Conheça os tipos de atuadores e motores elétricos (Servo, motores de passo e corrente continua) e suas aplicações

No mercado existe vários tipos de motores, os mais comuns são (1) motores de corrente contínua, (2) motores de passo e (3) servomotores. Apesar de serem motores elétricos, cada um tem o funcionamento diferente e finalidades diferentes. Neste tutorial vamos mostrar como cada um funciona e o que cada um pode e não pode fazer.

Primeiro vamos pegar o motor mais comum, o (1) motor de corrente contínua. Este motor é constituído por:

  • armadura ou rotor
  • comutador
  • escovas
  • eixo
  • imã de campo

Basicamente, o motor utiliza imã para se movimentar, isto é, utiliza o magnetismo. Ao aplicar uma tensão de corrente contínua, a corrente passa pelas escovas e depois pelo comutador, o qual faz o eixo girar.

O motor de corrente de contínua não tem precisão e sim velocidade, eles podem ser encontrados geralmente em brinquedos, pára-brisas, bombas de aquário, ventiladores...

Os (2) motores de passo são motores elétricos que possuem pólos fixos para precisão e diferente dos motores de corrente contínua não contém escovas e comutadores. E diferente dos motores de corrente contínua e servomotores é que o motores de passo contém precisão e força.

Abaixo mostra duas imagens de seu funcionamento:

Ao mandar um pulso em uma bobina, o eixo se moverá em direção a bobina e assim por diante. Geralmente esses motores pode ser encontrados em impressoras, scanners e robótica por exemplo.

Os (3) servomotores são parecidos com motores de passo, porém contém um sistema de controle interno o qual verifica a posição de entrada com a posição de saída e um motor de corrente contínua. E apesar de terem precisão, o servos não tem muita força como motores de passo. Geralmente os servomotores encontrados em lojas de aeromodelismo, giram apenas 180 graus. Mas pode-se modificá-los para girarem 360 graus.

A figura abaixo mostra internamente como é o servomotor:

Os servomotores, são comumente utilizados em aeromodelismos, robótica e mecanismos de automação que não necessitam de muita força. 

Portanto eles são bem diferentes, com suas próprias características. O motor de corrente contínua serve para aplicações de velocidade e sem precisão. O motor de passo serve para precisão e força. E o servomotor serve para precisão entre 0 a 180 graus e sem força.

Agora você sabe qual motor utilizar! Esperamos que este tutorial tenha tirado suas dúvidas! Se não, você pode postar aqui mesmo neste blog sua dúvida! Caso tenha alguma sugestão de tutoriais, poste aqui! Você pode ver nossos outros tutoriais, clicando aqui! E também os projetos criados pelo LdG e outros garagistas, clicando aqui!!

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Servomotor

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_corrente_cont%C3%ADnua

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_passo

http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-eletrico7.htm

http://www.feiradeciencias.com.br/sala22/motor_teoria1.asp

http://www.coladaweb.com/fisica/eletricidade/motores-de-corrente-co...

http://www.labdegaragem.com.br/wiki/index.php?title=Servomotor

Exibições: 39428

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Catia Chan em 24 abril 2017 às 13:52

Boa tarde, temos um Hoverboard para fazer como projeto deste ano na faculdade, e estamos tendo dificuldades de encontrarmos o tipo de motor a ser utilizado em cada roda do projeto e consequentemente a bateria. O integrante mais pesado do grupo pesa cerca de 120kg. Encontramos o valor do torque necessário para cada roda = 44,7 Nm, Potência necessária para cada roda = 1155W e o diâmetro da roda é de 215mm.

Comentário de JOAO SERGIO V DA COSTA em 5 março 2014 às 15:37

Boa tarde gostaria de usar um motor que ao apertar um botao fosse injetado uma corrente correspondente a voltagem do mesmo e o fizesse se mover 180 graus cada vez que eu apertasse o botao, ou 180 graus para frente quando eu apertasseo botao e mais 180 quando eu soltasse o botao. qual o melhor motor para essa funcao?

Comentário de REINALDO LUIS BARUA em 11 julho 2013 às 10:44

MUITO ÚTIL ESSAS INFORMAÇÕES,UM ABRAÇO.

Comentário de joao pedro neves em 10 junho 2013 às 20:15
  • Boa tarde a todos, eu estou com um problema o meu servo motor queimou o circuito de controlo e gostaria de saber como poderia fazer um novo para ele

Comentário de Berg Silva em 22 maio 2013 às 18:16

muito bom ainda mais para mim que estou comecando

Comentário de Francisco Lucena Gomes Jr em 19 julho 2012 às 9:48

Poderia explicar como é o comando dos servos, ou seja, como eu faço para que o eixo gire um determinado ângulo?

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço