Tutorial: Como utilizar a Fresadora CNC do LdG para fresagem de peças 3D

Este tutorial irá ensinar como fresar uma peça 3D utilizando o Software ArtCAM e a Fresadora CNC desenvolvida pelo Laboratório de Garagem que é versátil e super fácil de usar.

A Fresadora CNC é capaz de fresar Placas de Circuito Impresso (PCI), Cortes de chapa, Gravação 2D e Fresagem de peças 3D, isso tudo com o melhor custo beneficio do mercado.

Para mais informações sobre a Fresadora CNC clique aqui.

Vamos usar como exemplo de peça 3D um toroide que foi feito no software 123D que além de fácil e intuitivo de se  projetar é também gratuito, para baixar o software 123D clique aqui.

É também possível fresar a sua peça projetada em uma plataforma 3D qualquer,desde que ele consiga exportar o desenho em formato ".stl " que é suportado pelo ArtCAM que por sua vez sera responsável por  tratar o desenho e gerar o código G-Code para a Fresadora CNC, disponibilizamos para download  o arquivo do desenho do toroide.stl já pronto para uso logo a baixo.

Para fazer download do arquivo toroide.stl clique aqui

Para se realizar esse tutorial utilizamos o programa ArtCAM JewelSmith clique aqui para mais detalhes

OBS: Esta é uma versão profissional paga, a versão gratuita também consegue tratar a peça porém não se  consegue gerar o arquivo G-Code e nem salvar o projeto.

a versão gratuita citado a cima é o ArtCAM Express para mais informação desta versão clique aqui.

Lista de Materiais:

  • Chapa de acrílico ou mdf aproximadamente de X=100mm por Y=100mm por Z=20mm
  • Fita dupla face simples (não esponjosa)

Lista de Ferramentas:

  • Fresa de debaste 3mm
  • Tesoura
  • Óculos de segurança

Passo a passo no ArtCAM JewelSmith

1 - Execute ArtCAM  Crie um novo Modelo com as dimensões da sua chapa de acrílico/mdf em unidades em mm.

2 - Importe  peça Toróide.stl indo em Relevos > Importar Modelo 3D...> "local que salvou o arquivo" 

 

3 - Após abrir a peça configure suas dimensões setando as posições conforme a imagem e depois siga a sequencia apertando em: Vista 3D , Centro , Aplicar ,Colar e fechar.

4 - Configure a espessura da chapa que está utilizando e onde quer que comece a sua peça indo em: Percursos > Definir Material...

5 - Crie um Vetor retangular em volta da Vista 2D para que possa ser usado como  limite do corte da peça, para isso siga a sequencia: Vista 2D - Nível de Bitmap > Visualizar Relevo ou F10 > Criar vetor retangular. Agora só fazer o retângulo em volta da peça e após estar em uma medida aceitável clique com o botão direito do mouse fora da área do retângulo para que possa criar o vetor, o retângulo mudará para cor vermelha indicando o mesmo conforme imagem a baixo.

7 - Volte para aba "Vista 3D " e abra a janela de Usinar Relevo indo em : Percussos > Novo Percurso 3D > Usinar Relevo...

8 - Mude a aba de "Relevo Todo" para "Relevo Selecionado" após defina as fresas que vão ser utilizadas para acabamento e desbaste clique em "Clique Para Selecionar...",  abrirá a aba de selecionar a ferramenta, nessa aba crie um novo grupo e depois as ferramentas que vamos usar.

Para criar um grupo clique em "+Grupo...", escolha o nome do seu grupo...

Para criar uma nova ferramenta para debaste e Acabamento clique em "+Ferramenta..." e sete os valores conforme as imagens a baixo para Debaste e Acabamento: 

 9 - Após terminar de criar as ferramentas selecione-os e sete os valores conforme abaixo:

 Agora clique em "Calcular Agora"  e aguarde terminar de carregar, se acaso der o seguinte erro:

Volte para a aba da vista 2D e clique em cima do retângulo que você gerou o vetor e tente novamente calcular.

10 - Ao terminar de calcular a imagem deve parecer a rota que a fresa vai seguir conforme imagem a baixo, caso a imagem esteja parecida simule o mesmo para ver como vai ficar fisicamente indo em: Percursos > Simulação > Barra Controle Simulação, ao clicar nela irá aparecer uma janela de controle e mudará a vista da imagem para uma chapa que será cortada na simulação, de play e veja como irá cortar no debaste e quando parar de play novamente para ele simular o acabamento, caso acha muito demorado o processo na própria aba se pode aumentar a velocidade de simulação.

11 - Agora gere o arquivo G-Code para ser passado para a Fresadora CNC indo em Percursos > Salvar Percursos, insira o percurso do acabamento junto com d do debaste para ser gerados juntos e sete o arquivo de saída como " G-Code (mm) (*.tap) " como o nome de code.txt, lembrando que nos percursos sempre vem primeiro o debaste e depois o acabamento.

12 - copie o arquivo gerado na raiz do  cartão de memoria SD, coloque o cartão na Fresadora CNC, fixe a chapa de acrílico na mesa com fita dupla face e posicione a fresa no mesmo ponto inicial que está setado no programa que no nosso caso é no canto inferior esquerdo, com a fresa ligada dessa o eixo Z até fazer uma pequena marcação no acrílico, aperte "Reset" e depois "Play", pronto agora só aguardar a sua peça ficar pronta.

até a próxima pessoal !

Exibições: 2102

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço