A grande maioria dos sistemas de holografia traz protótipos com imagens projetadas no interior de um display fechado (geralmente um prisma ou uma pirâmide).

Uma equipe da Universidade de Tokyo apresentou uma enorme evolução nesse sistema: o sistema holográfico deles permite interagir com os objetos através do toque, e o melhor de tudo: você consegue até SENTIR o objeto holográfico!

Esta resposta tátil é possível graças à emissão de ondas ultra-sônicas induzidas diretamente na mão do usuário, que acaba aplicando pressão, simulando uma sensação de toque.

O vídeo abaixo mostra exatamente como isso funciona!





Exibições: 1268

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Leonardo Yoshiaki Kamigauti em 4 novembro 2010 às 17:53
O foco dessa pesquisa aparentemente é a permeabilidade dos hologramas, de forma que para chegar a tal objetivo não é necessário o uso de hologramas no desenvolvimento da idéia.
Comentário de Caio Átila em 26 outubro 2010 às 23:46
amazing!
Comentário de Marcelo Rodrigues em 21 outubro 2010 às 18:29
A parte tátil não parece ser tão complicada. Poderíamos pensar em uma matriz de ultrassom, onde tentaríamos diversos tipos de frequência, amplitude e forma de onda a fim de se chegar a melhor combinação possível para a sensação tátil.
O trabalho do Pedro Cardoso (escrever na superfície da água) poderia ser incorporado, mas agora imaginando a propagação da onda no ar, não apenas na água.
E aí? Alguém a fim de desenvolver isso? Tô dentro!

Abraços!
Comentário de Guilherme em 21 outubro 2010 às 18:03
Mas a imagem e vista mesmo em um display ou coisa do tipo?
na minha opniao nao fikou evidenciado no que realmente esta se vendo a imagem,mais pela minha visao utrasonica talvez seja um display especial e ainda camuflado atras daqueles panos da uma ideia de realismo impressionante,masi o que me chamou mais atençao e cho que o que eles mais evidenciaram no video foi o tal aparelho ultra sonico....imcrivel
mas eai garagistas voçes acham que podem ser construido um modelo similar de acordo com nossas realidades?pois acho que e este aparelho que evidencia o projeto ...
Tai uma noticia intereçante!
valeu LABG
xD

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço