Olá, caros garagistas!

     Pretendo com este post apresentar a vocês o software MyRobotLab, que é uma ferramenta relativamente nova, e não muito conhecida aqui no Brasil.

     MyRobotLab é um programa open source em Java, baseado em serviços para controle de robôs e máquinas. O programa é imensamente poderoso, sendo capaz de processar múltiplas tarefas, envolvendo múltiplos serviços. E dentre os serviços oferecidos pelo MyRobotLab estão: OpenCV, reconhecimento de voz com Sphinx 4, Joystick (possibilidade de utilizar, por exemplo, controle de PlayStation 3, de XBOX 360, e outros), controle de servo motores, Arduino (suporta comunicação serial com o mesmo), e vários outros.

     MyRobotLab pode rodar em Windows, Mac e Linux (isto significa que pode rodar também no Raspberry Pi).

     Um ótimo exemplo do potencial e funcionalidade de aplicação deste software você pode conhecer através do incrível projeto chamado InMoov. MyRobotLab é o que faz este robô realizar suas múltiplas funções.

     A “principal” (ou mais utilizada) tela do software é a de programação através de Python (na verdade Jython), onde se pode “chamar” e combinar os serviços, e onde será criado o programa para fazer o robô/projeto funcionar.

     No site já existem vários tutoriais (a maior parte em inglês) e vídeos para ajudar os iniciantes a implementarem serviços incríveis em seus projetos. Como não há tutoriais em português, criarei algum material de apoio neste idioma.

     Para iniciar, basta acessar este link e fazer o download. Será necessário também Java 7 ou mais recente.

     Experimentem, comentem e sugiram tutoriais!

 

     Atenciosamente,

     Mech-Dickel

     Site oficial: myrobotlab.org

     Alguns exemplos de utilização do software:

     - Rastreamento de objetos: http://www.youtube.com/watch?v=kQ8pkaK54iw

     - Rastreamento de face: http://www.youtube.com/watch?v=nWxVrGpNhKk

     - Robô multi-tarefa controlado com joystick de XBOX 360: http://www.youtube.com/watch?v=J1_wXtZNW_w

Exibições: 3568

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Lucas Alves em 16 abril 2015 às 13:27

Boa tarde Fabiano, Gostaria de saber se você teve progresso neste novo projeto seu?
Estou começando um também  mais ta difícil...

Se puder passar algumas dicas ficaria muito agradecido.

Comentário de Fabiano Bertuche em 4 fevereiro 2015 às 11:07

Estou iniciando meus estudos nesse projeto e gostaria de saber se alguém ainda esta interessado para podermos trocar umas ideias....

Comentário de J. Eduard Dickel em 30 setembro 2014 às 23:05

Boa noite, João Carlos.

Já há algum tempo que não trabalho com o MyRobotLab, pois estive envolvido em outros projetos, e não estou muito a par das novidades do software.

Acredito que seja possível, pois o serviço OpenCV possui um filtro "AverageColor", que segmenta a imagem captada por uma câmera e informa a cor predominante de cada segmento. Tendo esta informação como entrada talvez você possa definir a posição do servo motor.

Sugiro que acesse http://myrobotlab.org/ e converse com o pessoal da comunidade e tire suas dúvidas.

Atenciosamente,

Mech-Dickel

Comentário de João Carlos Zegrini Jacques em 30 setembro 2014 às 18:41

Boa Noite Caros Amigos,

Tenho que desenvolver um projeto de visão computacional que detecte cores. Resumidamente a logica do projeto segue abaixo:

- Câmera visualiza o objeto

- Se o objeto tiver a Cor Preta mover o Servo Motor em 45º

- Se o objeto tiver a Cor Branca mover o servo Motor em 90º

Estava lendo sobre a Apresentação do Software, e acredito que seja possível executa-lo utilizando o mesmo.

Já Baixei e estou com o soft instalado, o problema é que tem muito pouco material disponivel para pesquisa. Será que vocês conseguem me dar um luz???

Obrigado,

Comentário de Anderson Carvalho em 15 outubro 2013 às 10:38

vou tentar assim que eu retornar do trabalho eu farei novos testes e postarei, mais só pra adiantar.... ontem eu desinstalei tudo, porque achei estranho todos os componentes já estavam informando "instalado" e no tutorial ensinava a instalar, no total para minha surpresa a pasta estava com + - uns 150MB e ao excluir a pasta e refazer todo processo, após a atualização aí sim apareceu as opções de instalar, ficando a pasta com uns 420MB, resumindo... não ficou a tela verde, mais sim o desenho a logomarca no opencv e os servos continuam sem movimentos, e a imagem não aparece, eles vibram e giram pouco mesmo... mais vou realizar novos testes, não sei se precisa preencher algum valor... vc poderia acessar remotamente e dá uma olhada no sistema se preferir...

Comentário de J. Eduard Dickel em 14 outubro 2013 às 23:37

Olá Anderson! Estamos avançando! Quando você posiciona seu rosto (ou um retrato) em frente à câmera, os servos (e a câmera) tentam acompanhar o seu movimento? Se você percebe que, por exemplo, quando você se movimenta (seu rosto) para a esquerda e o servo "x" faz o contrário (para a direita), este servo deve ser "invertido" (clicar em "invert" na guia xpid). Você fez a instalação de todos os serviços necessários (Arduino, Servo, Tracking, PID, OpenCV)???

Comentário de Anderson Carvalho em 14 outubro 2013 às 21:56

o vídeo surgiu com um quadrado, e depois ficou verde, os servos respondem aos mexer na barra de controle, mais ainda falta configurar e eu não sei pra eles acompanhar....

Comentário de Anderson Carvalho em 14 outubro 2013 às 21:48

tentei hoje novamente e o código que não tinha funcionado, abriu todas as dez guias falta agora só preencher.... y , x ....como se faz isso? e pro vídeo surgir? 

Comentário de Anderson Carvalho em 14 outubro 2013 às 19:01

Vou tentar aqui novamente pois eu não tinha percebido o link de  continuação, vi só o primeiro que vc explica o programa e fiquei perdido....

Comentário de J. Eduard Dickel em 13 outubro 2013 às 12:54

Você conseguiu fazer todas as etapas do tutorial?

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2020   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço