Artigo: Dicas de como proteger seu Arduino eletricamente - Parte 3 de 5

Neste artigo (Parte 3 de 5) vamos dar continuidade aos artigos anteriores (Parte 1 e Parte 2) de como proteger seu Arduino eletricamente. Este artigo mostra mais duas dicas do que não se deve fazer com o Arduino. Caso estas dicas forem praticadas, poderá queimar seu Arduino.

 

    Aplicando uma tensão maior que 5.5V no conector de 5V

Ao aplicar uma tensão maior que 5.5V, queimará vários componentes, inclusive a interface USB.

Não existe proteção no conector de 5V. Aplicando uma tensão maior que 5.5V neste conector queimará o microcontrolador Atmega328P, o microcontrolador Atmega16U2 da interface USB e o regulador de tensão de 5V.

Abaixo mostra o caminho da corrente:

O regulador de tensão de 5V apenas regula as entradas USB e do conector jack P4. Se alimentar pelo conector de 5V com uma tensão maior que 5.5V, queimará o Arduino e a porta USB do PC. Isto acontece porque a corrente fluirá no sentido contrário e entrará na porta USB como mostra a imagem abaixo:

    Aplicando uma tensão maior que 3.3V no conector de 3.3V

Da mesma forma que a anterior, aplicando uma tensão de 3.6V ou maior no conector de 3.3V, queimará o regulador de tensão de 3.3V, a porta USB do PC e qualquer circuito que estiver sendo alimentado por este conector (shield, cartão SD, etc).

O conector de 3.3V não tem proteção contra sobretensão. Este conector está diretamente conectado à saída do regulador de tensão de 3.3V. Ao aplicar uma tensão de 9V, por exemplo, a corrente fluíra no sentido contrário e queimará o regulador de tensão de 3.3V, o regulador de tensão de 5V, o microcontrolador Atmega328P, o microcontrolador Atmega16U2 da interface USB e a porta USB do PC. A figura abaixo mostra o sentido da corrente:

E é isso!! Esperamos que tenha gostado! Em caso de dúvidas, poste aqui neste blog! Para sugestões de tutoriais, clique aqui! Para ver outros tutoriais e projetos desenvolvidos pela equipe LdG e por outros garagistas, clique aqui e aqui, respectivamente! Até a próxima!

Referências:

http://arduino.cc/en/

http://ruggedcircuits.com/html/ancp01.html

Exibições: 3077

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2017   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço