Olá pessoal,

Sou formado em engenharia mecatronica, mas não mexo com automação a uns 20 anos.  Muita coisa mudou de la para ca.  Na minha época, nós faziamos placas controladoras com PIC e programavamos com LADDER ou ASSEMBLY. 

Estou comprando uma casa que tem piscina com um sistema de aquecimento solar.  O controle da piscina é todo manual.  São 2 bombas (uma do filtro e outra do aquecedor), dois sensores de temperatura e quatro valvulas.  Tudo controlado manualmente.

Em janeiro eu pego a casa, mas antes disso, já estou estudando uma forma de automatizar tudo.  Começei relembrando das plaquinhas PIC que eu fazia, mas no meio dos meus estudos, encontrei o sistema arduino, e gostei bastante da solução.  Já optei, vou usar ela para controlar a minha piscina.

Alguem já fez algo semelhante?  Como eu ainda não peguei a casa, não sei como são os sinais dos sensores e nem qual a potência das bombas.  Também não sei ao certo a logica de controle.  Tudo isso eu saberei em janeiro, mas enquanto isso, eu já vou pesquisando...

Se alguem tiver alguma dica, sou todo ouvidos!

Abs,

Renato Brant

Exibições: 8605

Responder esta

Respostas a este tópico

a corrente que entra "em cima do rele"... 0.024 e a corrente no terra 0.027, para o simulador, como trabalha com numero, são diferente, mas, na prática é um curto, pois só ha 0.003 de diferença. 30 mA, quase nada, sem contar que no simulador as ligações são perfeitas, já na pratica, nem tanto... faz o teste com um resistor pequeno....

faz uma tentativa, coloca o resistor R4 logo antes do terra... talvez dê certo, só tenho dúvida se o rela vai acender devido ser dois caminho, mas, como sao fios quando conduzindo, provavelmente, irá acender.....

o R4 eu coloquei só para reduzir a corrente do LED.  Você esta falando para eu colocar o R4 entre o emissor do Q1 e o terra?  Aí ele derruba a tensão no rele e ele não arma.  Note que a tensão caiu para 3.17V:

 

coloca 100 ohms para ver...

Allan,

Agora a tensão do rele caiu e ele armou.  A noite eu vou testar na prática e depois eu coloco aqui o resultado.  Valeu!

No circuito do protheus esta certo, por isso nao da curto,ja no esquema que ele mandou  não existe curto algum no rele, e sim entre o coletor e a base do transistor que estao polarizados errado

 

Desculpe-me intrometer, mas um rele não provoca curto quando alimentado, o mesmo vai consumir corrente de acordo com a resistência de sua bobina.

Estes reles que costumamos utilizar em nossos projetos tem uma resistência em torno de 70R, quando alimentado em uma tensão de 5V. Temos então uma Corrente em torno de 70 mA, Lei de Ohm I = V / R => I = 5V / 70R.

Uma placa Arduino pode fornecer +- 200mA para alimentar cargas externas + do que suficiente para um rele.

Obs. Os pinos de um ATmega podem fornecer +-40mA não sendo suficiente para o rele, sendo necessario o uso de algum driver o mais comum e um transistor na configuração abaixo.

Se utilizarmos um resistor de 2K7 teremos uma corrente de base de +- 1,6 mA adotando um Beta 100, poderemos acionnar cargas de até 160mA no coletor 
 

Ib = Vb-Vbe / Rb => Ib = 5V - 0,7 / 2,7K
IC = Beta x Ib

Mauricio,

O rele não chega a fechar curto, mas como a resistência dele é baixa, ele puxou mais corrente do que eu imaginava.  A minha fonte era de 400mA e não aguentou.  Agora estou com uma de 800mA e está funcionando legal.

Fala Renato

Escrevi este texto, pois tinha um post anterior de um amigo garagista fazendo este comentário mas o mesmo já retirou o post.

Até ++

Olá amigo!

Você tem algum material falando sobre essa linearização da curva do NTC. Também estou fazendo um projetinho para medir temperatura . 

Valeu..

Olha que curioso a forma que esse cara acionou o rele:

retirado daqui

Ele colocou um R3 de 10K.  Para que será?

Simulando, funcionou:

Descobri o problema.  Estou até com vergonha de falar.

A fonte de 9V/400mA que eu estava usando não estava aguantando.  Quando o rele "batia", faltava alimentação para o Arduino.  Agora estou usando uma fonte 5V/900mA e ficou perfeito.  

Agora vou partir para os proximos passos: 

- Fazer um sistema de 3 botões (UP/DOWN/OK) que utilize somente uma porta do Arduino.

- Fazer a programação com as opções de ajustes

- Trocar o sensor de temperatura da piscina que está com um erro grande de leitura.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço