Galera esse video foi o meu primeiro utilizando o PIC16F877a, ideal para iniciantes, ainda não tenho o total ou parcial domínio da linguagem a hardware do PIC. Se vcs tiverem algum conhecimento posta nesse Post, será legal compartilhar-mos as experiências na área de PIC. Obrigado!

Exibições: 1650

Responder esta

Respostas a este tópico

vc ta usando qual compilador ?

Olá Camilo, fiz meu projeto fim de curso com o mesmo PIC que o seu.. e também utilizei o protheus (me foi bem util alias)...a nossa programação foi em C, mas o nosso professor de Projeto que fez a programação. (infelizmente não tivemos a oportunidade de aprender o C nas nossas aulas de microprocessadores já que a linguagem dada em sala era o Assembly).. Ainda sou inexperiente, mas acredito que aprendi muito utilizando o PIC. Abraços e Boa sorte :D

Poxa.. pode contar pro que precisar, mas tenho certeza que o que eu sei ainda é pouco pq acabei o curso técnico agora. Gostei muito daqui, bom pra aprender e nada melhor para aprender do que compartilhar ideias néh?!

Em relação ao Arduino, existem placas desse mesmo estilo só que com o PIC. As da Cerne por exemplo. Lá vende placas didáticas muito boas para quem tá começando e que quer experimentar coisas bem práticas. Dá uma olhadinha no link. as placas são bem completas: 

http://www.cerne-tec.com.br/kitpic.htm aqui são as placas que o site vende para diversos tipos de PIC

http://www.cerne-tec.com.br/ esse é o site, lá é como se fosse a loja daqui do Lab de Garagem. Além de venderem as placas, oferecem cursos para os diversos tipos de PIC e talz.. 

Vou pesquisar mais sobre o Arduino, pois só tive contato com PIC na escola.

Abraços. Boa noite

Não entendi isso...

Então, to gostando desse PIC, o interessante é que vc começa do zero, comprando os componentes, o PIC, LCD e tals. Contrario do Arduino...

No Arduino n compra os componentes? ja procurou alguma coisa relacionado a STANDLONE?

No mais, o que vale é MICROCONTROLAR, rsssssssss com PIC e ou ATmega ou OUTROS... Gostoso demais de vc ver a coisa feito por vc e AINDA FUNCIONANDO, rssssssssss. Abraço e bons ESTUDOS.

Eu recomendo a linguagem JAL para iniciar! É a que eu uso na maior parte das vezes pra familia 10, 12, 16 e 18F!

É gratuita, otimizada e legal de programar!

http://justanotherlanguage.org/

http://code.google.com/p/jallib/downloads/list <- Aqui vc baixa tudo, IDE, bibliotecas, etc

http://tech.groups.yahoo.com/group/jallist/ <- Grupo yahoo em inglês

http://www.ucontrol.com.ar/forosmf/jal-y-jalv2/?PHPSESSID=7093706f1... < Fórum em Espanhol

http://justanotherlanguage.org/content/jallib/tutorials/tutorial_book < - Alguns tutoriais

Se você não quiser gastar com compiladores, esqueça os compiladores pagos, como o CSS C! Tem alternativas gratuitas, que vc não precisa apelas pra pirataria!

Abraços!

Eu gosto do CCS, quando aprendi a uns 3 anos atras foi com ele. Mas hoje temos ferramentas Open Source de boa qualidade que podemos cosiderar como o SDCC (Compilador) e o PikLab (IDE com gravação e debug integrado). Estou utilizando o SDCC e estou gostando, me pareceu facil e muito bom. Acredito que o CCS seja uma solução mais voltada para empresas, por causa da licença, mas.. para nos humildes hobbistas.. acredito na força de soluções OpenSource. Inclusive o labdegaragem fez um webinar sobre isso. Eu ainda não assisti, mas pelo que sei fala sobre o SDCC e o PikLab. ;)

camilo a primeira vez que eu vi o pic foi pura paixão estes carinhas são extremamentes poderosos seu projeto ta bem legal parabens 

olá pessoal

Comecei com PIC ja tem um tempinho rsrsrs.. caso necessite de alguma coisa estamos aÊ rsrsrs

Aêe pessoal o PIC e tranquilo, pode ter certeza pois vc não viram o ATMEL 8051, com programação em ASM rrsrsrs

Existe gravadores prontos tmb amigo, sempre recomendo um site de um amigo meu http://www.arnerobotics.com.br/ ... Sou fã dos trabalhos dele e Ele em si é um cara 100% com certeza ate auxiliar nas duvidas ele faz... Arrocha ai com o "ARNE" qu o cara é fera, no mais vc pode ate usar o site dele pra referencia pq o cara é bom mesmo, tem alguns exemplos de projetos e tudo mais lá.

Abraço.

Olá Camilo,

Quanto a montar ou deixar de montar o circuito básico, eu acho não é uma questão de usar PIC ou Arduino. As plaquinhas azuis do Ardunio são apenas placas de desenvolvimento, assim como eu já usei diversas placas de desenvolvimento para PIC. E poder comprar uma placa pronta para começar a avaliação do seu desenvolvimento não é uma coisa ruim, é um passo muitas vezes necessário.

Comecei a mexer há pouco tempo com o Arduino e estou gostando, o legal é a idéia da padronização e da colaboração, as plaquinhas azuis não são nada.

Sobre PIC eu talvez possa ajudar, trabalho há 6 anos com PIC18, PIC24 e PIC32. Sempre uso os compiladores da própria Microchip (são GCC): C18, C30 e C32. Todos têm a versão gratuita, que só limitam as opções de otimização. Nesses sim você tem que fazer tudo "na mão" ou buscar bibliotecas em código fonte. Pro PIC16 é o HI-TECH, com esse eu não trabalhei muito... mas é uma opção gratuita também. Os compiladores que já tem bibliotecas internas como o CCS e o mikroC eu já não gosto muito, você fica refém deles.

Tem o JAL que o Diego enviou, eu não conhecia mas parece ser bem bacana, principalmente por ser aberta! Não parece ser muito difundida mas vale a pena conferir.

Você está apenas começando a mexer ou já tem algum projeto em vista para colocar seu PIC16?

Um abraço!

Aê pessoal...

O que acha de fazermos umas aulinhas aqui com o PIC ???

Começa mostrando básico com proteus e CCS C, depois podemos ir avançando nos códigos, assim todos saem ganhando rsrs...

Alem de criar um banco de dados de circuito para novos apreciadores de PIC

Tenho interesse em aulas sobre PIC usando ferramentas open source como Piklab,SDCC...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço