Faz aproximadamente um ano que por necessidade de fabricar um protótipo, resolvi montar uma fresa CNC.

Aprendi muito com os projetos de colegas e pesquisando máquinas utilizadas em aeromodelismo.

À primeira vista parecia um trabalho simples, passando do desenho do projeto mecânico à execução das peças necessárias; montagem de uma placa com os drives necessários, motores de passo, fonte de alimentação e software.

Mas, à medida que o projeto foi avançando, as dificuldades também foram surgindo, de forma que, foram feitas várias modificações no decorrer do tempo e é justamente essas etapas vencidas que quero passar para quem estiver interessado na montagem de uma máquina desse tipo.

Inicialmente estou anexando o arquivo do desenho do conjunto para o eixo z que utilizei para a máquina e uma imagem da primeira montagem que, já foi modificada.

Os detalhes serão descritos posteriormente.

 

Exibições: 5023

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

parabéns que software que esta usando para sua  CNC.. abraço..

Olá Flavio,

Fiz testes com o software KCam Versão 4.0.56 da Kelly Ware www.kellyware.com com drive CNC3ax que montei numa placa comprada do Josh Dayan do Guia CNC www.guiacnc.com.br

Fiz testes também com o firmware interpretador de G-code do Simen Svale Skogsrud https://github.com/chamnit/grbl com Arduino UNO e drive Pololu A4988 (2A por fase) www.pololu.com equivalente ao Big Easy Driver disponível no Laboratório de Garagem http://loja.labdegaragem.com.br 

­Abs

Bacana, eu e meu irmao estamos tentando montar uma cnc com imprenssora.. atraves da interface arduino. .abra...10 seu projeto....

Boa Tarde Milton,

Estou impressionado com a sua CNC....muito legal mesmo...parabéns....

Estou fazendo uma tbm para o meu projeto de final de ano....

Já temos um joystick que comanda os eixos, está funcioanando perfeitamente....o único probla que estamos encontrando, é na parte do G-Code Interpreter....já testamos vários (inclusive o da RepRap)....mas nao obtivemos sucesso...

Vc recomendaria algum ?

Abs

Se não me engano o LdG desenvolveu um. Verifique se eles não podem liberar ou pelo menos indicar "o caminho das pedras". Boa sorte.

Olá Euclides,

Pois é....eu fui até o LdG pessoalmente e vi a CNC deles...é muito boa de fato.

Eles me disseram que tinham feito um firmware do zero. Porém fiquei até sem jeito de "pedir" na hora, até por ser algo que eles criaram, enfim.....de qualquer forma eu vou questioná-los !

Abs!

Se não for possível podemos começar a pensar em adaptar algumas livres (se existirem) ou criarmos uma tambem. Pretendo fazer diversas máquinas que dependem deste tipo de conhecimento. Qualquer coisa estamos aqui.

Parabéns, Milton
Eu também montei uma cnc, segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=CA-ZsCj-k5w&feature=player_embedded
Meu conselho aos que estão iniciando ou pretendem montar uma CNC é visitar o forum Guia CNC, lá tem muita coisa interessante e muita gente boa disposta a ajudar.

Precisando estamos aí

Ola voce usou o mach3 para fazer sua cnc, eu abaixei estou aprendo usar ele para fazer minha cnc dmotores de impressora,

abra....

Olá Guilherme,

Eu tinha visto o seu vídeo antes e achei legal.

Acompanho as discussões no forum Guia CNC e aprendi muito lá.

Eu não gostei do drive CNC3ax, achei muito barulhento, estou preferindo utilizar drive para configuração bipolar com micropassos até 1/16 citados acima.

Eu resolvi exagerar e modifiquei minha CNC trocando as laterais por duas chapas de aço, o que garante rigidez e estabilidade, evitando ressonância e o formato atual não foi planejado, sendo apenas o resultado das mutações que o projeto sofreu.

Se fosse começar novamente, seria bem diferente. rsrs

Anexei 3 fotos da fase atual da montagem.

 

Anexos

estou impressionado com suas fotos animal sua CNC ..  nos estamos fazendo ainda coisas bem basicas ...postei umas fotos hoje .. e estamos usando mach3 para controlar os motores mas , nao sei bem usar este software .. abraço sucesso nos seus projetos ficou muito maça.......... 

Olá Wilfredo,

Atualmente estou utilizando uma placa CNC3AX que montei  com uma placa pcb que comprei do Jost Dayan do www.guiacnc.com.br Eu também utilizei esse mesmo Forum para aprender muito sobre o assunto.

Essa placa pode ser encontrada já montada o que simplifica muito o trabalho.

Os motores que estou utilizando são muito simples com apenas uns 5Kg de capacidade e tenho comprado de um amigo que vende suprimentos para CNC.

Para a placa CNC3AX devemos utilizar motores unipolares, ou seja, que tenha 6 ou 8 fios.

O software que está sendo mais completo na minha concepção é o Mach3 e estou utilizando uma versão demonstração, semdo que aqui no Brasil temos o amigo F.Gilii do forum www.guiacnc.com.br que é representante oficial, veja o link http://www.guiacnc.com.br/mach-23/mach3-em-portugues/

Estou conseguindo realizar todas as configurações básicas e estou testando os sensores de limites X, Y e Z.Assim que eu tiver um tempo livre, pretendo fazer um roteiro básico mas didático de toda a configuração para essa placa CNC#AX no Mach3.

Estou à disposição para ajudar naquilo que estiver ao meu alcance, ok?

Abç

Milton

 

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço