Bateria flexível promete revolucionar os eletrônicos

O modelo pode armazenar a mesma quantidade de energia que uma bateria comum, com a vantagem de poder ser deformada em até 300% de sua forma original.

Uma equipe de engenheiros desenvolveu um novo tipo de bateria. O dispositivo possui a impressionante capacidade de poder ser deformado, dobrado e esticado de diversas maneiras, abrindo caminho para uma grande variedade de componentes eletrônicos, principalmente na área da Medicina.

Os responsáveis pela invenção são Yonggang Huang, da Universidade Nothwestern e John A. Rogers, da Universidade de Illinois. De acordo com os inventores, a bateria flexível pode ser deformada em até 300% sem sofrer danos estruturais, podendo ser inclusive carregada e utilizada mesmo em condições extremas.

Segundo os cientistas, é possível que esse tipo de bateria funcione por até oito horas antes de precisar de uma recarga, que pode ser feita via wireless, por exemplo. Isso é possível porque a bateria flexível pode ter a mesma capacidade energética de um modelo convencional construído a base de lítio.

O segredo da peça são as conexões entre as células. Os fios ondulados têm espaço para se esticar, enquanto as células que armazenam a energia continuam fixas no lugar.

Fonte: NBC News

Exibições: 229

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Eduardo Silva em 1 março 2013 às 2:27

nossa mt legal, valew por divulgar Rogerio !

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço