Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97554

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara,

que bom que tocou no assunto. Estou até com o Scadabr instalado no meu micro.

Achei a idéia do Scadabr fantástica. Primeiro por ser free. Depois por ser muito legal seu uso.

A possibilidade de usar vários arduinos escravos e um mestre permitiria uma série de aplicações.

Vamos montar um estudo sobre isso?

Já estou te adicionando como amigo para podermos teclar mais. Anota meu msn farmsidney@hotmail.com ou farmsid@gmail.com.

 

Vamos fazer uma aplicação simples e quem sabe o nosso limite?

pô muito bom, to tentando fazer contato para poder aprender e conhecer essa ferramenta que por minha conta eu acho fatastica e absolutamente free..

Bem, caro sidney

vc já fez algum teste? usou algum microcontrolador? no meu interesse devo usar algum microcontrolador barato pra usar de escravo, mas no momento qualquer microcontrolador que eu possa ao menos fazer um teste já é bem vindo se vc tiver algum material pronto agradeço.

Concerteza podemos depois até fazer um webina ou coisa parecida de repente a comunidade aqui pode se interessar e nos ajudar a desenvolver uma plataforma poderosa em automação e free.

temos que trocar ideia sobre o assunto.vou te adicionar no msn agora.

sidnei, onde acho ele pra download na versão que o seu post a seguir colocou?

abaixo segue o link para download.

http://www.scadabr.com.br/?q=node/64

Como é realizado a comunicação? 

Do scadabr e o arduino?

pela serial?

Bem, a comunicação normalmente é serial e pode ser feita por RS232 para uma simples comunicação de mestre-escravo ou RS485 já colocando sobre um barramento.O problema é que eu ainda nãoo sei como fazer para comunicar com o arduino.

De repente vc consegue dê uma olhada no videominicurso datasourceModbus.

caso coseguir por favor poste  aqui no garagem.

abraços.

Adriano, estava dando uma olhada para ver se eu conseguiria fazer um teste com dois arduinos como escravos do scadabr e me surgiram várias dúvidas de como fazer a ligação RS485. Vc sabe fazer isso?

Vc já colocou scadabr no youtube? tem um vídeo muito legal de um professor que mostra como fazer este teste, porém ele não entra no mérito de como montar o terminador nos arduinos.

Podemos discutir isso?

To afim de colocar uns videos no youtube e aqui no lab sobre isso.

Sidney, meu caro.

Realmente é ainda o que estou me batendo para encontrar, atualmente me encontro estudando o protocolo modbus no detalhe para ver como faço isso, diz a lenda que que vc precisaria de um microcontrolador, uma biblioteca modbus em c daí já da pra fazer estrago e que posso te passar no momento é a biblioteca modbus, um curso deprotocolo modbus bem interessante e uma apostila recheada de pratica de laboratorio com microcontroladores usando até surpervisorio. daí meu caro padawan só posso te ensinar o caminho da força mas obte-lá estará com vc. EU tenho o email que vc me deu e te envio tudo isso pelo seu email, por favor não deixa de enntrar em contato pois eu tb estou tentando saber como faço para fazer o microcontrolador falar com o surpervisorio  pelo modelo mestre-escravo do modbus

caso tenha alguma duvida mande um email meu email é adrianoap_df@hotmail.com vou ter prazer em nos ajudar

Fala Adriano, ModBus é um dos protocolos mais utilizados por equipamentos de automação e pode ser encontrado em um grande numero de equipamentos, sensores, PLCs atuadores, inversores entre outros.

Um caminho caso deseje usar microcontroladores seria estudar primeiro um pouco do funcionamento do protocolo, tem bastante informação na internet. Caso vá utilizar o ScadaBR com algum equipamento que já tenha o protocolo o caminho é mais fácil. Basta conhecer as funções implementdas no equipamento e configurar o DataSorce do ScadaBR de acordo.

Se for utilizar o microcontroladores indico o Arduino existe uma implementação OpenSource para ModBus que disponibiliza as funções 3,6 e 16 do Modbus, porém é preciso adaptar esse código a sua necessidade.

Abraço

Eduardo Duarte

oi Eduardo, Benvindo a nossa discursão sobre o scada, finalmente um jedi entre nós.Então vamos ao que interessa, ultimamente tenho estudado o Modbus e se eu não estou enganado e fico lendo um manual modbus como se eu tivesse lendo o alcorão, acho que:

a função 3 faz leitura de registro de memória

a função 6 faz escrita de um valor no registro de memoria

e a função 16 faz escrita de multiplos valores no registrador

tem umas outras funções aqui mas se não foi disponibilizado isso deve dar pro começo,caro eduardo onde posso fazer download desse codigo?pesquisando encontrei esse site que disponibiliza uma biblioteca modbus em c:

http://libmodbus.org/documentation/

será o mesmo?

eu não cheguei a olhar a biblioteca pois ainda não entendo muito do modbus,logo,não adiantaria muita coisa, mas devo superar essa fase.

outra pergunta.

uma  vez com o codigo qual arduino devo usar, como nunca usei arduino na minha vida ele é programado direto do computador via usb ou precisa uma placa de programação?

a programação do arduino é feita em c?

concerteza tenho outras duvidas mas não quero te alugar.então vou tentar procurar as respostas primeiro.

espero não aborrece-lo com as perguntas.

grande abraço.

Adriano,

novidades.

 

Achei alguns sites, não sei se conheçe, mas que está ajudando a usar o scadabr. Como é um software livre precisa se popularizar para ganhar mercado.

 

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicurs...

 

Vamos ler este material e postar para os desenvolvedores nossas dúvidas.

 

Neste momento vou fazer o seguinte. Vou usar o scadabr e dois slaves arduinos.

 

Vai fazendo testes ai e vamos marcar uma reunião online para discutir como podemos implementar o primeiro teste, topa?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço