Pesquisando por robótica na internet, encontramos esse video do New York Times. Ele apresenta o trabalho de Matt McMullen da Abyss Creations.

O video começa apresentando Denise, uma personagem (inteligência artificial) que diz sonhar entender o significado do amor e ter um corpo para se tornar a primeira robô do sexo.

Seu criador se considera um artista, diz que sempre quis esculpir mulheres e que pretende incorporar inteligência artificial e robótica às suas criações.

Ele destaca os dois pontos principais nesse trabalho: a animatrônica e a inteligência artificial, como os desafios para se criar uma experiência mais realística, que possa envolver de verdade.

Matt entende que suas bonecas robóticas, apesar de ricas em detalhes, cores e texturas, são percebidas como bonecas. Ele acredita que assim é que deve ser, mantendo distância do super realismo. Ele não deseja que suas criações sejam cópias de pessoas reais, evitando assim o uncanny valley (https://en.wikipedia.org/wiki/Uncanny_valley). Ou o ponto onde as pessoas podem reagir com aversão ao robô, que não se encaixa em algo natural, e nem artificial, para a psique humana.

A sua motivação é artística, almejando atingir o ponto em que as pessoas possam desenvolver algum tipo de ligação emocional, como o amor, não apenas pelas robôs que ele cria, mas pelas personagens por trás delas.

O video finaliza com a provocação: “Você quer desviar o olhar ou chegar mais perto? O que você quer? Do que tem medo?”.

Exibições: 7353

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Rogerio A. Filho em 26 agosto 2015 às 16:32

Já fiz um projeto com arduino e a denise.

 http://www.nextos.com/

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço