Arduino lança placa WiFi e plataforma robótica prontas para uso

A Arduino anunciou no último final de semana uma nova família de placas de desenvolvimento, bem como a primeira plataforma robótica completa, durante o evento “Maker Faire Bay Area”, na Califórnia. O Arduino Yún  é o primeiro lançamento de uma nova linha de placas de habilitadas para WiFi e é baseado no Arduino Leonardo juntamente com uma placa WiFi embutida executando uma variante MIPS do Linux. O Arduino Robot  é a primeira plataforma robótica da empresa, totalmente funcional e que consiste de duas placas conectadas por um cabo e equipadas com motores, rodas e sensores em um design circular que é uma reminiscência do Roomba. O projeto também possui uma tela LCD a cores, slot para cartão microSD, uma bússola, LEDs e elementos de controle.

O Arduino Robot ostenta cerca de 19 cm de diâmetro por 10 cm de altura e possui um processador em cada uma das duas placas. A placa inferior controla motores da plataforma, enquanto a metade superior é responsável pelo processamento de informações do sensor e pela direção do robô. Ambas as placas são baseadas no chip ATmega32u4 da Atmel. O dispositivo pode ser programado através de uma interface USB, similar ao Arduino Leonardo. O sistema foi desenvolvido em colaboração com os fabricantes de robótica Complubot e estava à venda na Maker Faire por 275 dólares americanos; estará disponível para o público em geral através de distribuidores Arduino no início de julho.

O Arduino Yún usa a mesma plataforma ATmega32u4 que o Robot, basicamente um clássico Arduino Leonardo, mas o combina com um sistema em chip Atheros AR9331 executando Linino, uma versão customizada do OpenWRT. O sistema em chip construído em WiFi é totalmente suportado no Linino, que também implementa um pacote de assinatura para autenticar os pacotes instalados no sistema. Desenvolvido em conjunto com a empresa de automação Dog Hunter, o Yún pode ser programado através de uma interface USB ou via WiFi. A parceria da Arduino com a Temboo permite que os usuários do dispositivo acessem mais de 100 APIs para serviços como Twitter, Facebook, PayPal e FedEx através de uma única interface baseada em nuvem. A placa estará disponível por 69 dólares americanos (mais impostos) a partir do final de junho.

Eu li aqui!

Exibições: 698

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço