Estou construindo uma desidratadora de alimentos.

 

Criei um Tumblr (em inglês) para documentar o processo (com muitas fotos!), mas ainda não está finalizado: o gabinete e as bandejas estão montados e começarei agora com a parte eletro/eletrônica. A desidratadora será controlada por um Arduino com um shield TFT+Touchscreeh mais um shield customizado para este projeto. Haverão sensores de temperatura e controle independente de ventoinhas e resistências. Ao final, todo o material gerado (blueprints, fotos, firmware, user interface) será disponibilizado em licenças open source.

 

http://dehydrator.tumblr.com/ 

 

 

Exibições: 1377

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Lex Blagus em 30 agosto 2012 às 11:50

Obrigado Elias!

1) Foi meramente uma questão de preço e de tempo (não pude pesquisar outras soluções). Trabalhar com metal iria requerer novas ferramentas para as quais não tenho orçamento, embora seja mais adequado à um maquinário alimentício. Hoje eu faria tudo em acrílico (apesar de caro é um excelente material)

2) Não pensei em detalhes de licenciamento, o correto seria ter dito "open source". As fotos e o modelo 3D (será feito em SketchUp em breve) serão em CC e o software (firmware!?) provavelmente em GNU, MIT ou qualquer outro que parecer interessante. O licenciamento será para uso comercial e não-comercial.

Comentário de Elias Amaral em 30 agosto 2012 às 1:30

Fantástico :)

Algumas perguntas :)

Porque você optou por compensado? Você considerou usar um material metálico?

Você irá tornar o código fonte disponível sob uma licença creative commons? (pergunto porque quase todas as licenças creative commons são inadequadas para licenciar software)

Comentário de Lex Blagus em 28 agosto 2012 às 22:36

ps.: Tumblr é uma plataforma de blog, como o Blogger ou Wordpress

Comentário de Lex Blagus em 28 agosto 2012 às 22:34

Valeu, Renato! O alimento mais casca-grossa para desidratar é carne (jerked beef) que requer uma temperatura de 70 graus. Espero que a madeira não empene! Usei compensado de 1,20 cm, acredito que eles vão sobreviver.

Comentário de Renato em 28 agosto 2012 às 20:50

Achei legal seu projeto e o "tumblr" (seja lá o que for isso. rs) cara.

Qual a temperatura que essa "estufa" chegará?

O compensado não vai empenar?

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço