Artigo: Os tipos de memória encontrados em microcontroladores

Neste artigo vamos descrever os tipos de memórias encontradas em microcontroladores como atmegas, pic e 8051. O tamanho e o tipo de memória podem variar de acordo com o microcontrolador e fabricante. E alguns microcontroladores podem ter mais ou menos tipos de memórias. Aqui iremos citar as mais usuais e existentes atualmente. 

As memórias existentes são: RAM (Random Access Memory), ROM (Read-Only Memory) e Hibridas (ex. Flash, NVRAM e EEPROM)

Memória RAM (Random Access Memory):

Existe dois tipos de memória RAM, a SRAM (Static RAM) e a DRAM (Dynamic RAM). A SRAM é uma memória que retém dados enquanto estiver sendo alimentada eletricamente. Se tirar sua alimentação ela apaga os dados. A DRAM funciona da mesma maneira, mas ela escreve e apaga mesmo quando estiver sendo alimentada eletricamente. Outra diferença entra as duas, é o custo e a velocidade. A SRAM é muito mais rápida (cerca de 4x) que DRAM, porém o custo é bem maior. O microcontrolador utiliza essa memória para acesso rápido de escrita e leitura quando em execução.

Memória ROM (Read-Only Memory):

As memórias ROM são memória que retém dados mesmo quando não estiverem sendo alimentadas eletricamente. Elas se diferenciam a partir do modo como são programadas e o número de vezes que podem ser escritas. Existem dois tipos: a PROM ( Programmable Read-Only Memory) e a EPROM (Erasable-and-Programmable Read-Only Memory). A PROM pode-se apenas programá-lo uma vez e a EPROM pode programá-lo e apagá-lo um certo número de vezes de acordo com a especificação do fabricante. As memórias ROM são gravadas byte a byte, isto pode ser uma vantagem ou desvantagem de acordo com a necessidade ou rapidez.

Memórias Híbridas (Flash, NVRAM e EEPROM)

As memórias híbridas são memórias que podem ser escritas e re-escritas como as memórias RAM, mas armazenam dados mesmo depois de desligadas como as memórias ROM.

As memórias EEPROM (Electrically-Erasable-Programmable) são eletricamente apagáveis e programáveis. Elas são iguais a EPROM, mas são programadas eletricamente enquanto que as EPROM são programáveis com exposição à luz. Uma desvantagem da EEPROM é o custo alto e o número limitado de ciclos de gravação.

A memória Flash é de alta densidade, baixo custo, não-volátil e rápidas (para ler e não para escrever). Elas podem ser reescritas eletricamente como a EEPROM, porém são mais rápidas e gravam de setor a setor (grupo de bytes).Geralmente as memórias FLASH são utilizadas para gravar a programação do microcontrolador, por causa da velocidade e armazenamento.

Por fim, existe a NVRAM (Non-Volatile RAM). Esta memória é idêntica a SRAM, porém ela tem uma bateria de backup que ao ser desligada, a bateria de backup a alimenta e assim armazenando a memória. Essa memória é utilizada geralmente no clock do computador, onde em uma bateria que a alimenta, mesmo com o computador desligado.

Referências:

http://194.81.104.27/~brian/microprocessor/Memory_Types_Used_in_Mic...

http://pt.wikipedia.org/wiki/RAM

http://en.wikipedia.org/wiki/Read-only_memory

Exibições: 25573

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Hugo em 8 outubro 2019 às 8:20

Porque é que há PICs de memória flash, que também incluem memória eeprom, isto se a memória flash é a versão melhorada da eeprom e a eeprom tem vida util bem mais limitada, qual a vantagem de ter um PIC mais caro/maior, com uma memoria "extra" eeprom?
Ex: AT89S53 vs AT89S8253 (12KB Flash vs 12KB+ 2048Bytes EEPROM)

Comentário de tiago da silva pereira em 6 julho 2016 às 1:21

eeprom tem um limite de leitura, passou esse limite ela nao consegue mais ser util; a flash tem problemas com leitura e escrita (se for tipo pendrive, ssd), eles tem ciclos de leitura e escrita limitados

Comentário de Alian Vargas Pitta em 7 julho 2013 às 22:39

Quais as vantagens e desvantagens das memórias EEPROM e FLASH?

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço