Olá pessoal, boa noite a todos! =)

 

Ano passado estava em um chalé que tinha lareira em atividade, aí resolvi filmar para fazer uma lareira digital!

 

Consegui fazer com sucesso a conversão da câmera para o vídeo, então vou colocar todo o processo caso quiserem em algum momento uma lareira mais ecologicamente correta (e barata de fazer, para decoração e efeito psicológico, aí para esquentar usa a manta peltier do Ernesto hehe) =)

 

Então, são poucas etapas para fazer, mas os detalhes é que são importantes nesse caso, leia tudo antes de colocar em prática para ver o que quer fazer:

 

Materias necessários:

 

1 câmera fotográfica capaz de filmar (640X480 é o mínimo para boa qualidade, mas bem comum)

1 Lâmina de vidro com retalho de filme aplicado (insulfilm) caso o brilho do fogo seja muito forte (mais detalhes adiante)

1 computador (para colocar o vídeo depois)

*Gravador de DVD no computador

*1 lareira

 

*se não houver gravador pode usar o computador como lareira, mas aí pode procurar por "digital fireplace" no youtube que achará vídeos prontos, é bom também para ter referência

 

Primeiro passo é fazer um teste rápido com a lareira acesa, antes de posicionar para a filmagem. Veja se na tela aparecem riscos brancos na parte mais quente do fogo, se isso acontecer pare de apontar a câmera para a lareira. Você terá que usar um filtro, no caso a lâmina de vidro com um retalho de insulfilm, por exemplo. Isso evita que o sensor CCD da sua máquina digital sofra danos permanentes (é como a retina do olho quando olha para algo muito claro por muito tempo).

 

Após este processo, tente usar o zoom ótico da câmera para manter ela afastada do calor e ainda enquadrando a lareira, para evitar danos de superaquecimento por proximidade e fagulhas que venham a sair da lareira.

 

Após saber a distância certa, nivele a câmera colocando um tripé ou sobre algum objeto não inflamável, é melhor que fique próximo da altura da lareira e bem nivelada.

 

Após tudo isso, veja se há algo que possa pegar fogo e tire de perto da lareira, pois irá tirar a grade de proteção para filmar melhor. Comece a filmagem e acompanhe todo o processo, para poder agir rápido se a câmera se comportar diferente ou se sair alguma fagulha da lareira.

 

No caso, filmei 20 minutos que era o limite da câmera, mas pode filmar mais se tudo estiver indo bem, o fogo pode durar até mais que uma hora sem realimentação, se for filmar a queima completa.

 

Após finalizar volte a grade na lareira. Depois de transferir o arquivo para o computador você já tem a lareira no PC, se quiser na televisão usando DVD é um pouco mais complicado, veja qual o formato de vídeo que a câmera grava e tente editar no Movie Maker ou outro software compatível e gravar no DVD como DVD de vídeo, o formato muda, vai para VOB e em uma conversão correta normalmente aparecem as pastas AUDIO_TS e VIDEO_TS, porque na versão do player os arquivos de áudio e vídeo são separados, e dentro da pasta de vídeo normalmente tem arquivos .IFO e .VOB, que indica que o DVD gravado será reconhecido como DVD de vídeo e não de dados.

 

Cuidado para não gravar vídeos de qualidade muito alta se for colocar em DVD de vídeo, pois o DVD player tem limites para tocar... se a transferência de dados for muito pesada ele simplesmente vai parar naquele ponto.

 

Aqui abaixo está uma imagem da lareira que gravei, não precisei de filtro porque a lente não era muito sensível nem o fogo muito forte.

 

Abraços, até mais!

 

Exibições: 566

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço