21/06/13

  • Tutorial Revisado

 

Adquira estes componentes na Loja do Lab de Garagem

Olá Garagistas! Neste tutorial, vamos mostrar como montar o circuito e como utilizar o LCD com o Arduino. Faremos também um exemplo criado pelo LdG, onde escrevemos na tela do LCD:

 

"Ola Garagista!

       LabdeGaragem 1"

 

Sendo o "Olá Garagista" uma saudação, "LabdeGaragem" nossa assinatura e o "1" escrito na mensagem, está representando uma contagem dos segundos passados após o início do programa. Vamos começar!

 

Materias Utilizados:

1x Arduino UNO

1x LCD 16x2

1x Potenciômetro 10KΩ

1x Protoboard

Alguns Jumpers

 

 

1.  O Funcionamento

1.1) LiquidCrystal.h: A "LiquidCrystal.h" é a biblioteca que iremos utilizar para fazer o controle do LCD, utilizando o Arduino. Ela é bastante útil, pois possui funções que nos auxilia nas configurações e tratamento dos dados a serem enviados ao LCD. Na lista abaixo, estão contidas as funções que podem ser utilizadas pela biblioteca. Para mais detalhes sobre uma certa função, basta somente clicar nela que você será redireciona para o site da Arduino.cc, onde você vai encontrar o que essa função faz, e a sintaxe para se utilizar ela.

 

 

1.2) A Pinagem do LCD: Na parte traseira do LCD você encontrará a numeração dos pinos, encontrando apenas o número 1(à direita) e o número 16(à esquerda), indicando que a contagem dos pinos vai de 1 a 16 da direita, para a esquerda. Na tabela abaixo, você poderá encontrar a descrição de cada pino do LCD:

 

 

1.3) Datasheet do LCD: No Datasheet podemos encontrar informações sobre o LCD, e saber quais os pinos vamos utilizar para fazer a montagem do circuito do LCD com o Arduino! Na nossa demonstração, não utilizaremos apenas os pinos 7, 8, 9 e 10. Após consultar o Datasheet, faça a montagem do circuito.

 

 

2. A Montagem

 

Figura 1 - Montagem do Circuito: LCD + Arduino

 

 

 3. O Sketch

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

#include <LiquidCrystal.h> //Inclui a biblioteca do LCD

 

LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2); //Configura os pinos do Arduino para se comunicar com o LCD

 

int temp; //Inicia uma variável inteira(temp), para escrever no LCD a contagem do tempo

 

void setup()
{

lcd.begin(16, 2); //Inicia o LCD com dimensões 16x2(Colunas x Linhas)
lcd.setCursor(0, 0); //Posiciona o cursor na primeira coluna(0) e na primeira linha(0) do LCD
lcd.print("Ola Garagista!"); //Escreve no LCD "Olá Garagista!"
lcd.setCursor(0, 1); //Posiciona o cursor na primeira coluna(0) e na segunda linha(1) do LCD
lcd.print("LabdeGaragem"); //Escreve no LCD "LabdeGaragem"

 

}

 

void loop()
{

lcd.setCursor(13, 1); //Posiciona o cursor na décima quarta coluna(13) e na segunda linha(1) do LCD
lcd.print(temp); //Escreve o valor atual da variável de contagem no LCD
delay(1000); //Aguarda 1 segundo
temp++; //Incrementa variável de contagem

 

if(temp == 600) //Se a variável temp chegar em 600(10 Minutos),...
  {
  temp = 0; //...zera a variável de contagem
  }

}

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Copie e cole o sketch, que está dentro das linhas pontilhadas na Arduino IDE, selecione a versão da sua placa Arduino, selecione a porta serial e clique em UPLOAD. Você verá que após o upload do sketch o LCD escreverá as mensagens e começará a fazer a contagem dos segundos de programa iniciado. Pronto, seu LCD está funcionando!

 

E é isso aí! Esperamos que tenham gostado deste tutorial! Caso tenham dúvidas sobre o tutorial, vocês podem postar aqui mesmo! Vocês também podem sugerir tutoriais, clicando aqui, podem ver nossos tutoriais anteriores clicando aqui e os projetos, clicando aqui. Até a próxima Garagistas!

 

Referências:

http://www.sparkfun.com/datasheets/LCD/GDM1602K.pdf

http://arduino.cc/en/Tutorial/LiquidCrystal

 

Exibições: 202377

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Tio Guilherme em 17 novembro 2018 às 19:59

to tentando montar meu LCD mas ele soh fica piscando um CUadrado escuro

que saco....

alguem pode me salvar?????

bjs me liga :]

Comentário de vincenteludugeriodossantosneto em 21 agosto 2017 às 17:39

 Da pra fazer sem o potenciometro ? 

Comentário de lucas dos santos almeida em 2 fevereiro 2017 às 13:18

eu gostaria de saber se é possível a troca do pino 12 e 11 pelo 6,7

Comentário de Marcelo Shinichi Ikawa Nishikaw em 8 dezembro 2015 às 17:45

Acho que posso ajudar vcs com esses problemas de caracteres e coisas esquesitas que aparecem no LCD de vcs. O programa desse tutorial eta funcionando perfeitamente. Caso os caracteres estejam aparecendo meio esquesito o problema esta no potenciometro... o problema acontece na hora em que giramos o potenciometro, isso ocorre devido ao mau contado dos jumper ou fios que estao conectados nele. Resumindo o assunto pra evitar essas coisas eh melhor deligar o arduino fixar bem ou melhor soldar os fios seria a maneira correta, assim evita o mau contato o que acaba gerando algo do tipo de um pequeno curto circuito e essas pequenas interferencias e sabemos que potenciometro eh uma resistencia.....

Comentário de Gabriel Galdino em 3 dezembro 2015 às 13:49

Ola pessoal, fiz tudo corretamente, mas no final aparece uma mensagem na hora de verificar redefinition of 'void setup()' e como sou novo, não entendo muito, queria uma ajuda ! Obrigado

Comentário de Danilo Araujo de Freitas em 21 setembro 2015 às 11:31

Ola pessoal!

Estou com um pequeno problema aqui. Usei a programação e fiz tudo corretamente e está funcionando, porém

na hora de zerar a contagem o número anterior fica "congelado", por exemplo coloquei para contar até 20 segundos, chegou no 20 ele zera e fica com o 9 do 19 nao desaparece e segue contando normalmente até chegar a 10 e assim vai... Se algu´rm puder me ajudar agradeço, vlw.

Comentário de PAULO EVARISTO CABRAL DE OLIVEIR em 23 julho 2015 às 12:55

Também tive problema para montar meu LCD e no fim consegui resolver o problema. Compartilho com os colegas minha experiência. 

Refiz a solda toda novamente dos conectores. Testei com multímetro as conexões dos pinos do lcd e a breadborard. 

Revolvi apertar os jumper e ocorreu o erro que alguns relataram aqui de aparecer interrogações e caracteres estranhos. Nesse momento comecei a ficar feliz pois pelo menos já estava aproximando da solução pois até então só o backligth acendia. 

Trocando os jumper descobri que o jumper ligado ao pingo digital 12 estava com defeito. Troquei o jumper e eis que apareceu o texto no dislplay

Comentário de marcelo da silva alves em 12 julho 2015 às 16:43

eu resolvi o problema mudando os pinos da porta 10 e 11 para 11 e 12 da montagem do jamper no arduino 

Comentário de jose rodolfo durante em 26 junho 2015 às 23:28

Desculpe-me mas não percebi como fixar a placa de lcd no protoboard. Talvez porque minha placa de lcd não encoste na protoboard? ou os jumpers não são os corretos? Enfim o lcd fica solto e os jumpers também

Comentário de Fábio de Souza Guedes em 13 fevereiro 2015 às 18:56

Eu fiz tudo conforme está no site mas na tela do lcd, não aparece nenhuma mensagem, alguém pode me ajudar para resolver esse problema.

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2020   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço