Bom dia Pessoal,

 

    Gostaria de apresentar um projeto que fiz usando Arduino para automatizar minha cafeteira.

    A ideia era programar a cafeteira para que no horário que eu acordasse o café estivesse pronto, para isso eu teria que usar um modulo RTC para controlar as horas.

    O projeto também teria que permitir que eu ajustasse a data e hora do dia, o horário que eu queria que o café estivesse pronto, tudo através de botões e o auxílio de um display LCD.

     Segue imagem da cafeteira que usei no projeto, vejam que ela possui 3 botões, sendo que para fazer o café eu utilizo somente o “Ligar” e o “Liberar Água”. 

 

    O processo de fazer o café dessa cafeteira começa ao “Ligar” ela, com isso já se inicia um processo de aquecimento da água. Quando a água está na temperatura certa uma luz verde que fica ao lado do botão “Liberar Vapor” acende, a partir desse momento eu posso acionar o botão “Liberar Água”, com isso a cafeteira aciona uma bomba que força a água quente a passar pelo pó de café, fazendo que o café saia na parte de baixo.

 

    Para substituir o acionamento manual dos botões utilizei um modulo de rele de dois canais. Um deles ligando a cafeteira e o outro liberando a saída da água quente, para finalizar coloquei um buzzer para avisar que o café está pronto.

 

Vamos ao projeto:

 

    Para alimentar o Arduino optei por usar o mesmo cabo de energia da cafeteira, a energia da cafeteira vem 127V AC aí coloquei uma fonte de celular para converter para 5V DC. O plug da fonte de celular é ligado no cabo de energia da cafeteira, o outro par de fio entra na placa alimentando o Modulo RTC, Modulo Rele 2CH, Buzzer e o Arduino (na outra ponta do cabo azul). 

Na outra ponta do cabo azul está o Arduino com a Shield LCD acoplada. 

O projeto final ficou assim.

Segue um vídeo do funcionamento dela e da configuração das opções no menu.

Exibições: 218

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Murilo Lima Nogueira em 2 julho 2018 às 12:00

Muito bacana! Parabéns!!!

Comentário de José Gustavo Abreu Murta em 26 março 2018 às 17:53

Beleza ! Obrigado pelos esclarecimentos. Obrigado.

Comentário de MARIO BACILI em 26 março 2018 às 15:57

Wallace Brito, daria para por também, mas a operação ali é bem simples, a única opção que mexo no dia dia é Ativar o agendamento. Isso para fazer o café assim que acordo, durante o dia utilizo os botões normais dela. Eles continuam funcionando normalmente.

Comentário de MARIO BACILI em 26 março 2018 às 15:55

José Gustavo Abreu Murta, ela tem uma opção de 'Ativar agendamento' que tem que estar Sim.. Quando coloco como Sim ela vai fazer café na próxima vez que o horário do café chegar... Porém quando ela executa o agendamento de fazer o café ela muda para Não... Aí quando troco o pó para fazer o café para o outro dia tenho que mudar para Sim... Mas digamos que eu mude para Sim e esqueça de colocar a xícara, ela possui um dispenser que conseguiria armazenar uns 2 cafés sem transbordar.

Não sei se era isso que queria saber. 

Comentário de Wallace Brito em 26 março 2018 às 15:31

Bacana o projeto!

Seria melhor utilizar um smartphone para realizar essa configuração. Utilizando wifi/BLE

Comentário de José Gustavo Abreu Murta em 19 março 2018 às 11:04

Parabéns pelo Projeto. 

O que acontece se ela funcionar por engano ? Um dia que não estiver em casa (programação incorreta).

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2018   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço