Bateria de açúcar pode ter 10 vezes o poder de armazenamento de energia do que as bateria de lítio

Como você provavelmente sabe, açúcares como glicose, frutose, sacarose e dextrose são uma excelente fonte de energia, tanto que quando você come um doce ou toma Coca-cola você se sente mais "ligado". Biologicamente falando, as moléculas de açúcar estão em energia densa, sendo assim fáceis de transportar, e de digerir. Não é atoa que quase todas as células vivas na Terra geram sua energia a partir da glicose. Agora, pesquisadores da Virginia Tech criaram com sucesso uma célula de combustível movida a açúcar que tem uma densidade de armazenamento de energia de 596 ampères-hora por quilo ou se você preferir, "uma ordem de grandeza" maior do que as baterias de íons de lítio. Esta célula de combustível é recarregável com uma solução de maltodextrina. O pesquisador-chefe, Y.H. Percival Zhang, diz que a tecnologia poderá ser comercializada nos próximos três anos.

Para mais informações, clique aqui.

Exibições: 1553

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Marcelo Marchesoni em 1 fevereiro 2014 às 9:12

Ixe!
<piada>

Se tem carro por aí com ninho de baratas e casos de módulos de injeção eletrônica detonados por FORMIGAS, imagine um carro elétrico com bateria de açúcar!!!

</piada>


Fantástica a matéria, é o tipo de tecnologia que viabilizar de vez os carros elétricos, geradores mais silenciosos para áreas remotas (e menos poluentes, ou então geradores de uma poluição útil como fertilizante), e até aparelhos portáteis.

Só falta eliminar os cartéis de petróleo :(

Comentário de José Gustavo Abreu Murta em 30 janeiro 2014 às 22:24

Vocês já viram um canavial pegando fogo?

A quantidade de calor desprendida é imensa.

Açucar é energia!

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço