Tutorial: como utilizar o display LCD16x2 com mbed

Adquira estes componentes na Loja do Lab de Garagem

Neste tutorial, vamos mostrar como utilizar uma display LCD 16x2 com o mbed. O mbed é uma plataforma de desenvolvimento tão simples e fácil de usar quanto o Arduino, porém muito mais potente. O LCD 16x2 tem que ser de 3.3V, pois o mbed fornece apenas 3.3V na saída VOUT. Você pode utilizar um LCD 16x2 de 5V, mas você deverá alimentá-lo externamente.

Primeiramente vamos montá-los na protoboard:

Agora, conecte seu mbed no PC. O PC irá detectar o mbed como Flash Drive. Dentro dele, clique duas vezes no MBED.htm, seu navegador irá para a página de login do mbed.org, digite seu login e senha. Agora, logado na conta, vá em "Compiler", clique em "NEW" para criar novo projeto. Coloque o nome de "testelcd". Agora você precisa importar a biblioteca "TextLCD". Na página anterior, clique em "Code", depois em "Libraries", procure e clique a biblioteca "TextLCD". Agora clique em "import this library into a program". Ele abrirá uma janela perguntando em qual projeto você quer importar, digite o nome do projeto que você criou anteriormente. Novamente no "Compiler", abra o projeto "testelcd" como a imagem abaixo:

Pela imagem acima, podemos ver que a biblioteca principal "mbed" e a "TextLCD" estão importadas para dentro do projeto. Agora clique no arquivo "main.cpp", apague tudo que estiver escrito e cole a seguinte programação:

// Hello World! for the TextLCD

#include "mbed.h"
#include "TextLCD.h"

TextLCD lcd(p15, p16, p17, p18, p19, p20); // rs, e, d4-d7

int main() {
lcd.printf("Hello World!\n");
}

A imagem abaixo mostra como vai ficar:

Clique em "Compile". Uma janela abrirá pedindo para salvar o .bin. Nomeie o arquivo e salve dentro da pasta do mbed. Cuidado, delete qualquer arquivo .bin que estiver dentro da pasta do mbed, pois do contrário conflitará e o mbed poderá não funcionar perfeitamente.

Agora aperte o botão "reset" da placa e ajuste o contraste pelo potenciômetro. Pronto! Seu mbed está funcionando junto com um display LCD 16x2.

E é isso! Esperamos que tenha gostado! Para dúvidas, poste aqui mesmo neste blog. Caso tenha sugestões para tutoriais, clique aqui! Para ver outros tutoriais e projetos desenvolvidos pela equipe LdG e por outros garagistas, clique aqui e aqui, respectivamente. Até a próxima!

Referências:

http://mbed.org/

http://mbed.org/cookbook/Text-LCD

Exibições: 5172

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Ronaldo Antonio Maia Junior em 6 setembro 2014 às 1:52

Meu display LCD funciona com o arduino, então deve ser para 5V. Como devo alimentar o LCD com o Mbed? Pensei em retirar o fio do VOUT, deixar o GND e alimentar com 5V no positivo e negativo da protoboard. Isso daria certo?

                    Valeu.

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço