O software KeyToIno, é extremamente fácil de usar, dessa forma, nesse artigo, vamos ensinar desde como instalá-lo, até a realizar sua comunicação com o Arduino, e fazer a leitura das teclas do teclado do seu computador.
Para acessar a página de download do software, clique aqui. Após realizar o download descompacte o conteúdo do arquivo para a pasta “Arquivos de Programas” do seu sistema operacional, normalmente presente neste diretório: “C:\Program Files (x86)”. Feito isso, você pode iniciar o programa através do executável “KeyToIno.exe”. Se desejar, você pode criar um atalho na área de trabalho clicando com o botão direito do mouse e selecionando Enviar para > Área de Trabalho (Criar Atalho). Dê um clique duplo no executável “ KeyToIno.exe ”.
As bibliotecas necessárias para utilizar o software já estão inclusas no mesmo. Para realizar sua instalação, basta clicar no botão “Instalar Bibliotecas” na barra de ferramentas superior.
Após abir o software conecte o seu Arduino ao PC. Uma notificação aparecerá, conforme imagem abaixo.
Verifique se a porta selecionada na configuração do programa, é a mesma apresentada na notificação. Caso contrário, selecione a porta correta.
Abra a IDE de sua preferência para criar o código fonte e enviar a programação ao Arduino.
Copie e cole o código abaixo, na sua IDE. O objetivo deste código, é ler a tecla “F1” do teclado, e acender o led da placa caso ela seja pressionada.
//*************************************************************************************************/// Projeto : Teste KeyToIno// Arquivo : KeyToIno.ino // Descrição : Acende o led do Arduino, ao pressionar a tecla F1 do PC
// Data : 28/04/2019
//*************************************************************************************************/
#include "KeyToIno.h" //Inclusão da biblioteca necessária para o uso do software
KeyToIno meuTeclado; //Instância declarada para representar o teclado do computador
void setup()
{
meuTeclado.begin(9600); //Inicializa a porta serial do Arduino com a velocidade de 9600
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT); //Configura o pino do led da placa, como saída
}
void loop()
{
meuTeclado.readKeys(); //Faz a leitura das teclas do teclado
bool F1_press = meuTeclado.isPressed(KEY_F1); //Verifica se a tecla F1 está pressionada
digitalWrite(LED_BUILTIN, F1_press); //Escreve o sinal que leu a tecla F1, no led da placa
}
O principal comando utilizado, é o método “isPressed(key)”. É esse método que irá testar se a tecla informada como parâmetro (no caso “KEY_F1”) está pressionada ou não. Você pode descobrir qual o nome da tecla que você deseja ler, na própria interface do KeyToIno. Com o software aberto, pressione qualquer tecla do teclado para ver o nome que deve ser informado como parâmetro para lê-la conforme demonstra a imagem abaixo.
Após enviar o código para sua placa, para começar a utilizar o teclado, basta abrir o KeyToIno, e clicar no botão “Conectar”
Feito isso, o Serial Monitor começará a rodar os comandos lidos do teclado, enviados para o Arduino. Dessa forma ao pressionar a tecla “F1”, o led deverá acender, e ao soltar ele deverá apagar.
Como foi demonstrado anteriormente, você pode ler qualquer tecla que desejar, bastando pressioná-la e observar o nome mostrado pelo KeyToIno. Use este ‘nome’ no método “meuTeclado.isPressed(nome)”, para fazer sua leitura.
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