Olá garagistas, pesquisando na net encontrei um projeto da ONG Um Litro de Luz, que produzem postes solares de baixo custo, utilizando tubos de PVC, bateria de moto, lâmpadas de LED, placa fotovoltaica e garrafa PET.

O projeto foi desenvolvido estudantes da Universidade de Brasília desenvolveram um poste de luz sustentável. Esses postes são instalados em comunidades carentes,  com tecnologia simples que ganhou o mundo.

Voluntários brasileiros da ONG Liter of Light (Litro de Luz), criada nas Filipinas a partir das “lâmpada PET” desenvolvidas pelo brasileiro Alfredo Moser, em 2002. | Divulgação/ONG Litro de Luz

O sistema é composto:

tjUV8AR.png

                   Garrafa PET     LEDS         Tubos de PVC         Bateria                   Placa Solar

O projeto ao todo custa de 180 a 200 reais, eles não apresentaram maiores detalhes da montagem, mas deve conter um circuito de foto sensor e um carregador de bateria simples, os Led's aparentemente são Leds Cree.

Achei o projeto super simples e interessante.

Fonte: https://benfeitoria.com/litrodeluzsp

Reportagem de suporte: http://www.unbciencia.unb.br/exatas/41-engenharia-eletrica/480-prot...

Exibições: 3342

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Joao Paulo Mannrich em 25 junho 2017 às 18:58

Olá, Tiago. Este projeto é muito bacana.

Estou querendo desenvolver um projeto destes com meus alunos de física do terceiro ano. Você têm ideias das especificações técnicas das partes eletrônicas do projeto? Estou em dúvida principalmente com relação ao modelo de placa solar que carregue uma material de moto (12v).

Se puder me ajudar, agradeço!

Abraço!

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço