Olá a todos.

Nestes últimos dias tenho me dedicado a implementar uma aplicação com o ESP8266, minha intenção fazendo esta publicação, é a de compartilhar com todos minha experiencia, ou seja fazer  aquilo que sempre tratamos de fazer aqui, dividir nossa experiencia com todos, com o único proposito de disseminar conhecimento.

Sem duvida o ESP8266 tem chamado a atenção de todos nos últimos meses, assim como as aplicações IoT, bem como a linguagem MQTT tem despertado um legitimo interesse a todos nós.

Não é meu proposito aqui explicar as características de toda esta tecnologia, mesmo porque existe farta informação sobre estes aspectos bem estruturada para todos os que desejam, sim é meu proposito, tentar através de um exemplo pratico, mostrar aspectos de tudo isso, um site que aloja aplicações IoT, a configuração de um ESP8266 na aplicação, e o uso da linguagem MQTT, desta forma, com este exemplo, abordo as três coisas de maneira objetiva, e aqueles que implementem o exemplo pratico, alem do aprendizado obtido, terão tenho certeza, um retorno de gratificação enorme ao concluir com facilidade uma aplicação onde podemos ligar um dispositivo em nossa casa, trabalho, ou seja lá onde for, através da internet, usando um computador ou um smartphone.

Tanto a App. bem como o site de alojamento da aplicação são gratuitos, o material que utilizei foram um ESP8266-12 da NodeMcu, mas pode ser realizado com qualquer outro modelo, inclusive o ESP8266-01, uma protoboard, um transistor, um par de resistores, jumpers e um modulo rele, isso porque estou ligando uma lampada com os contatos de potencia do rele ligados na rede elétrica, aqueles que quiserem apenas ligar um LED, que para o caso seria a mesma coisa na pratica, podem dispensar o rele.

Fica aqui minha minha advertência de que o uso de corrente elétrica deve ser realizado com um minimo de conhecimento, já que o uso inadequado da mesma pode causar graves acidentes para as pessoas e seu patrimônio, inclusive até a morte por contato direto, por tanto para aqueles que não tenham conhecimento no manejo da eletricidade aconselho acender um LED, e não implementar a parte de potencia.

Tratei de facilitar ao máximo do meu ponto de vista a explicação, com um documento PDF, vídeos, e meu comprometimento em responder qualquer duvida que por ventura exista, deixei os links para que todos possam de forma fácil encontrar a informação necessária.

Tratei de revisar cuidadosamente todo material, mas se por acaso existir algum erro, agradeço me informem para corrigir o mesmo.

No documento anexo, um PDF, onde esta detalhado o projeto completo, espero que gostem, e desfrutem tanto como eu, reapoderei por aqui sempre qualquer tipo de informação que considerem oportuna.

Baixe este PDF: ESP8266-12IoT_MQTT%20%2811%29.pdf e mão na massa!

Obrigado.

Bons projetos!

Um grande abraço!

CK.

 

Exibições: 1682

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Carlos kwiek em 30 julho 2017 às 15:01

Obrigado Gustavo,

Desculpe o atraso na resposta, mas por motivos que desconheço só hoje os comentários apareceram aqui.

Claro que sim, comece porque é apaixonante e você como sempre sera uma referencia para outros colegas.

Grande abraço!

Carlos Kwiek

Comentário de Carlos kwiek em 13 setembro 2016 às 12:15

Olá J.Gustavo,

Obrigado pelo elogio, são sempre bem vindos para saber se estamos no caminho certo, melhor ainda quando vem de colegas como você.

Grande abraço!

CK

Comentário de José Gustavo Abreu Murta em 13 setembro 2016 às 11:44

Bom dia Carlos, 

O seu manual de instrução ficou muito bem feito. 

Depois pretendo fazer algumas experiências  com IOT. 

Muito obrigado por compartilhar a sua experiência. 

Grande abraço, 

Gustavo Murta 

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço