Robô com visão high-speed em jogo (pedra papel tesoura)

Competições entre humanos e robôs sempre são interessantes e normalmente os robôs vencem. É fato que ainda mantemos a vantagem em algumas áreas, como o reconhecimento de padrões, mas, graças à lei de Moore, a capacidade de processamento artificial evolui muito mais rápido do que a biologica e logo nossa vantagem de milhares de anos será alcançada.

Ishikawa Komuro Lab desenvolveu um algoritmo que capacita um robô realizar algo exclusivamente humano, trapacear no jogo Joquempô. Dotado de uma câmera de alta velocidade antecipa a jogada do seu oponente e faz o gesto correto, ganhando 100% das jogadas.

O desafiador

Mão robótica de alta velocidade, desenvolvida pelo Ishikawa Komuro Lab em 2009, supera facilmente a mão humana em precisão e velocidade. Para poder captar os movimentos foi utilizada uma câmera de 1000FPS, para se ter uma ideia um filme é reproduzido a 25FPS.

O desafio

Humano conta até 3 e mostra um dos símbolos: pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dedos em V). O desafiante tem que mostrar o símbolo que ganha a jogada e a camera do robô (seus olhos) capta a jogada. Muito mais rápido que o humano possa perceber (delay 1ms) faz sua jogada e ganha.

http://youtu.be/3nxjjztQKtY

Você pode estar pensando que poderia enganar o sistema, alterando a jogada rapidamente, mas o sistema de visão é mais rápido que nossos reflexos, seria trivial para o robô se adaptar a qualquer movimento criativo que possa acontecer na extremidade humana.

Entretanto, a tecnologia tem finalidade muito mais nobre, mostrando ser possível a cooperação entre humanos e máquinas sem atrasos na resposta, podendo ser aplicada no suporte de movimentos ou trabalhos cooperativos.

Exibições: 693

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Renyer Slauta em 8 setembro 2012 às 20:17

robozinnnn ladrãozinnnn esse ai heinnnn, se aproveitando da tecnologia... kkkkkkkkkkkkkkkk

Show de bola, putsssss eu quero um de natal.... kkkkkkkkkkkkkkkk.

Comentário de Jonatas Freitas em 7 setembro 2012 às 12:59

Será q ele é bom também no: Pedra, papel, tesoura, lagarto, Spock?

http://www.youtube.com/watch?v=GIlmJqc9gaI

rsrs

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço