Quando eu era criança/adolescente/adulto!!! Eu, gostava de construir (e por que não, de destruir) vários aparelhos, também chamados pelo meu Pai de "bugigangas do Jeff". Nessa época tirei algumas conclusões que hoje encontro em literaturas batidas. Uma delas foi a de que não necessariamente você deve entender todo o princípio físico de uma coisa para faze-la funcionar, ou criar algo com isso. Na verdade, tal assunto envolve o debate "Teoria x Prática", e no artigo "O debate Teoria Vs. Prática", você pode ter um sentimento a respeito disso.
Analisaremos o que aconteceu comigo quando, pela primeira vez, tentei montar um motor como o postado aqui. Eu tinha cerca de 11 anos, estávamos chegando de uma mudança do interior para a Cidade (15 mil habitantes é Cidade Grande se onde você morava só tinha 20 pessoas!!). Meu vizinho, Sr. Isaac tinha uma coisa fantástica: antena parabólica! Eu era freqüentemente convidado pela família dele a assistir TV lá. Nessa ocasião, descobri um canal em que passava um programa desses que fazem falta, "O Fantástico Mundo de Beakman". Num episódio (o do link), o apresentador e sua equipe ensinaram como montar um simples motor elétrico. Fiquei encantado, corri para casa e esperei o dia amanhecer para pedir um pouco de fio de cobre a outro vizinho, Sr. Brechó que tinha uma oficina de enrolamento de bombas (ele não é terrorista).
Com todo o material em mãos, tive a decepção de não ver o equipamento funcionar na primeira tentativa. Hoje é fácil, o youtube pode ser acessado quantas vezes for necessário para ver os detalhes, mas na época, se alguém passasse na frente da TV, já seria motivo suficiente para perder a experiência.
Eu não havia entendido direito o porquê de se raspar somente uma face do fio de cobre. Pensei ser um detalhe desprezível...Eu estava enganado. O fato é que, por tentativas e erros, consegui fazer o aparelho funcionar. Eu não entendia como tudo acontecia, mas as observações posteriores me deram uma boa base sobre o assunto.
Lição de vida 1: a teoria e a prática são complementares.
Lição de vida 2: meu Deus, que saia a TV Globinho e que venha o Beakman!!!!

Exibições: 210

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Maristela Russe em 2 dezembro 2010 às 16:22
que história hem!

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço