Vendo o anúncio do sensor de chuva recordei-me de uma idéia que tive anos atrás para solucionar um pequeno problema doméstico. Na área de minha churrasqueira findava uma escada que levava a um terraço. Tal escada escoava também a água da chuva, que se fosse em pouca vazão era desviada para uma pequeno ralo, mas em caso de chuva forte acabava alagando a área da churrasqueira. Para resolver o problema eu precisava de algo que, quando chovesse, levantasse uma pequena barreira de forma que a água em grande quantidade fosse impedida de prosseguir o trajeto normal. A própria escada tinha vários "vazamentos" durante o percurso da queda da água antes de chegar ao solo. Foi assim que fiz um acionador -automático- acionado pela chuva, vejam o desenho. (desculpem a má qualidade, mas o tempo me anda escasso)

Como funciona: Pequena parte da água que desce pela escada acaba caindo no balde, o qual vai ficando mais pesado até que tenha o suficiente para puxar a corda através das roldanas e subir com a placa que vai conter a água. Ao cessar a chuva o balde vai esvaziando lentamente pelo furo de escoamento e tudo volta a posição original.

Não é difícil adaptar para outras situações em que seja preciso acionar alguma coisa, inclusive uma interruptor de luz, uma bomba dágua, etc.

Em se tratando de algo tão simples é claro que tem algumas deficiências, quais sejam:

- Não funciona com chuvas fracas.É necessário bom volume de água.

- O acionamento não é imediato, pois é preciso certo volume ser depositado no coletor de água(balde) para que seja acionado o mecanismo.

Exibições: 980

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de adriano de alcantara em 22 setembro 2012 às 13:50

Gostei da solução e melhor não gasta energia

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2019   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço