para gerar este código?

Poderia me ajudar?

Obrigado desde já.
Desculpe responder um tópico tão antigo.. Mas eu estou com uma dúvida...

Eu vi esses firmwares... Do bertos também porém não entendi..

Após gravar o firmware que eles disponibilizam no atmega328, como fazer ele ler um sensor, por exemplo?

Tipo.. quero receber os dados de um sensor e mandar via áudio(rádio) e na outra ponta (o rádio que irá receber) decodificar esse áudio.


O que eu não entendi foi justamente isso... O exemplo mostra somente os pinos de entrada e também de saída do rádio., ptt etc.. Mas e para gerar este código? E para ler o meu sensor?

Poderia me ajudar?

Obrigado desde já.
Ola,
Longe de afirmar nada contra o eudoxio. Desculpe se nao fui claro. Em desgraca pois nao contamos com tantos entusiastas para termos tantas repetidoras como sao paulo e uma cobertura que praticamente nao existe. Penso em colocar no ar um igate por niteroi e uma estacao meteorologica. Quem sabe teremos mais alguns interessados em ampliar a rede. Tinha a vontade de construir um tnc open mais barato e simples de configurar quanto o possivel. Se tiveres interesse pela empreitada poderemos ir trocando inforacoes por aqui. Abracos. E desculpe o engodo.

Opa....entendi seu ponto de vista agora.....Aqui em SP foi uma briga, me boicotaram quando coloquei uma estação de APRS, depois de muita discussão e briga me liberaram, ate cheguei a discutir como Eudoxio que eh um amigão meu, os caras aqui em SP pensam que são donos do APRS no Brasil.

Mas vamos na empreitada sim.......

Estarei terminando minha interface com o Arduino e vou postar os testes.....estarei usando um HT com 5 watts, como moro no 14 andar vai funcionar bem......

ola, sou do Rio e tambem radioamador (pu1rym). tenho as mesmas pretencoes em utilizar AX25 e APRS mesclados com os projetos do arduino e tambem com TNCs e Digirepeaters. muito bom ler sua noticia sobre uma estacao APRS em Nikity. quem sabe podemos linkar numa frequencia especifica (V ou U) e fazer testes conjuntos! depois conversamos sobre ARPS tambem...

saudacoes 73

roney

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço