Série Especial: Da Ideia ao Protótipo, Parte 1 (Protoboard) - Tutorial Fresadora CNC

Adquira estes componentes na Loja do Lab de Garagem

Olá Garagistas! Essa é a primeira parte da série especial de tutoriais "Da Ideia ao Protótipo", onde partiremos da ideia e, passo a passo, vamos construir o protótipo com seus componentes soldados na placa de circuito impresso (PCB). No total serão três tutoriais, o primeiro será a compreensão do circuito, com um breve embasamento teórico, e sua montagem na protoboard. O segundo desenvolveremos o desenho da placa de circuito impresso no software Eagle e geraremos o G-code para passar o desenho para máquina CNC. E o terceiro utilizaremos a CNC do LabdeGaragem para confecção da PCB e soldaremos os componentes, concluindo o protótipo.

Material Utilizado:

1x - CI 5551 - Protoboard

1x - Potenciômetro de 100k

1x - capacitor de 100nF,

1x - capacitor de 10nF

2x - resistores de 5K6Ω,

1x - resistor de 1kΩ

Jumpers

1x - LED

Mini Gerador de Frequência

O circuito escolhido para esta série especial foi o mini gerador de frequências, pois buscávamos um circuito que obtivesse uma ampla aplicação prática para os garagistas, e que fosse simples de entender e de implementar. O coração do projeto é o circuito integrado 555 (CI 555).

                                                            

                                                                                        CI 555

Este é um CI extremamente popular entre os projetistas e entusiastas da eletrônica, sua fama pode ser atribuída a sua capacidade de produzir temporizações curtas e longas. Essa característica é implementada em diversas configurações e dispositivos diferentes, dentre elas uma muito utilizada é sua configuração como oscilador, justamente como utilizamos em nosso protótipo.

                                                                                           ASTÁVEL

Essa é a configuração do 555 como oscilador conhecida como Astável, que gera uma onda quadrada oscilante, cuja frequência é dada pela relação:Assim, utilizaremos uma variação dessa configuração, onde colocaremos um potenciômetro que permite alterar a resistência 2 (R2) de forma que podemos ajustar a frequência da onda ajustando o potenciômetro.

2.Montagem

Exibições: 6311

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Shandler Menezes Gama em 16 dezembro 2014 às 12:47

Bom dia,

Desculpe a ignorância mas sou novo em eletrônica e gostaria de saber qual a utilidade do circuito criado.

obrigado.

Atenciosamente,

Shandler

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço