Morreu John McCarthy, um dos “pais” da inteligência artificial

(foto: Conference on Machine Learning (ICML'06) / Reprodução)


Depois de Steve Jobs e Dennis Ritchie agora foi John McCarthy, o inventor da linguagem Lisp e o homem que cunhou o termo “inteligência artificial”, morreu na última segunda-feira, 24, aos 84 anos de idade, nos Estados Unidos. O pioneirismo do matemático data de 1956, quando organizou a Conferência de Verão de Dratmouth sobre Inteligência Artificial, ocasião em que a expressão nasceu, segundo a Wired.

McCarthy, que trabalhou nas universidades de Stanford e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), tinha 85 anos. Não há detalhes sobre a causa de sua morte.

Nascido em 1927, McCarthy tinha PhD em matemática, foi professor na Universidade de Stanford e um dos primeiros pesquisadores no campo da inteligência artificial. Em 1956, durante uma palestra em Dartmouth, Alemanha, usou pela primeira vez o termo “inteligência artificial”, termo que seria conhecido e utilizado posteriormente por todo o mundo.

Por uma vida dedicada à evolução do conhecimento humano, McCarthy recebeu o prêmio Turing em 1971. O matemático também era um internauta assíduo e mantinha um site próprio (www-formal.stanford.edu/jmc) em que publicava suas idéias, pensamentos, palestras e trabalhos.

 

 

 

Exibições: 235

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço