Druida IDE Lite - Alternativa moderna gratuita para programação em Arduino

Introdução ao Druida IDE Lite

O Druida IDE Lite, se trata de uma plataforma de desenvolvimento gratuita voltada para programação de placas baseadas em Arduino. Através dele, você será capaz de editar, compilar e depurar o seu código, bem como enviá-lo para sua placa através de uma interface simples e intuitiva. Além de possuir o editor e o depurador padrão presentes na IDE convencional do Arduino, também estão inclusas ferramentas para auto-preenchimento de código, gerenciador de erros, gerenciador de placas, sistema serial data-logger, e uma infinidade de outros recursos para facilitar o desenvolvimento do seu projeto.

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Índice

  1. Recursos adicionais
  2. Instalação do Software
  3. Criando e enviando um projeto
  4. Utilizando o IntelliSense

1 - Recursos adicionais

1 – IntelliSense: Se trata de um mecanismo capaz de apresentar informações acerca da estrutura do código fonte diretamente no editor.

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2 – Gerenciador de Exemplos: Uma janela capaz de apresentar em formato de árvore, todos os exemplos detectados nas pastas definidas, bem como o seu código fonte, descrição e esquemático, caso tais informações existam na pasta do exemplo selecionado.


3 – Lista de erros: Exibe os erros detectados pelo compilador em forma de lista, com sua descrição em português, bem como o nome do arquivo fonte, e a linha em que o erro foi detectado. Leva o usuário diretamente ao erro no código fonte através de um duplo-clique.

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4 – Serial Data-Logger: Consegue registrar informações importantes como data, hora, e origem de uma mensagem recebida pela porta serial, permitindo que o usuário possa salvar facilmente essas informações no projeto.

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5 – Gerenciador de Placas: Exibe as placas instaladas em forma de árvore, bem como sua imagem e descrição resumida. Permite selecionar placas favoritas, para que elas possam ser exibidas na tela-inicial do software e possam ser selecionadas facilmente.

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2 – Instalação do Software

Para começar a utilizar o programa, realize o seu download através deste link. Após o download, descompacte o conteúdo do arquivo para a pasta “Arquivos de Programas” do seu sistema operacional, normalmente presente neste diretório: “C:\Program Files (x86)”. Feito isso, você pode iniciar o programa através do executável “Druida IDE Lite”. Se desejar, você pode criar um atalho na área de trabalho clicando com o botão direito do mouse e selecionando Enviar para > Área de Trabalho (Criar Atalho). Dê um clique duplo no executável “Druida IDE Lite”.

OBS.: É importante ressaltar que é necessário possuir a IDE padrão do Arduino já instalada na máquina, pois a mesma possui arquivos e drivers necessários para a correta comunicação entre o Druida e a sua placa.

3 – Criando e enviando um projeto

1 – Para criar um novo projeto, clique no botão novo na barra de ferramentas superior.

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2 – Informe o título do projeto, e nome do arquivo-fonte principal do projeto, e clique em “Criar Projeto”

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Feito isso, será exibido a tela principal de edição do seu código fonte, conforme demonstrado abaixo.

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Observe que o arquivo principal do código fonte, é automaticamente criado com os dois procedimentos principais do Arduino já inclusos (setup e loop). Você pode expandir ou ocultar trechos de código delimitados por colchetes (“{}”) utilizando os botões ‘-‘ e ‘+’ respectivamente. Os objetos presentes no seu código, serão listados na lista de objetos, e irão de ajudar a navegar mais facilmente pelo seu código.

3 – Você pode selecionar o modelo da placa utilizada na barra de ferramentas, na aba “Projeto”. Por padrão, o Druida lista os três modelos de placa mais utilizadas do mercado que são a NANO, UNO e MEGA.

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Caso seja necessário selecionar outra placa, é possível encontrar outros modelos clicando no botão “Hardware” na mesma seção da barra de ferramentas superior.

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No gerenciador de placas, você pode expandir ou ocultar um grupo de placas clicando nos botões ‘+’ e ‘-‘. Para selecionar uma placa, basta clicar sobre o seu nome, e para adicioná-la ou remove-la aos favoritos basta clicar na estrela. As placas adicionadas aos favoritos aparecem na barra de ferramentas superior, permitindo uma seleção mais rápida da mesma.

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Note que a seleção da sua placa, ficará salva no seu projeto. Dessa forma, você só precisa selecioná-la uma vez, mesmo que trabalhe com vários modelos diferentes em outros projetos.

4 – Você pode selecionar a porta de comunicação na barra de ferramentas superior, na seção “Projeto”.

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Caso não exista nenhum outro dispositivo conectado a uma porta serial do seu computador, o programa irá selecionar a porta da sua placa automaticamente, no momento em que você ligar o cabo USB. Para verificar e selecionar a porta correta, observe que o programa gera uma notificação de dispositivo detectado informando a porta, no momento em que é plugado o cabo USB.

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5 – Para enviar o código, utilize o botão “Upload”, também presente na barra de ferramentas superior na guia “Projeto”.

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Feito isso, o código será enviado para a placa. No caso, o led da “porta 13” e os leds das portas “RX” e “TX” deverão manter-se apagados após o envio, pois os procedimentos do código-fonte do projeto estão completamente vazios.

4 – Utilizando o IntelliSense

1 – Vamos criar nosso primeiro código, cujo o objetivo será piscar o led da placa no intervalo de 1 segundo. Dentro do void setup, iremos configurar o pino onde está conectado o led da placa como saída. Digite a letra ‘p’ dentro do ‘void setup’ e navegue até o comando ‘pinMode’ na lista gerada pelo IntelliSense.

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Perceba, que temos uma descrição detalhada do objetivo desse comando, bem como dos parâmetros necessários para o seu uso. Pressione a tecla “TAB” ou a tecla “Enter” para selecionar o comando “pinMode”. Para o parâmetro ‘pino’, utilizaremos a constante “LED_BUILTIN”, que obtém em qual pino está ligado o led da placa (normalmente o pino 13). Para o parâmetro ‘modo’, utilizaremos a constante “OUTPUT”, para configurar o pino como saída. Note que ambas as constantes, e suas descrições estão presentes no Intellisense. O nosso ‘void setup()’ deverá ficar da seguinte forma:

void setup(){  // coloque aqui o seu código de configuração para ser executado uma vez:
  pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}

2 – Agora vamos criar o código responsável por piscar o led. Dentro do ‘void loop()’ acrescente as seguintes linhas de código:

digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);
delay(1000);

Feito isso, o código está pronto. Segue abaixo o arquivo completo para referência:

void setup(){
  // coloque aqui o seu código de configuração para ser executado uma vez:
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}


void
loop()
{
// coloque seu código principal aqui, para executar repetidamente:
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);
delay(1000);
}

Agora basta enviar o código, e verificar o seu funcionamento através do led da placa, que deverá piscar dentro do intervalo de 1 segundo. Com essas dicas básicas, você já está pronto para começar a utilizar o Druida IDE Lite.

Para baixar o software completo: Download Druida IDE Lite

Façam o download e deixem suas opiniões e sugestões.

 

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