Tutorial de como montar o Arduino na protoboard

Obs: Para tutorial completo com passo a passo, clique aqui.

Recomendamos este kit para montagem do Arduino na Proto: Kit Garagino Proto

A placa Arduino é uma placa de desenvolvimento open source (código aberto), isto é, qualquer pessoa pode montar a placa, mudar o Nome da placa (já que Arduino é uma marca registrada), usar para uso próprio e/ou vender. A placa Arduino pode ser utilizada para automação, controle de processos, comunicação, etc.

A placa Arduino vem com um microcontrolador da série atmega da marca ATMEL. O microcontrolador utilizado na placa Arduino UNO e Duemilanove é o atmega328P-PU. Este microcontrolador funciona com 5V de alimentação, memória flash de 32Kbytes, SRAM de 2Kbytes, EEPROM de 1Kbyte e velocidade de clock de 16Mhz.

Como o código é aberto, pode-se montar a placa na protoboard. A seguir mostraremos quais os componentes necessários e como montar o Arduino Duemilanove, pois é mais simples e utiliza comunicação por FTDI e não pelo atmega16U2 como o do UNO.

Abaixo mostra a pinagem do atmega328P-PU(atmega168 tem a mesma pinagem que o 328P-PU) referente a placa Arduino:

Para montar a placa Arduino Duemilanove na protoboard é necessário os seguintes componentes:

1x Atmega328P-PU com bootloader para Arduino Duemilanove

1x Breakout RS232 para USB Serial( aqui utilizamos este breakout para comunicação, pode-se usar outros)

2x capacitores de 22pF

1x Cristal de 16Mhz

1x pushbutton

1x resistor de 220 ohm

1x Led

Seguindo a pinagem do atmega acima, primeiro coloque o atmega328P-PU na protoboard. Em seguida os capacitores e o cristal nos pino 9 e 10. O TXO do FTDI no RX (pino 2) do atmega, o RXI do FTDI no TX (pino 3) do atmega. Conecte o pushbutton entre o RESET (pino 1) do atmega e o GND. Conecte o pino 19 do atmega na perna maior do Led, e depois a perna menor do Led em uma das pontas do resistor e a outra ponta no GND. Conecte a alimentação e conecte todos os GNDs. A figura abaixo mostra a montagem final.

Pronto! Seu arduino montado na protoboard está pronta! Agora é só diversão! 

Lembrando novamente que para funcionar, você tem que gravar o bootloader no atmega328P-PU. Para este caso, o bootloader utilizado é para a placa Arduino Duemilanove. Então configure a IDE do Arduino para Arduino Duemilanove.


Referências:

http://arduino.cc/en/Main/Standalone

http://www.labdegaragem.com.br - Loja Online

http://labdegaragem.com/


Exibições: 15208

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2016   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço