Exploraremos como controlar servos via internet, utilizando-se o NodeMCU ESP12-E e o Blynk.

Este é um projeto muito simples, onde a idéia principal é explorar como controlar servos via internet. Para isso, usaremos uma grande dupla de componentes, o NodeMCU ESP12-E e um aplicativo Blynk.
O projeto foi baseado em um grande tutorial: Smartphone Controlled Cat Laser, desenvolvido usando-se um Arduino Uno conectado a um PC via Serial. Aqui porém, usaremos o NodeMCU, em um formato mais “portátil” utilizando-se WiFi e bateria.

IMPORTANTE: O apontador laser pode ser perigoso se apontado diretamente para os olhos. Proteja os seus olhos, o de animais e outras pessoas. Use com cuidado.

Abaixo, você poderá ver minha gatinha Cleo brincando com o laser:

Step 1: Os componentes principais:

Step 2: O mecanismo “Pan/Tilt” de posicionamento

Vamos construir um mecanismo de “Pan / Tilt” muito simples, montando os servos “um em cima do outro” como mostrado nas fotos abaixo:

  • O “Pan” Servo  é usado “como base”. Mantenha-o na vertical.

  • Fixe o “Tilt” Servo sobre a parte de movimento do “Pan” Servo  (na posição horizontal)
  • Fixe o ponteiro laser na parte movel do “Tilt” Servo como mostrado.

Note que usei algumas peças metálicas, aproveitadas de um brinquedo desmontado, como estrutura de base para o mecanismo “Pan / Tilt”. Você poderá utilizar outros tipos de estrutura, O importante é manter os movimentos horizontal e vertical.

Step 3: O HW

O circuito elétrico é bem simples:

Antes de iniciar as conexões, leve em consideração que apesar do nodeMCU ser alimentado com 5V, ele funciona internamente com 3.3V (assim como seus pinos de I/O). Assim, os Servos não poderão ser alimentados a partir de uma das 3 saídas de 3.3V do NodeMCU. A exceção é o pino “Vin”, que pode tanto fornecer 5V para o breadboard “+ VCC rail”quanto alimentar o NodeMCU quando uma fonte externa é utilizada (como mostrado no diagrama elétrico abaixo).

O módulo laser deve ser alimentado com 5V, porém ele também funciona com 3.3V o  que faz com que a potência do laser seja menor e consequentemente, seu uso mais seguro.

IMPORTANTE: O apontador laser pode ser perigoso se apontado diretamente para os olhos. Proteja os seus olhos, o de animais e outras pessoas. Use com cuidado.

Observando atentamente o diagrama elétrico acima, execute as seguientes ligações:

  • Ligue o cabo de dados do servo Pan (eixo X) ao NodeMCU Pin D1 (note que todos os pinos digitais do NodeMCU são PWM)
  • Ligue os dados do servo Tilt (eixo “Y”) ao NodeMCU Pin D2
  • Ligue o pino “S” do ponteiro laser ao NodeMCU Pin D3
  • Ligue o pino “Vin” de NodeMCU ao “+ 5V Rail” do Breadboard
  • Conecte os pinos GND (comum ou terra) do NodeMCU, Servos e Ponteiro Laser ao “GND Rail” do Breadboard
  • Conecte oscabos de alimantação dos Servos ao  “+ 5V Rail” do Breadboard

 

Step 4: O codigo

Para o controle dos servos, usaremos a biblioteca do IDE: Servo.h, a qual gerará sinais PWM posicionando-os facilmente com entradas angulares.

Uma vez que a base do projeto é usar o aplicativo BLYNK, o código torna-se muito simples. Devemos definir 4 variáveis virtuais:

V0: “X position”

V1: “Y position”

V2: “Random or manual” operation

V3: Laser ON/OFF command

BLYNK_WRITE(V0) { xPotReading = param.asInt(); }
BLYNK_WRITE(V1) { yPotReading = param.asInt(); }
BLYNK_WRITE(V2) { randState = param.asInt(); }
BLYNK_WRITE(V4) { laserState = param.asInt(); }

Se você não sabe como preparar o IDE do arduino para trabalhar com o NodeMCU, por favor de uma olhadinha em meu tutorial:

Do “blink” ao BLYNK, uma viagem pela “Internet das coisas” nas asas...

Abaixo, o código completo. de uma passada de olhos nele. É muito fácil de entender.

.

Step 5: O “Blynk”

Step 6: Conclusão

Como sempre, espero que este projeto ajude outras pessoas a encontrar seu caminho no apaixonante mundo da eletrônica e do IoT!

Um abraço e até o próximo post!

Obrigado

Saludos desde o sul do mundo!

Marcelo

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