Estou fazendo um projeto que consiste em um sensor de umidade colocado no solo das plantas que quando houver a necessidade de água manda um sinal via celular , que o usuário ver a necessidade e acionar a irrigação via celular. Primeira duvida como fazer a comunicação com via celulares, e quanto custaria o projeto, e se há uma outra forma de fazer a comunicação entre a planta e o usuário que abrangar grandes distancias. E se tem alguma idéia de quanto custaria se fosse feito automático o projeto. Agradeço.    

Exibições: 3138

Responder esta

Respostas a este tópico

1º caso

Bom o lance daria pra ser feito com INTERNET WIFI, e assim, vc falou que o cara vai acionar pra irrigar, n seria melhor ele irrigar automaticamente? ai mandaria so um sinal avisando pro cara que ela foi irrigado a tal hora e dia pra controle etc...

2º caso

Na falta de intenet vc pode usar um CELULAR para receber o sinal que deseja, vc liga pra ele e ele faria a irrigação, é bem por ai...

vc saberia o custo para cada caso

Nobre Willian,

Estou envolvido em um projeto muito parecido (para não dizer que é o mesmo) e gostaria de saber se poderiamos ir tocando figurinhas para chegarmos a um único produto. Que acha?

com relação a mensagem por celular veja o shield gsm ai no banner ao lado. -->

Na loja da LdG tem ele veja lá.

aguardando contato.

allandavid.projetos@yahoo.com.br

acho otimo mais vc poderia me explicar com seria seu projeto

poderia me mandar um email?

allandavid.projetos@yahoo.com.br

Eu já fiz um sistema de irrigação automático com um CD4001 1 transistor e 1 rele , esta funcionando há mais de 20 anos só precisa de uma limpezinha uma vez por mês , custo total da eletronica do projeto R$2,50 (sem a fonte)

Enio Benatti, vc teria imagem do sistem de irrigação, e teria como eu fazer um prototipo para apenas uma planta com reservatorio de agua para um mês utilizando esse sistema de irrigação. Por que eu tenho que apresentar esse projeto e não tenho como apresentar em grande escala (ex: uma horta). Ajudaria muito sua resposta obrigado.  

Willian,

preciso procurar nos meus arquivos , devo ter guardado o diagrama elétrico.

Enio.

Olá Enio, eu tambem tive esse mesmo problema e resolvi com duas soluções diferentes, primeiro usando eletrodos niquelados, suja bem menos e segundo, adicionei um CD4066 comutando as polaridades dos eletrodos com uma frequencia baixa o que reduz muito os efeitos da eletrolise aí limpava quando  fazia a manutenção do bonsai a cada ano ou ano e meio.

Parabéns pelo dispositivo, funcionando a 20 anos é por que foi muito bem executado.

Abraços de um velho usuario de CMOS.

Celio Santos

Pô Enio,

Se achar posta ai para gente to acompanhando este tópico e quero ver a qual solução vc chegou! Com tão poucos componentes! 

Muito simples. Vc na verdade não precisa saber a umidade do solo da planta , mas a evaporação do local ,que causará a baixa umidade nas plantas , e então conforme a taxa de evaporação , vc rega tudo , inclusive o seu sensor de evaporação.

O sensor é extremamente simples.

Vc pode usar o proprio vaso com a planta como evaporador.

Coloca-se num recipiente com uns 5 cm de altura e uns 2,5 cm maior que o vaso  um tubo com 4 cm com o fundo aberto (pode ser um pedaço de cano de pvc de 3/4) montado verticalmente , onde serão montados os eletrodos.

Coloca- se agua no recipiente e no meio , o vaso com a planta. (deve ter um furo no fundo para a agua entrar)

Em volta do tubinho entre o recipiente e o vaso encha de areia para não criar mosquitos da dengue.

A areia não deve cobrir o tubinho , pois vai curto-circuitar os parafusos !

A agua molha a terra no fundo do vaso e por capilaridade mantém tudo úmido. Até aqui é um vaso normal , só com o tubinho de PVC a mais.

Conforme a água vai evaporando , o nível dentro do tubinho cai , até chegar ao nível minimo.

No topo do tubinho do tubinho coloca-se uma tampinha (pode ser uma tampa de tubo PVC) com 4 furos , 1 aberto (respiro) e nos outros 3 coloca- se 3 parafusos longos de 1/8 x 2" (o ideal é de inox).

Ajusta-se a posição dos parafusos para que um fiquem

A-GND  encostado no fundo.

B-Nivel Baixo a 2 cm do fundo

C-Nivel Alto a 2,5 cm do fundo.

Liga- se no topo dos parafusos 3 cabinhos que vão para o controlador.

deve-se isolar com term contratil a união do parafusos com os cabinhos , pois senão a corrosão acaba com eles.

No controlador , vc faz dois pull up de +- 1MOhm para o 5V de maneira que quando os parafusos estiver fora d'água apareça 5V e quando a água encostar nele , a corrente pela agua poe gnd , e fica com uma tensão bem baixinha.

Com um CD4001 ou um CD4011 vc faz um flip flop RS de 1 bit e liga as entradas com os pull ups nelas.

a saida do flip flop feito com as portas logicas , aciona o transistor , que aciona o rele , que aciona a bomba ou uma solenoide que abre a agua. A bombinha enche o recipiente , aterrando os dois eletrodos , mudando o estado do flip flop , que desliga a bomba.

Conforme a agua for evaporando , o primeiro parafuso sai da agua , mas o flif-flop rs mantem a bomba desligada, até o segundo parafuso sair da agua também.

Quando os dois estão fora dágua , muda o estado do rs e ativa a bomba. a Bomba vai enchendo o vaso , e só vai parar quando de novo os dois parafusos estiverem dentro dágua. 

(é preciso limpar o interior e exterior do tubinho uma vez por mes pois fica com residuos que podem curto circuitar os sensores)

Simples e barato ! E melhor , não quebra !

segue anexo o desenho do controlador.

Use uma fonte de 12 V externa , destas que vai direto na tomada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço