Adquira componentes na Loja do Lab de Garagem

Neste vídeo, vamos passar os conceitos básicos como calibrar e operar um osciloscópio. A maior parte deste conceitos podem ser utilizados tanto em modelos analógicos (com algumas limitações), como em modelos digitais.

Lista de Materiais 

1 x Osciloscópio

1 x Gerador de funções

O que são e para que servem os Osciloscópios

Os osciloscópios são instrumentos utilizados em eletrônica, que geram um gráfico que mostra a variação da tensão de um sinal elétrico com o passar do tempo.

Como tudo funciona em função do tempo, o eixo horizontal é dado em segundos (ou algum de seus múltiplos), já o eixo vertical representa a diferença de potencial entre o GND e o sinal que é aferido pela ponta de prova.

A linha que passa na tela mostra as variações deste sinal em função do tempo.

Osciloscópios analógicos e digitais 

Tudo começou com os analógicos que utiliza os tubos de raios catódicos (CRT), amplificador vertical (ligado ao sinal que será aferido) e amplificador horizontal (ligado a uma frequência de varredura). Isto gerava um único feixe varia a tela e gerava o gráfico do sinal aferido.

Com a evolução dos componentes eletrônicos, os osciloscópios digitais popularizaram esta ferramenta pois se comparados aos analógicos, eles são muito baratos, tem seu tamanho e peso reduzidos (existem modelos que podem ser levados no bolso, ou ainda conectados ao seu computador) e contam com recursos que facilitam a utilização (gravação do sinal, altas taxas de amostragem, FFT, entre outras) .

Atualmente existem ótimos osciloscópios, tanto analógicos como digitais e a teoria de funcionamento de ambos é a mesma, o que os difere é apenas algumas mudanças em como utiliza-los.

Nos próximos itens utilizaremos o osciloscópio ADS-1102C da ATTEN Instruments para mostrar os conceitos básicos sobre osciloscópio e o manual dele você pode obter clicando aqui.

Abaixo você vê uma foto dele.

Entendendo o visor

Esta é uma tela de clássica de osciloscópio, com um sinal triangular. Em destaque você vê os eixos e as escalas de cada um deles (nos analógicos a escala fica junto as botões de controle de cada um dos eixos).

Primeiros procedimentos

Antes de qualquer aferição ser realizada devemos alterar o idioma para Português,  calibrar e ajustar a ponta de prova que iremos utilizar.

Para mais detalhes, veja no vídeo o ajuste de atenuação da ponta de prova.

Aferindo com o Osciloscópio

Antes de mais nada você deve conectar o GND  ao ponto de referência do circuito que vai ser aferido e conectar a ponta de teste ao ponto que deve ser aferido.

Pressione o botão "AUTO" para fazer um ajuste automático do sinal a tela.

  • Aferindo por estimativa visual

Neste exemplo temos um período "P" igual a 40ms (P = 4 quadrados x 10ms) e como frequêcia é o inverso do período (1/P), temos o valor da frequência igual a 25 Hz.

No eixo vertical o Vpp (Volts pico a pico) é dado pela diferença entre os picos de tensão (Vpp = VpMax - VpMin). Então Vpp = 2 Volts (Vpp = 4 quadrados x escala de 500mV).

  • Aferição através dos cursores

Você deve ativar este modo de operação através do botão "Cursors" no painel do equipamento e regular o local onde cada um dos cursores A e B devem ficar. Um quadro mostra o valor entre os dois cursores.

  • Aferições  no modo Automático

Este não tem segredo, pressione a tecla "Measure" e a maior parte dos valores que você vai precisar estarão na tela.

No vídeo você verá mais detalhes.

Trigger

O trigger é um modo que sincroniza a varredura do sinal com o que é mostrado na tela. É uma importante ferramenta dos osciloscópios digitais podendo pegar uma amostra de sinal e analisa-la ponto-a-ponto com o sincronismos que ele permite. 

Outras funções 

Ele ainda conta com a função MATH (que faz soma, subtração, divisão e multiplicação) entre os sinais dos dois canais. Mostra transformadas de Fourier ( FFT - Fast Fourier transform), modo X-Y, várias opções de conectividade com o computador, impressoras PictBridge e pendriver.

É isto pessoal!!! Espero que vocês gostem desta explicação básica sobre o osciloscópio e se tiverem sugestões ou dúvidas, faça seus comentários abaixo.

\o/

Referências

Manual do Produto

http://www.agilentbrasil.com.br/evento/Scope-Fundamentals-Portuguese.pdf

Exibições: 36386

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Oliveira em 21 agosto 2020 às 17:35

Tenho um Osciloscópio DSO5000P Series liguei ele algumas vezes esta praticamente sem uso.

Gostaria de saber se te aqui neste site Laboratorio de Garagem algum video ou artigo explicando como funciona. Veja a foto é este:

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço