Estas gotículas coloridas perseguem umas às outras como organismos vivos

 

Cientistas da Universidade de Stanford ficaram perplexos pelo estranho comportamento observado quando gotículas de colorantes alimentícios, a base de Propilenoglicol, e água eram colocados sobre o vidro. Quando duas gotas que possuíam a mesma concentração de Propilenoglicol eram posicionadas uma perto da outra, elas se aglutinavam.   . Contudo quando a concentração era diferente elas se aproximavam mas nunca se uniam. As vezes ela até mesmo se perseguiam. Mas por que isso acontece?

Para descobrir, os pesquisadores colocaram grânulos rastreadores dentro das gotículas. Eles descobriram, que o líquido dentro das gotículas estavam fluindo de forma organizada, o que poderia ser explicado pela evaporação da água, o mais volátil entre os dois líquidos. Conforma cada gotícula evapora, elas produzem uma pequena esfera de umidade. Essa bolha de umidade pode, por sua vez, romper o processo evaporativo de bolhas vizinhas, fazendo com que dancem umas sobre as outras.

Para mais informações clique aqui

Exibições: 749

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço