Artigo: Dicas de como proteger seu Arduino eletricamente - Parte 2 de 5

Neste artigo (Parte 2 de 5) vamos dar continuidade ao artigo anterior de como proteger seu Arduino eletricamente. Este artigo mostra mais duas dicas do que não se deve fazer com o Arduino. Caso estas dicas forem praticadas, poderá queimar seu Arduino.

    Aplicando tensão maior que 5.5V nas portas de I/O's

Ao aplicar uma tensão maior que 5.5V nas portas de I/O's, o Arduino queimará! Em cada porta do Arduino tem uma proteção contra descarga eletrostática. Aplicando uma tensão maior que 5.5V, o diodo interno de proteção queimará e deixará de proteger a porta, queimando assim a porta. Se o diodo de proteção falhar por curto-circuito, é ainda pior, pois a sobretensão, queimará os outros componentes, inclusive a interface USB.

A figura abaixo mostra o sentido da corrente dentro do microcontrolador:

    Aplicando uma tensão inversa no conector Vin do Arduino

Se aplicar um tensão inversa no conector Vin, isto é, colocar o GND da fonte no Vin e o V+ da fonte no GND do Arduino, queimará o Arduino.

No Arduino não existe proteção contra tensão inversa. Portanto se fizer isto, a corrente sairá do GND e fluirá no sentido contrário, queimando assim o regulador de tensão de 5V, o Atmega328P e o Atmega16u2. A figura abaixo mostra o sentido da corrente inversa:

Agora sabendo dessas dicas, você saberá se queimou ou não seu Arduino! Esperamos que tenha gostado! Se tiver sugestões para tutoriais, clique aqui! Para ver outros tutoriais, artigos e projetos desenvolvidos pela equipe LdG e por outros garagistas, clique aqui e aqui, respectivamente! Até a próxima!

Referências:

http://arduino.cc/en/

http://ruggedcircuits.com/html/ancp01.html

Exibições: 4562

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Euclides Franco de Rezende em 15 julho 2012 às 0:03

Bis !!!! Bis !!!! Bis !!!! Bis !!!! Bis !!!! Bis !!!! Bis !!!! Bis !!!! Bis !!!! Bis !!!! ...

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço