Mbed são placas de desenvolvimento com microcontroladores com arquitetura ARM, desenhadas para serem flexível, baixo-custo e rápida prototipagem profissional. Existe duas versões: A versão LPC11U24(Amarelo) que vem com ARM Cortex-M0 e a versão LPC1768 vem com ARM Cortex-M3.

As placas vem com 40 pinos prontas para conectar na protoboard. Inclui uma interface de programação USB, o qual o PC identifica como USB Flash Drive (Pen Drive).

A interface de programação USB é feita pela internet, sem necessidade de instalar driver nem programa específico.

Também há suporte para uma porta serial virtual usando a mesma interface USB, permitindo a comunicação com um terminal de PC, Labview, Matlab, e qualquer outra linguagem de programação que pode se comunicar com uma porta COM.

A versão LPC11U24 tem uma frequência de 48Mhz, 32Kb de memória flash e 8Kb de memória RAM. Esta placa tem duas comunicações SPI, uma comunicação I2C, 6 entradas analógicas e 8 saídas de PWM. O LPC11U24 serve para aplicações como dispositivo USB, aplicações de baixo consumo de energia e aplicações de 8/16bits.

A versão LPC1768 tem uma frequência de 96Mhz, 512Kb de memória flash e 32Kb de memória RAM. Esta placa tem duas comunicação SPI, duas comunicações I2C, 6 entradas analógicas, 6 saídas PWM, 1 entrada analógica, Ethernet e USB Host. O LPC1768 serve para aplicações com Ethernet, USB Host, USB Device e aplicações com maior processamento.

Para maiores informações, clique aqui e aqui!

O LPC11U24 é mais parecido com o Arduino, porém vem com um processamento maior e mais rapidez. O LPC1768 é muito mais poderoso que os dois, já que vem com Ethernet e não necessita de um Ethernet Shield para acessar internet, ficando assim mais barato do que um Arduino + Ethernet Shield, e também funciona como USB Host.

Aqui no LdG testamos o mbed NXP LPC1768.

Primeiro vamos dar uma olhada na pinagem e no que podemos fazer com ele:

Vemos que tem comunicação Serial, I2C, USB e SPI. Tem também Ethernet, PWM, pinos para sinais analógicos e pinos digitais.

Bom, vamos conectar a mbed na USB do PC. Assim que conectar, o PC reconhecerá como USB Flash Drive (Pen Drive). Abra-o e clique duas vezes no arquivo chamado mbed.htm. Ao clicar, você será redirecionado para a página abaixo:

Se você tiver cadastro, faça o login, senão cadastra-se em Signup.

Depois de criar ou logar na conta do mbed, irá aparecer uma página com a sua conta, onde você pode editar sua conta, profile, colocar os códigos que você escreveu ou até pegar códigos e bibliotecas que outros usuários fizeram. Isso se torna uma grande vantagem, pois você não precisa ficar procurando no Google, por exemplo, o código ou biblioteca que você precisa para implementar um novo periférico em sua placa, como acontece com o Arduino.

Ao aparecer a página da sua conta, clique em "Compiler" no canto superior direito. Abrirá a página do compilador online para escrever os códigos para mbed. Vamos então escrever nosso primeiro código! Abaixo está a programação "Blink":

#include "mbed.h"

DigitalOut myled(LED1);

int main() {
while(1) {
myled = 1;
wait(0.2);
myled = 0;
wait(0.2);
}
}

Depois de escrito o código, clique em Compile e o navegador de internet irá abrir uma janela, dizendo para salvar um arquivo com extensão .bin. Salve dentro da pasta do mbed. Assim que terminar de salvar. Clique no botão Reset localizada na placa mbed e verá o led do canto esquerdo inferior irá piscar.

E é isso! Esperamos que tenham gostado e fiquem de olho, pois disponilizaremos mais tutoriais sobre essa fantástica placa de desenvolvimento!! Até a próxima!! Se você tiver alguma dúvida, poste aqui mesmo neste blog! Se tiver alguma sugestão de tutorial, poste aqui! Veja outros tutoriais, clicando aqui, e projetos abertos, clicando aqui!

Referências:

http://www.labdegaragem.com.br

http://mbed.org

http://mbed.org/handbook/Tour

http://mbed.org/handbook/Creating-a-program

http://mbed.org/handbook/mbed-Microcontrollers

http://mbed.org/handbook/Downloading-a-program

Exibições: 8326

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Celso em 15 novembro 2012 às 18:46

Ilgner

    Atualmente pelo o que fiquei sabendo, a equipe do mbed inseriu uma opção de exportar seu projeto desenvolvido "on-line" para o qual possa ser trabalhado em alguns compiladores (offline), a baixo segue um link com as devidas explicações:

http://mbed.org/handbook/Exporting-to-offline-toolchains

Acredito ter ajudado, qualquer coisa escreva novamente.

Comentário de Ilgner Aparecido Becheleni em 15 novembro 2012 às 11:30

Uma dúvida galera!

Eu so posso programar pelo site? Não posso utilizar o programa keil ou similares para programar o mbed?

Comentário de Marcelo Rodrigues em 4 junho 2012 às 12:16

Celso,

Muito bacana! Posta alguma coisa sobre esse projeto no nosso blog. A galera vai curtir.

Abraço!

Comentário de Celso em 2 junho 2012 às 0:46
Prezados colegas

Após muito tempo sem trabalhar com o meu mbed, hoje resolvi tirar um tempo para trabalhar com ele,
em apenas poucos minutos consegui que este posta-se em meu twitter. Empolgado, resolvi experimentar
algo mais desafiador, assim comecei a implantação de uma simples estaçã climatologia que por enquanto
irá medir a temperatura a um período de tempo pré programado e o seu valor será enviado a um servidor
na internet assim possibilitando o acesso por qualquer pessoa e para facilitar em meu twitter o mbed a cada
certo tempo irá postar o endereço deste site.

Assim que tudo estiver funcionando posto o endereço de acesso.
Comentário de Celso em 24 maio 2012 às 20:50

A princípio esta plaquinha tem tudo o que você pode imaginar de uma olhada no desenho a cima onde mostra a pinagem. Não sei se é uma vantagem sobre o arduino, mas o mBed trabalha com uma freqüência de 96Mhz sendo baseado em uma arquitetura de 32-bits contra os 8 do arduino. Inicialmente em minha opinião uma das desvantagens estava no compilador, pois este funcionava diretamente no navegador de internet sendo obrigatoriamente estar conectado a internet para escrever e compilar o código fonte, mas acredito que depois de um período a equipe do mBed viu que era necessário poder realizar estas tarefas off-line assim foi inserido no compilador on-line a opção de exportar seu projeto para algum compilador que suporta-se uC ARM.

Mas para quem quer se aventurar no mundo 32-bits dos uC esta é uma grande ferramenta, sendo necessário poucas peças adicionais.

Comentário de Thiago Pereira Passos em 22 maio 2012 às 22:58

qual a vantagem em relação ao arduino.

Comentário de Celso em 18 maio 2012 às 17:26

Muito legal mesmo esta ferramenta de desenvolvimento! Possuo uma LPC1768 desde o final de 2010 e é incrível o que pode ser feito com esta plaquinha, porem meu único problema era que até um tempo atras só era possível escrever, editar e compilar o código fonte on-line no próprio site da www.mbed.org. Porem agora é possível exportar o projeto para alguns tipos de compiladores que trabalham off-line assim facilitando a vida de quem não pode depender exclusivamente do acesso a internet.  

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço