Olá Amigos,

 

Na década de 80 existiam vários modelos de relógio Casio com Game embutido e era uma febre entre a molecada. Usei um LCD Nokia 5110 , alguns botões, um Garagino e um pote de Tupperware para replicar o jogo que vinha com relógio Casio Game-10. Vejam o vídeo:

 

 

Componentes utilizados:

1 - Arduino Garagino

1 - LCD Nokia 5110

4 - Botões (chave momentânea)

1 - Buzzer

1 - Bateria 9V

1 - 7805 (conversor de tensão)

2 - Capacitores de 100nF

4 - Resistores de  330

 

Segue a ligação dos pinos utilizados no projeto:

 

Arduino

10 - Positivo do Buzzer

08 - Positivo do botão que movimenta a nave

11 - Positivo do botão de contole de som e led do LCD

09 - Positivo do Botão de tiro

03 - LCD - Serial clock out (SCLK)

04 - LCD - Serial data out (DIN)

05 - LCD - Data/Command select (D/C)

07 - LCD - chip select (CS/CE)

06 - LCD - reset (RST)

02 - LCD - BL (Back Light)

 

Pos - Buzzer     - Botão Nave    

    - Botão Luz e Som    

    - Saida do 7805    

    - VCC do LCD

 

Neg - Resistor (330) do Buzzer    

    - Resistor (330) do Botão nave    

    - Resistor (330) do Botão Luz e Som    

    - Negativo do 7805    

   - GND do LCD

 

Buzzer

Pos - Positivo do Arduino

Neg - Pino 10 do Arduino     

    - Resistor (330)

 

Botão Nave

Pos  - Positivo do Arduino

Neg  - Pino 08 do Arduino     

     - Resistor (330)

 

Botão Tiro

Pos  - Positivo do Arduino

Neg  - Pino 09 do Arduino

     - Resistor (330)

 

Botão Luz e som

Pos  - Positivo do Arduino

Neg  - Pino 11 do Arduino

- Resistor (330)

 

Botão Início

Polo1  - Positivo da bateria

Polo2  - Entrada do 7805

 

Bateria (9V)

Pos  - Polo 1 do botão inicio

Neg  - Negativo do 7805

 

7805 (Usar capacitores de 100nF entre os polos)

Ent  - Polo 2 do botão inicio

Sai  - Positivo do Arduino

Neg  - Negativo da bateria

- GND do Arduino

 

LCD

rst  - Pino 06 do Arduino

ce   - Pino 07 do Arduino

dc   - Pino 05 do Arduino

din  - Pino 04 do Arduino

clk  - Pino 03 do Arduino

vcc - Positivo do Arduino

bl   - Pino 02 do Arduino

gnd  - Ground do Arduino

 

Seguem as bibliotecas utilizadas:

 

Adafruit_GFX.h 

Adafruit_PCD8544.h

pitches.h

 

E o código:

 

/////////////////////////////////////////

// Arduino - Casio Game 10             //

// Autor: Charles Set/2013  V.1.2      //          

/////////////////////////////////////////

 

#include <Adafruit_GFX.h>
#include <Adafruit_PCD8544.h>
#include "pitches.h" //biblioteca para emitir notas musicais

int buzz = 10; //som
int bot_nave = 8; //botão mira no pino 8
int sbot_nave; //leitura do botão
int bot_som = 11; //botão de som e luz
int sbot_som;
int som_cont = 0; //contrador das funções som e luz
boolean luz;
boolean som = true;
int nave_cont = 1; //contador para posição da mira
int bot_tiro = 9; //botão de tiro no pino 9
int sbot_tiro; //leitura do botão
int tiro_posic = 0; //contador para posição da mira
int tiro_cont = 0;
int nave_posic = 2;
int inimigo_cont = 1;
int inimigo1_cont = 0;
int start_tiro = 0; //checa que o tiro foi disparado
int inimigo_posic = 2; //posição da nave inimiga
int tiroi_cont = 0;
int start_tiroi = 0;
int tiroi_posic = 0;
int nivel = 100;
int bonus = 0;
int pontos = 0;
String pontosf;
int vidas = 3;
int num1 = 0;
int num2 = 0;
int num3 = 0;
int num4 = 0;
boolean demomode = true;
int ds = 1;
int contraste = 40;
int contraste_cont = 0;
// pin 3 - Serial clock out (SCLK)
// pin 4 - Serial data out (DIN)
// pin 5 - Data/Command select (D/C)
// pin 7 - LCD chip select (CS/CE)
// pin 6 - LCD reset (RST)
// pin 2 - LCD BL (Back Light)

Adafruit_PCD8544 display = Adafruit_PCD8544(3, 4, 5, 7, 6);
static unsigned char PROGMEM nave[] = { B00110, B01111, B11110, B11110, B01111, B00110, B00000}; //Array graph nave
static unsigned char PROGMEM inimigo[]= { B00000, B00110, B11111, B11111, B00110, B00000, B00000}; //Array graph inimigo
static unsigned char PROGMEM sino[] = { B00100, B01010, B01010, B01010, B11111, B00100}; //Array graph sino
static unsigned char PROGMEM um[] = { B1111111, B1110111, B1100111, B1010111, B1110111, B1000001, B1111111}; //Array graph um
static unsigned char PROGMEM dois[] = { B1111111, B1000011, B1111101, B1100011, B1011111, B1100001, B1111111}; //Array graph dois
static unsigned char PROGMEM tres[] = { B1111111, B1000011, B1111101, B1100011, B1111101, B1000011, B1111111}; //Array graph tres
static unsigned char PROGMEM quatro[] = { B1111111, B1011101, B1011101, B1100001, B1111101, B1111101, B1111111}; //Array graph quatro
static unsigned char PROGMEM tiro[] = { B111,B000,B000,B000,B000,B000,B000,B000}; //Array graph tiro


void setup()

{
Serial.begin(9600);
randomSeed(analogRead(0));
pinMode(bot_nave, INPUT);
pinMode(bot_tiro, INPUT);
pinMode(bot_som, INPUT);
pinMode(buzz, OUTPUT);
pinMode(2, OUTPUT);
monta_tela();
}


void loop()

{

if (luz == true) digitalWrite(2, HIGH);
else digitalWrite(2,LOW);

//demo mode
if (demomode == true) demo();

//move a nave
sbot_nave = digitalRead(bot_nave);
if (sbot_nave == HIGH && tiro_cont == 0) {
nave_cont = nave_cont + 1;
if (nave_cont == 1 ) {nave_posic = 2; move_nave();}
if (nave_cont == 2 ) {nave_posic = 10;move_nave();}
if (nave_cont >= 3 ) {nave_posic = 18;move_nave();nave_cont = 0;}
delay(nivel);
}

//tiro
sbot_tiro = digitalRead(bot_tiro);
if (sbot_tiro == HIGH) start_tiro = 1; delay(nivel);
if (start_tiro == 1) tiro_cont = tiro_cont + 1;
if (tiro_cont == 1) {tiro_posic = 46;move_tiro();}
if (tiro_cont == 2) {tiro_posic = 41;move_tiro();}
if (tiro_cont == 3) {tiro_posic = 34;move_tiro();}
if (tiro_cont == 4) {tiro_posic = 30;move_tiro();}
if (tiro_cont == 5) {tiro_posic = 23;move_tiro();}
if (tiro_cont == 6) {tiro_posic = 19;move_tiro();}
if (tiro_cont == 7) {tiro_posic = 12;move_tiro();}
if (tiro_cont >= 8) {tiro_posic = 8;move_tiro();
if (nave_posic == inimigo_posic){
beep(5);
pisca_inimigo();
placar(10);
}
start_tiro = 0;
tiro_cont = 0;
apaga_tiro();
}

//nave inimiga
if (tiroi_cont == 0) inimigo_cont = inimigo_cont + 1;
if (inimigo_cont >= 15) {
int pos = random(1, 4);
if (pos == 1) inimigo_posic = 2; move_inimigo();
if (pos == 2) inimigo_posic = 10; move_inimigo();
if (pos == 3) inimigo_posic = 18;move_inimigo();
start_tiroi = 1;
}

//Tiro nave inimiga
if (start_tiroi == 1) inimigo1_cont = inimigo1_cont + 1;
if (inimigo1_cont >= 5) {
tiroi_cont = tiroi_cont + 1;
if (tiroi_cont == 1) {tiroi_posic = 8; move_tiroi();}
if (tiroi_cont == 2) {tiroi_posic = 12;move_tiroi();}
if (tiroi_cont == 3) {tiroi_posic = 19;move_tiroi();}
if (tiroi_cont == 4) {tiroi_posic = 23;move_tiroi();}
if (tiroi_cont == 5) {tiroi_posic = 30;move_tiroi();}
if (tiroi_cont == 6) {tiroi_posic = 34;move_tiroi();}
if (tiroi_cont == 7) {tiroi_posic = 41;move_tiroi();}
if (tiroi_cont >= 8) {tiroi_posic = 46;move_tiroi();
beep(1);
start_tiroi = 0;
tiroi_cont = 0;
apaga_tiroi();
pisca_nave();
vidas = vidas - 1;
apaga_numero();
if (vidas == 2) {
display.drawRect(78,11,5,1, WHITE); //vidas
display.display();
}
if (vidas == 1) {
display.drawRect(78,15,5,1, WHITE); //vidas
display.display();
}
if (vidas <= 0) { // FIM DO JOGO
display.drawRect(78,19,5,1, WHITE); //vidas
display.display();
beep(2);
//         while(true){}
demomode = true;
demo();
}
}
inimigo1_cont = 0;
}

//controle de luz e som;
luzesom();
}
/////////////////
/// ROTINAS   ///
/////////////////

void move_nave(){
display.drawBitmap(55,2, nave, 8,7, WHITE); //apaga a posição atual da nave
display.drawBitmap(55,10, nave, 8,7, WHITE); //apaga a posição atual da nave
display.drawBitmap(55,18, nave, 8,7, WHITE); //apaga a posição atual da nave
display.drawBitmap(55,nave_posic, nave, 8,7, BLACK); //coloca a nave na nova posição
display.display();
}

void move_inimigo(){
display.drawBitmap(1,2, inimigo, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(1,10, inimigo, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(1,18, inimigo, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(1,inimigo_posic, inimigo, 8,7, BLACK);
display.display();
inimigo_cont = 0;
}

void move_tiro(){
display.drawBitmap(tiro_posic,nave_posic + 2, tiro, 8,3, BLACK);
checa_tiro();
display.display();
}

void move_tiroi(){
checa_tiro();
display.drawBitmap(tiroi_posic,inimigo_posic + 2, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
}

void apaga_tiro(){
//  delay(nivel);
display.drawBitmap(46, nave_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(41, nave_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(34, nave_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(30, nave_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(23, nave_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(19, nave_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(12, nave_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(8, nave_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.display();
}

void apaga_tiroi(){
//  delay(nivel);
display.drawBitmap(46, inimigo_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(41, inimigo_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(34, inimigo_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(30, inimigo_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(23, inimigo_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(19, inimigo_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(12, inimigo_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.drawBitmap(8, inimigo_posic + 2, tiro, 8,3, WHITE);
display.display();
}

void checa_tiro(){
if (nave_posic == inimigo_posic && tiro_posic == tiroi_posic){
if (tiro_posic == 46 || tiro_posic == 41){
display.drawBitmap(45,25, um, 8,7, BLACK);
placar(1);
display.display();
beep(1);
apaga_tiro();
apaga_tiroi();
tiro_cont = 0;
tiroi_cont = 0;
start_tiro = 0;
start_tiroi = 0;
tiro_posic = 0;
tiroi_posic = 0;
apaga_inimigo();
num1 = 1;
checa_numeros();
}
if (tiro_posic == 34 || tiro_posic == 30){
display.drawBitmap(34,25, dois, 8,7, BLACK);
placar(2);
display.display();
beep(1);
apaga_tiro();
apaga_tiroi();
tiro_cont = 0;
tiroi_cont = 0;
start_tiro = 0;
start_tiroi = 0;
tiro_posic = 0;
tiroi_posic = 0;
apaga_inimigo();
num2 = 1;
checa_numeros();
}
if (tiro_posic == 23 || tiro_posic == 19){
display.drawBitmap(23,25, tres, 8,7, BLACK);
placar(3);
display.display();
beep(1);
apaga_tiro();
apaga_tiroi();
tiro_cont = 0;
tiroi_cont = 0;
start_tiro = 0;
start_tiroi = 0;
tiro_posic = 0;
tiroi_posic = 0;
apaga_inimigo();
num3 = 1;
checa_numeros();
}
if (tiro_posic == 12 || tiro_posic == 8){
display.drawBitmap(12,25, quatro, 8,7, BLACK);
placar(4);
display.display();
beep(1);
apaga_tiro();
apaga_tiroi();
tiro_cont = 0;
tiroi_cont = 0;
start_tiro = 0;
start_tiroi = 0;
tiro_posic = 0;
tiroi_posic = 0;
apaga_inimigo();
num4 = 1;
checa_numeros();
}
}
}

void beep(int tipo){
if (som == true){
if (tipo == 1){
analogWrite(buzz, HIGH);
delay(100);
analogWrite(buzz, LOW);
}
if (tipo == 2){
analogWrite(buzz, HIGH); delay(100);
analogWrite(buzz, LOW); delay(200);
analogWrite(buzz, HIGH); delay(100);
analogWrite(buzz, LOW);
}
if (tipo == 5){
int melody[] = {NOTE_DS8, NOTE_A7, NOTE_F7, NOTE_C7, NOTE_C6};
int noteDurations[] = { 8, 8, 8, 8, 4, 4 };
for (int thisNote = 0; thisNote < 5; thisNote++) {
int noteDuration = 1000/noteDurations[thisNote];
tone(buzz, melody[thisNote],noteDuration);
int pauseBetweenNotes = noteDuration * 1.30;
delay(pauseBetweenNotes);
noTone(buzz);
}
}
}
}

void placar(int qt){
pontos = pontos + qt;
if (pontos <= 9) pontosf = "000" + String(pontos);
if (pontos >= 10 && pontos <=99) pontosf = "00" + String(pontos);
if (pontos >= 100 && pontos <=999) pontosf = "0" + String(pontos);
display.setTextColor(WHITE); //Seta a cor do texto
display.setTextSize(2); //Seta o tamanho do texto
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print("0000");
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print("1111");
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print("2222");
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print("3333");
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print("4444");
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print("5555");
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print("6666");
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print("7777");
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print("8888");
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print("9999");
display.setTextColor(BLACK); //Seta a cor do texto
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print(pontosf);
}

void apaga_inimigo(){
display.drawBitmap(1,2, inimigo, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(1,10, inimigo, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(1,18, inimigo, 8,7, WHITE);
display.display();
inimigo_posic = 2;
}

void pisca_nave(){
for (int i = 1;i <= 3; i++){
display.drawBitmap(55,2, nave, 8,7, BLACK); //coloca a nave na nova posição
display.drawBitmap(55,10, nave, 8,7, BLACK); //coloca a nave na nova posição
display.drawBitmap(55,18, nave, 8,7, BLACK); //coloca a nave na nova posição
display.display();
delay(200);
display.drawBitmap(55,2, nave, 8,7, WHITE); //apaga a posição atual da nave
display.drawBitmap(55,10, nave, 8,7, WHITE); //apaga a posição atual da nave
display.drawBitmap(55,18, nave, 8,7, WHITE); //apaga a posição atual da nave
display.display();
delay(200);
}
display.drawBitmap(55,2, nave, 8,7, BLACK);
}

void pisca_inimigo(){
for (int i = 1;i <= 3; i++){
display.drawBitmap(1,2, inimigo, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(1,10, inimigo, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(1,18, inimigo, 8,7, BLACK);
display.display();
delay(200);
display.drawBitmap(1,2, inimigo, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(1,10, inimigo, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(1,18, inimigo, 8,7, WHITE);
display.display();
delay(200);
}
}

void pisca_numero(){
for (int i = 1;i <= 3; i++){
display.drawBitmap(45,25, um, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(34,25, dois, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(23,25, tres, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(12,25, quatro, 8,7, WHITE);
display.display();
delay(200);
display.drawBitmap(45,25, um, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(34,25, dois, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(23,25, tres, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(12,25, quatro, 8,7, BLACK);
display.display();
delay(200);
}
num1 = 0; num2 = 0; num3 = 0; num4 = 0;
}

void apaga_numero(){
display.drawBitmap(45,25, um, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(34,25, dois, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(23,25, tres, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(12,25, quatro, 8,7, WHITE);
display.display();
num1 = 0; num2 = 0; num3 = 0; num4 = 0;
}

void checa_numeros(){
/////////////////////////////////
///  inicia sequencia  bonus  ///
/////////////////////////////////
if (num1 == 1 && num2 == 1 && num3 == 1 && num4 == 1){
pisca_numero();
int i = 0;
while (i < 5){
inimigo_cont = inimigo_cont + 1;
if (inimigo_cont >= 15) {
int pos = random(1, 4);
if (i == 4) display.drawBitmap(45,25, um, 8,7, WHITE); display.display();
if (i == 3) display.drawBitmap(34,25, dois, 8,7, WHITE); display.display();
if (i == 2) display.drawBitmap(23,25, tres, 8,7, WHITE); display.display();
if (i == 1) display.drawBitmap(12,25, quatro, 8,7, WHITE); display.display();
if (pos == 1) inimigo_posic = 2; move_inimigo();
if (pos == 2) inimigo_posic = 10; move_inimigo();
if (pos == 3) inimigo_posic = 18;move_inimigo();
inimigo_cont = 0;
beep(1);
i = i + 1;
}

//move a nave
sbot_nave = digitalRead(bot_nave);
if (sbot_nave == HIGH && tiro_cont == 0) {
nave_cont = nave_cont + 1;
if (nave_cont == 1 ) {nave_posic = 2; move_nave();}
if (nave_cont == 2 ) {nave_posic = 10;move_nave();}
if (nave_cont >= 3 ) {nave_posic = 18;move_nave();nave_cont = 0;}
delay(nivel);
}

//tiro
sbot_tiro = digitalRead(bot_tiro);
if (sbot_tiro == HIGH) start_tiro = 1; delay(nivel);
if (start_tiro == 1) tiro_cont = tiro_cont + 1;
if (tiro_cont == 1) {tiro_posic = 46;move_tiro();}
if (tiro_cont == 2) {tiro_posic = 41;move_tiro();}
if (tiro_cont == 3) {tiro_posic = 34;move_tiro();}
if (tiro_cont == 4) {tiro_posic = 30;move_tiro();}
if (tiro_cont == 5) {tiro_posic = 23;move_tiro();}
if (tiro_cont == 6) {tiro_posic = 19;move_tiro();}
if (tiro_cont == 7) {tiro_posic = 12;move_tiro();}
if (tiro_cont >= 8) {tiro_posic = 8;move_tiro();
start_tiro = 0;
tiro_cont = 0;
apaga_tiro();
if (nave_posic == inimigo_posic){
beep(5);
pisca_inimigo();
placar(30);
}
}
}
tiro_posic = 0;
bonus = bonus + 1;
if (bonus == 2){ //aumenta o nível se entrar 2 x no bonus
nivel = nivel - 5;
if (nivel == 50) nivel = 100;
bonus = 0;
niveltx();
}
}
}

void niveltx(){
int nivelval = (100 - nivel)/5;
display.setTextColor(WHITE); //Seta a cor do texto
display.setTextSize(1); //Seta o tamanho do texto
display.setCursor(68,12); display.print("0");
display.setCursor(68,12); display.print("1");
display.setCursor(68,12); display.print("2");
display.setCursor(68,12); display.print("3");
display.setCursor(68,12); display.print("4");
display.setCursor(68,12); display.print("5");
display.setCursor(68,12); display.print("6");
display.setCursor(68,12); display.print("7");
display.setCursor(68,12); display.print("8");
display.setCursor(68,12); display.print("9");
display.setTextColor(BLACK); //Seta a cor do texto
display.setCursor(68,12);
display.print(nivelval);
}

void demo(){
while (demomode = true){
//acerta contraste
Serial.println(contraste_cont);
sbot_tiro = digitalRead(bot_tiro);
if (sbot_tiro == HIGH){
contraste_cont = contraste_cont + 1;
if (contraste_cont == 1) contraste = 20;
if (contraste_cont == 2) contraste = 25;
if (contraste_cont == 3) contraste = 30;
if (contraste_cont == 4) contraste = 35;
if (contraste_cont == 5) contraste = 40;
if (contraste_cont == 6) contraste = 45;
if (contraste_cont == 7) contraste = 50;
if (contraste_cont == 8) {contraste = 55;contraste_cont = 0;}
beep(1);
monta_tela();
}
sbot_nave = digitalRead(bot_nave);
if (sbot_nave == HIGH) { //sai do demomode
demomode = false;
beep(1);
limpa_demo();
display.drawBitmap(55,2, nave, 8,7, BLACK);
display.display();
nave_posic = 2;
vidas = 3;
display.drawRect(78,11,5,1, BLACK); //vidas
display.drawRect(78,15,5,1, BLACK); //vidas
display.drawRect(78,19,5,1, BLACK); //vidas
apaga_numero();
break;
}
luzesom();
int i = i + 1;
if (i == 1) {
display.drawBitmap(55,2, nave, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(55,18, nave, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(1,10, inimigo, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(46,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(46,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(8,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 2) {
display.drawBitmap(41,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(41,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(12,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 3) {
display.drawBitmap(34,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(34,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(19,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 4) {
display.drawBitmap(30,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(30,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(23,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 5) {
display.drawBitmap(23,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(23,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(30,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 6) {
display.drawBitmap(19,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(19,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(34,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 7) {
display.drawBitmap(12,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(12,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(41,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 8) {
display.drawBitmap(8,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(8,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(46,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
limpa_demo();
delay(1000);
}

if (i == 9) {
display.drawBitmap(1,2, inimigo, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(55,10, nave, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(1,18, inimigo, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(8,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(8,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(46,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 10) {
display.drawBitmap(12,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(12,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(41,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 11) {
display.drawBitmap(19,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(19,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(34,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 12) {
display.drawBitmap(23,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(23,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(30,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 13) {
display.drawBitmap(30,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(30,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(23,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 14) {
display.drawBitmap(34,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(34,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(19,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 15) {
display.drawBitmap(41,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(41,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(12,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
}
if (i == 16) {
display.drawBitmap(46,4, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(46,20, tiro, 8,3, BLACK);
display.drawBitmap(8,12, tiro, 8,3, BLACK);
display.display();
delay(1000);
limpa_demo();
i = 0;
}
}
}

void limpa_demo(){
display.drawBitmap(55,2, nave, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(55,10, nave, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(55,18, nave, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(1,2, inimigo, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(1,10, inimigo, 8,7, WHITE);
display.drawBitmap(1,18, inimigo, 8,7, WHITE);
display.display();
nave_posic = 2;  apaga_tiro(); apaga_tiroi();
nave_posic = 10; apaga_tiro(); apaga_tiroi();
nave_posic = 18; apaga_tiro(); apaga_tiroi();
}


void luzesom(){
//controle de som e luz
sbot_som = digitalRead(bot_som);
if (sbot_som == HIGH) {
delay(100);
som_cont = som_cont + 1;
if (som_cont == 1){
som = false;
display.drawBitmap(75,1, sino, 8,6, WHITE);
display.display();
luz = false;
}
if (som_cont == 2){
som = false;
display.drawBitmap(75,1, sino, 8,6, WHITE);
display.display();
luz = true;
}
if (som_cont == 3){
som = true;
display.drawBitmap(75,1, sino, 8,6, BLACK);
display.display();
luz = true;
}
if (som_cont == 4){
som = true;
luz = false;
display.drawBitmap(75,1, sino, 8,6, BLACK);
display.display();
som_cont = 0;
}
}
}

void monta_tela(){
display.begin();
display.setContrast(contraste); //Ajusta o contraste do display
display.clearDisplay(); //Apaga o buffer e o display
//Monta tela
display.drawRoundRect(0,0,66,33,1,BLACK); //box
display.drawRect(11,0,1,33, BLACK); //linhas verticais
display.drawRect(22,0,1,33, BLACK); //linhas verticais
display.drawRect(33,0,1,33, BLACK); //linhas verticais
display.drawRect(44,0,1,33, BLACK); //linhas verticais
display.drawRect(55,0,1,33, BLACK); //linhas verticais
display.setTextSize(2); //Seta o tamanho do texto
display.setTextColor(BLACK); //Seta a cor do texto
display.setCursor(10,34); //Seta a posição do placar
display.print("0000");
display.setTextSize(1); //Seta o tamanho do texto
display.setCursor(68,12); //Seta a posição do cursor
display.print("0");
display.drawRect(78,11,5,1, BLACK); //vidas
display.drawRect(78,15,5,1, BLACK); //vidas
display.drawRect(78,19,5,1, BLACK); //vidas
display.drawBitmap(55,2, nave, 8,7, BLACK);
display.drawBitmap(75,1, sino, 8,6, BLACK);
display.display();
}

 

Bom jogo !
Charles

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Comentário de alexandre cavalcante em 20 agosto 2015 às 12:07

No meu nao rodou meu arduino 1.6.6 qual versao eu deve usar para rodar

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