Tutorial : Conhecendo o ESP32 – Primeiros contatos (2)

ESP32 protowire 2

ESSE TUTORIAL É UMA CÓPIA DO MEU BLOG :

https://jgamblog.wordpress.com/2018/02/07/conhecendo-o-esp32-primei...

A placa ESP32 DEVKIT tem o comprimento de 54 mm e a largura de 27 mm (aproximadamente). Com essa largura, fica difícil para fazer montagens em um  Protoboard. Portanto durante as minhas montagens de testes, estarei usando dois Protoboards (760 furos cada) . Assim terei um espaço com bastante furos para serem usados com o ESP32. Achei que essa foi a melhor solução. A foto é somente ilustrativa.

O tipo de alimentação mais comum é através da USB (conector mini-USB). Mas lembre-se que antes de conectar o ESP32 no seu PC, terá que instalar os drivers da Interface USB-serial CP2102.

Link para download dos drivers do CP2102 para Windows, Macintosh OSX, Linux e Android :

Link dos Drivers CP2102

No meu caso, o  meu PC roda Windows 10. Usando o cabo USB, conecte o seu ESP32 em uma porta USB (que suporte 500 mA, preferencialmente). Para descobrir qual porta COM será usada pela Plataforma de desenvolvimento de aplicações do ESP32, acesse o Gerenciador de dispositivos e identifique a COM configurada.  Digite Gerenciador de dispositivos na caixa de pesquisa do Windows e selecione-o. No meu PC, a porta configurada foi a COM3.

ESP32 porta COM3

Só por curiosidade, medi as tensões de alimentação da placa ESP32.  No pino 5V , a tensão medida foi de 4,94V e no pino 3,3V, a tensão foi de 3,27V. Muito bom !

O ESP32 foi lançado em 2016, por isso, atualmente já existem vários Ambientes de Desenvolvimento de aplicações:

  • ESP-IDF – Framework de desenvolvimento oficial da ESPRESSIF para o ESP32. Ele é o mais completo, mas é complicado de usar.           Link do ESP-IDF
  • Arduino-IDE : é o Ambiente de desenvolvimento mais conhecido de todos e bem mais fácil de usar.                                                          ESP32 – Arduino IDE
  • PlatformIO : é um ambiente similar ao do Arduino. Ainda não posso afirmar se é melhor.                                                                             ESP32 – PlatformIO

Espero, assim que possível, criar tutoriais sobre cada um dos Ambientes acima citados. Existem outros ambientes , mas menos conhecidos . Procure no site ESP32.net , por “Development Tools and Environments”.

Assim que conectei o cabo USB no ESP32, fiquei curioso para  saber o que estava gravado na placa. O Sistema Operacional usado pela ESPRESSIF na ESP-IDF é oFREERTOS. Assim como no ESP8266, o ESP32 também pode ter um firmware de Comandos AT.

Link do Manual ESP32 – AT commands

Para conectar-me na console do ESP32, usei o programa (grátis) PUTTY . Configurei a COM3 com a velocidade 115200 Bps (padrão para o ESP32). Edite e salve a sua configuração, para facilitar o uso.

Opa ! Veja a tela que apareceu na minha console ! Na verdade , o que apareceu primeiro foi a tela de RESET (poweron_reset). Depois apareceu Hello, my first lolin32.

O reset apareceu depois nessa tela , pois foi depois que eu pressionei o botão de RESET.  Ao pressionar esse botão, o ESP32 dá um reboot. 

Minha placa parece que veio instalada com o firmware da WEMOS. No fórum do ESP32, descobri que alguns usuários tiveram dificuldade para gravar outros FWs , sobrepondo o LOLIN32.

Site da WEMOS

Acessei o site e não encontrei nenhum tutorial !  Que decepção ! Fui para o site do Fórum, e fiquei mais preocupado – LOLIN32 is dead ?       Fórum do LOLIN32

OK ! Primeiro desafio – tentar  usar Arduino IDE (mais fácil para começar) . 

Aguardem o próximo tutorial !

Exibições: 936

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de José Gustavo Abreu Murta em 12 outubro 2022 às 23:29

Manual super importante:

ESP IDF Programming guide - para ESP32:

https://espressif-docs.readthedocs-hosted.com/_/downloads/esp-idf/e...

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço